Criar linguagem de programação

gostaria de criar uma mini linguagem de programação com os simples comandos

title - para dar titulo a janela
echo - para mostrar textos assim como o print
msg - para criar uma caixa de mensagem com um texto configurado
pause - pausa a janela
exit - fecha a janela

tanto faz se e via prompt o funcionamento ou visual com uma janela.
Gostaria que todos os arquivos no computador de quem esta usando o interpretador seja um icone que eu possa escolher a imagem para a extensão .dop e também que interajise com um programa meu que eu fiz base visual basic que o usuário escolhe o diretório do arquivo clica em executar e o arquivo abre gostaria que ao clicar na extensão .dop abrisse meu programa em visual basic

caso tenha que fazer ligação a onde fica o diretório :

TextBox1 - onde fica o diretório no meu programa

Desde já agradeço um grande abraço e fiquem com Deus…& ate mais

lembrando que tem que transformar a linguagem em programa assim como criaram no BROKETS o programa de criar codigos.

Michaelsiernandes, não ficou muito claro para mim o que você realmente quer:

1. Criar uma linguagem de programação com meia dúzia de comandos;
  2. Criar um programa que utizando essa linguagem;
  3. Esse programa deve se tornar o aplicativo padrão do Windows para abertura de um certo tipo de arquivo (acho que é Windows porque você citou Visual Basic);
  4. E com essa linguagem você quer criar algo como o Delphi ou Visual Basic, ou seja, um RAD. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rapid_Application_Development)

É isso mesmo que você está querendo?

sim e windows Visual Basic , com meia duzia de comandos tecnicamente não e nem muitos comandos e como uma linguagem de aprendizado para iniciantes ter uma logica sim funcionaria só no windows com meu programa mas também em linux com Wine, sim e oque eu estou querendo.

obs ; quem esta utilizando “a linguagem” tem que poder começar de onde quiser exemplo botar o titulo no fim dos echo ou msg.

um grande abraço e fique com Deus. Caso não entendeu pergunte novamente.

Me diz uma coisa, qual linguagem de programação você conhece bem? Mas bem mesmo, quase do avesso. Isso é importante para que você tenha conhecimento suficiente para entender funciona a estrutura de uma linguagem de programação.

Além do intepretador é claro.

Bom, eu também não sei criar uma linguagem de programação (não tenho conhecimento para isso), mas acredito que para você atingir seu objetivo vai ter que estudar muitas coisas como por exemplo compiladores e entender como ele transforma o texto e algo interpretável. Além disso você precisa pensar no interpretador da sua linguagem.

E nesse interpretador você não pode deixar de lado a questão das mais diversas plataformas existentes, ou seja, mesmo em Windows você tem Win7, Win8, WinServer além das arquiteturas 32 e 64 bits, alocação de memória e tipos de variáveis. Além dos tratamentos de erros e exceções.

Criar uma linguagem de programação, exige muita experiência em algumas das linguagens já existentes, MUITA MATEMÁTICA mas MUITA MESMO. Além de inglês é claro, para o estudo avançado de tudo o que eu disse além da divulgação da própria linguagem.

Se seu objetivo é ensinar alguém, temos diversas opções excelentes já existentes como o Scratch para crianças, e o próprio Visual Studio para quem já é mais velho e nunca programou nada, ele é fácil, em poucos dias alguém consegue criar algo útil.

Desculpe se de alguma forma fui rude ou desprentencioso, mas acredito que agora ainda não é hora de você pensar em criação de uma linguagem de programação.

olá jhony veja oque eu quero nesse outro tópico já perguntado e respondido mais ou menos mais olhe lá obrigado.

http://www.guj.com.br/t/criar-linguagem-de-programacao/326001