Criação de Sites: Por Onde Começar - Freelancer

Boa tarde.

Por onde devo começar para criar sites?
Conheço um pouco de HTML, mas estou desatualizado.

  1. Quero saber qual a base que eu preciso ter e a que nível para começar um site básico? HTML5, CSS e JavaScript? Ou tenho que aprender PHP também?

  2. Aonde o pessoal cria os sites hoje em dia? Há alguma “IDE” para Web como o Eclipse é para o Java, aonde eu posso escrever os códigos em HTML e CSS? Nada contra o Notepad++ e o velho Bloco de Notas, mas as IDEs são mais organizadas, eu gosto daquela parada de cores, facilitam a ver o código, principalmente se for um código grande.

Para quem tem que fazer tudo sozinho e no menor tempo possível há algum problema em se utilizar o Wordpress enquanto aprende as linguagens a fundo? Sou novo em programação e tenho muita dificuldade em lembrar sintaxe de cabeça ainda mais com várias linguagens ao mesmo tempo, eu sei o básico, a lógica.

Confesso que gosto muita mais de Design do que programação em si, mas como sei que ela é necessária, decidi fazer Sistemas de Informação logo.

Eu gosto de programação, mas eu vejo que há muitas ramificações, as vezes me sinto perdido nisso tudo.

Desde já, obrigado.

Dominar a stack inteira de tecnologias para fazer tudo sozinho é um processo lento e doloroso, mas definitivamente possível.

HTML, CSS e JavaScript são as linguagens de programação (e marcação, no caso do HTML) que você vai usar para construir o layout, visual e comportamento dos websites no browser dos clientes. Se você quer fazer sites estáticos, só precisa disso mesmo, praticamente.

A partir do momento que você quer fazer aplicações web mais dinâmicas (que envolvem bancos de dados, geração dinâmica de conteúdo, etc), você vai precisar de alguma tecnologia para atuar do lado do servidor. Aí entra PHP, por exemplo, onde você vai montar (ou renderizar, como gostam de falar) tuas páginas HTML do lado do servidor. PHP é uma linguagem server-side extremamente popular, mas não é a única que permite essa façanha. Dá pra fazer isso até com C, se você quiser.

Todo esse processo de aprendizado requer MUITA dedicação, e não tem fim. Quanto mais você estuda, mais você vai percebendo o tamanho desse universo de conhecimento, e vê que precisa estudar muito mais.

Aborde os conteúdos de forma gradativa. Vai estudando o básico, um pouquinho de cada um por vez, e tentando misturar as ideias, fazendo elas trabalharem em conjunto. Cada vez vai se aprofundando mais um pouco em cada uma das tecnologias e conceitos. Pergunte quando não entender algo e procure não copiar/colar código dos outros sem entender, porque isso só vai atrasar o aprendizado. Não perca muito tempo se aprofundando e se especializando em um conceito específico enquanto deixa os outros de lado, pelo menos não no começo.

É muito clichê falar isso, mas a melhor IDE é aquela que você domina e que turbina tua produtividade. Tem gente que se dá melhor com editores de texto “turbinados”, como o Sublime, Atom ou Visual Studio code. Tem gente que prefere uma IDE mais completa, com todas as facilidades possíveis para agilizar. É bem pessoal isso. Eu por exemplo, gosto muito de usar editores de texto e o terminal quando to aprendendo a fazer algo para sentir como é o negócio, mas acho extremamente improdutivo trabalhar dessa forma.

Esses são meus 2 cents. Boa sorte!

2 curtidas

Fala Felipe, tudo bem?

Bom, eu estou mais ou menos no mesmo caminho que você, mas com pequenas diferenças;

Eu vim de programação de baixo nível, isso significa que eu programava para máquina(hardware), e hoje estou focando em aprender programação voltado para o usuário, ou seja, aplicações web, etc…

Com isso eu posso te dar um pouco da minha experiência.

Primeiro, se você não quer programar, nada te impede te estudar design para web. Existe vários sites que te dão a experiência necessária através de hands on, eu sugiro o codecademy.com, é uma plataforma de estudo onde você aprende a teoria na prática. Lá você terá acesso a matérias como html/css, sass para css, angular que é utilizado hoje para renderização de layers da página, react.js, e até matérias de programação mesmo com java script, java, php, python, ruby. Tudo de graça, e totalmente hands on.

Quando a ferramentas como IDE’s, cara, como programador, eu posso te dizer que não existe IDE melhor, tudo depende da pessoa que usa.
Existem ferramentas que você pode se adaptar melhor do que outras, mas tudo vai de você saca?
É como um carpinteiro perguntando qual matelo é melhor pra bater no prego. Não existe martelo melhor, vai do que ele se adapta melhor pra usar; um martelo pesado ou um mais leve… Ambos servirão para o que foram feitos.

Em todo caso, existem aplicações no estilo que você procura, e são free.

Particularmente eu gosto do atom.io e hoje estou brincando um pouco com o visual code.

Baixe os três e vê qual deles você gosta mais, todos são ótimas ferramentas, tanto para programação quando pare design web.

Espero ter ajudado de alguma forma.

2 curtidas

Obrigado, irei testá-las.

Muito obrigado.

Fico muito perdido com programação uma vez que eu não trabalho na área ainda, são muitas variações as vezes da mesma linguagem, não sei como o pessoal consegue dominar 2, 3, 4 linguagens de uma vez.

Linguagem é apenas a ferramenta. Depois que você entende os paradigmas, aprender uma linguagem fica fácil.

1 curtida

Bom dia.

Desculpe a demora, o período acabou na faculdade.
Vejo muita gente usando o WordPress hoje em dia, ao mesmo tempo que muitos programadores malhando quem usa essas plataformas.

Entretanto, qual seria a “melhor” forma para um freelancer que tem que fazer tudo por si só montar um site simples? Institucional mesmo?

@Felipe_Oliveira1 recomendo muito o WordPress. Ele facilita muito sua vida por já te fornecer todo o admin pronto e inúmeros plugins, a curva de aprendizado é alta e a comunidade é muito ativa e prestativa.

Hoje em dia é muito difícil algo que você não faça com ele, ainda mais para sites institucionais, com certeza irá suprir sua necessidade.

Sempre vai existir o pessoal que fale mal e seja contra… Um ponto bem legal é que quase 30% da Web hoje usa WordPress, então com certeza tem muitos prós.

Tenho certeza de que se você desenvolver seu tema ou plugin seguindo as recomendações do site do próprio WordPress não vai passar pro problemas :smile:

1 curtida