Criar Sistema de rastreamento de carga

Olá

Vou criar um sistema de de rastreamento de carga e nem sei como começar.
Será que crio um do zero ou desenvolvo de algum Software Open Source existente?
Quais ferramentas de código aberto posso usar para auxiliar?

Comece pelos requisitos e modelagem de dados, depois vai desenvolvendo incrementalmente a partir do que for mais importante.

Se achar algum que atenda os requisitos.

Qual plataforma operacional? Navegador? App mobile?

Projeto pessoal, acadêmico ou profissional mesmo?

A primeira coisa a decidir é qual API de mapas vai utilizar?
Quando falamos em mapas, é automático pensarmos em Google Maps. Porém, existem outros fornecedores, como Open Maps, por exemplo.
Como a ideia é rastrear cargas, você vai, em algum momento, precisar apontar onde e não falo só de latitude e longitude, mas, de RevGeo também.

O segundo item é escolher o tipo de equipamento. Por que não é o primeiro? Adianta escolher equipamento e não saber se ele é compatível com a solução de mapas?
Cada fabricante tem um rol de opções, que determinará coisas fundamentais em teu sistema: como os dados são enviados pro equipamento? Como o equipamento envia? Que tipo de interface eu preciso para me comunicar com os equipamentos? Uma fila? Um stream? Um web service?

Depois, você precisa pensar em uma solução de banco de dados. Lógico que precisa de bancos de dados rápidos e robustos. Vale a pena NoSQL? E relacional? In Memory?

Porém, assim como o @javaflex disse, você precisa, antes mesmo de parar de ler isso, ter os requisitos definidos.

1 curtida

Você precisa fornecer mais detalhes sobre o projeto.
Penso que em rastreamento externo envolva uso de gps e rastreamento interno rfid

Olá a todos

Obrigado pelas respostas
Bem a idéia inicial é comercial mesmo.
Usar os rastreadores T 100 e o T 50 da STG.
Estava pensando sobre usar talvez o Open GTS como base mas não sei se valeria a pena.
Sobre modelar: Ele é um sistema que o cliente já usa.
Ele só quer refazer pois é pago.

Não existe solução de mapas que não seja paga, principalmente para esta finalidade.
O google maps, por exemplo, é livre para acesso não comercial e tem limite de consultas revgeo por dia.
Não conheço o opengts e nem qual é a estrutura do sistema já existente, então, fica difícil dar alguma dica.
Eu trabalhei numa empresa de rastreamento de veículos e cargas por 4 anos, sei do que falo.