Criação de Sites: Por Onde Começar - Freelancer

Boa tarde.

Por onde devo começar para criar sites?
Conheço um pouco de HTML, mas estou desatualizado.

  1. Quero saber qual a base que eu preciso ter e a que nível para começar um site básico? HTML5, CSS e JavaScript? Ou tenho que aprender PHP também?

  2. Aonde o pessoal cria os sites hoje em dia? Há alguma “IDE” para Web como o Eclipse é para o Java, aonde eu posso escrever os códigos em HTML e CSS? Nada contra o Notepad++ e o velho Bloco de Notas, mas as IDEs são mais organizadas, eu gosto daquela parada de cores, facilitam a ver o código, principalmente se for um código grande.

Para quem tem que fazer tudo sozinho e no menor tempo possível há algum problema em se utilizar o Wordpress enquanto aprende as linguagens a fundo? Sou novo em programação e tenho muita dificuldade em lembrar sintaxe de cabeça ainda mais com várias linguagens ao mesmo tempo, eu sei o básico, a lógica.

Confesso que gosto muita mais de Design do que programação em si, mas como sei que ela é necessária, decidi fazer Sistemas de Informação logo.

Eu gosto de programação, mas eu vejo que há muitas ramificações, as vezes me sinto perdido nisso tudo.

Desde já, obrigado.

Dominar a stack inteira de tecnologias para fazer tudo sozinho é um processo lento e doloroso, mas definitivamente possível.

HTML, CSS e JavaScript são as linguagens de programação (e marcação, no caso do HTML) que você vai usar para construir o layout, visual e comportamento dos websites no browser dos clientes. Se você quer fazer sites estáticos, só precisa disso mesmo, praticamente.