Curiosidade porque "maioria" dos desenvolvedores usam MAC?

Olá não tenho mac ainda e pretendo comprar fora. Maioria dos desenvolvedores que eu já vi eles usam MAC porque? Eu usava Windows, agora estou no mundo do Linux e estou achando otimo e desempenho da minha maquina, aí vem a pergunta vale a pena usar MAC?

Depende do ponto de vista. No meu caso, maioria que vejo usa PC, seja Windows ou Linux. Não creio que a maioria use Mac, ainda mais no Brasil.

No fim, um computador é uma ferramenta. Você deve usar a ferramenta adequada para o seu trabalho, não tentar adequar o trabalho às ferramentas que possui. O que vejo de interessante no Mac é o hardware, que é muito bom. Mas o preço realmente é uma grande empecilho, embora um PC com configuração similar possa ser tão caro quanto um Mac.

É interessante notar que o desenvolvimento mudou (e continua mudando). Antigamente, tínhamos um foco maior em aplicações desktop, que geralmente eram construídos em ferramentas específicas, para plataformas específicas. Hoje em dia, com o advento das aplicações web e aplicativos mobile, tornou-se mais viável desenvolver em qualquer plataforma. Além disso, a colaboração entre plataformas ficou mais fácil. Numa aplicação web, você pode desenvolver o backend em Linux, seu designer usar Mac para construir a interface, e os testers fazerem em quase qualquer plataforma (Windows, Linux, OSX/iOS, Android, etc).

Abraço.

1 curtida

Das pessoas que conheço, maioria que são web designer usam Mac (alguns com Windows), já os desenvolvedores backend ou full-stack vejo pessoalmente que usam bem mais PC/Windows. Eu não gosto do Mac pelo macbook não ter touchscreen, é um recurso que me acostumei demais e elimina o macbook como opção para mim.

São nutella, dev mesmo usa Linux compilado na unha, rsrs. Brincadeiras a parte, de nada muda o SO que você utiliza, devem usar por costume, pois tecnicamente não tem diferença.

Existe uma especificação chamada POSIX, que é um grupo de padrões que define um sistema operacional com cara de UNIX.

O Linux parece MUITO com o UNIX e você pode aplicar praticamente tudo que estudar sobre UNIX no Linux, mas os caras que o mantém não vão atrás de tirar os certificados para tornar isso oficial. Já o macOS é oficialmente certificado como um sistema POSIX.

No final, se tratando de end user do sistema, os dois são bem parecidos nesse aspecto. O que me fez comprar um MacBook foram as características físicas da máquina. Peguei com tudo que dava para maximizar no hardware (SSD de 1TB, i7 2.8GHz com boost até 4GHz, 16GB de Ram), o acabamento é impecável, o touchpad e o teclado me agradam muito, e a tela de retina é espetacular. Eu gosto muito do sistema operacional também, porque ele tem o lado “hacker”, te dando um ambiente de desenvolvimento bem familiar (POSIX), mas tem também o lado “for dummies”, porque é muito fácil instalar e configurar qualquer coisa.

Mas como o @TerraSkilll falou, o preço é salgado. Não vale a pena comprar nas lojas oficiais aqui no Brasil. No MercadoLivre você consegue achar preço de USA (com algum acréscimo do vendedor). No dia que o meu parar de funcionar, provavelmente eu vou comprar um Dell e usar Linux.

O último que comprei foi no mercado livre também, um da Toshiba com tela 4k, pois notebook nacional de qualidade no Brasil é difícil. Na americanas.com tem vários importados, mas caríssimos.

Seria só uma curiosidade mesmo, final do ano um amigo meu vai para Orlando e disse se eu quiser, é só trocar o R$ por Dolar. Estava vendo aqui no site da Dell, estou afim de comprar aqui o Dell Inspirion 7000 i7 com 16GB DDR 4. por uns R$ 4.500 no maximo Olhei no site da Apple dos USA, eu gasto uns 7.194 para comprar uma maquina i7 com memoria DDR 3, que seria o macbook Pro

Acho muito dinheiro para pouco Hardware, sem contar caso eu queira colocar uma garantia estendida…

É mais para fãs da marca ou quem precisa usar o MacOS. Eu que só preciso usar Windows felizmente não fico refém dele. Como você falou, pela relação custo x hardware não vale a pena, além dele ficar devendo em recursos para o que estou acostumado, como touchscreen.

Com o preço de um mac você encontra hardware bem mais avançado em outras marcas. Esse preço maior vem (alem do fato de ser Apple, que já encarece só pela marca) de outras coisas, como acabamento, construção, design, a tela, sincronia no ecossistema (se você tiver iPhone, iPad, Apple TV, etc.), garantia (eles são conhecidos pela agilidade, e recorrentemente dão uma peça nova se o reparo demorar), sistema operacional como citou o @javaflex, duração da bateria, etc.

Eu precisei trocar a tela do meu mês passado, fora da garantia, e trocaram de graça porque era um problema de fabricação. Levei na autorizada e trocaram com 1 semana.

É questão de gosto mesmo. Cada um vai ponderar e decidir se vale a pena ou não :slight_smile:

É muito simples. Quem passa a maior parte do seu dia na frente de um computador, nada mais natural que usar o melhor hardware disponível.

Qual seu objetivo, usar o computador ou comparar especificações de hardware com amigos?

Se for usar, eu sugiro ir até uma loja física e usar os computadores em questão, até pq a grana investida é bem alta…

Com relação as especificações de hardware, você esta comparando alho com bugalhos visto que um possui integração entre hardware e software, e o outro não. Um Mac, pq possui uma arquitetura integrada, obviamente não precisa do mesmo hardware pra funcionar melhor que um Dell.