Currículo: o que fazer durante a faculdade

Boa noite, galera.

Estou graduando Sistemas de Informação e tentando conseguir um estágio, mas como até então não encontrei nenhuma oportunidade, quero começar a gastar o tempo que me resta da faculdade com algo que vá fortalecer meu currículo. Queria saber de vocês que tem experiência na área, o que eu posso fazer?

Queria algo tipo uma certificação, pensei no 70-480 da Microsoft (HTML5, JavaScript e CSS3), mas não sei se isso teria peso no meu currículo (se sim, avisem-me pfvr!). Também poderia estudar para uma certificação PHP, mas não sei um que valha o esforço.
Obs: eu sei que estudando para essas certificações eu aprenderia muito, e é isso que importa. Mas eu realmente quero juntar o “APRENDER” ao “PAPEL” (currículo).

To falando de certificações mas qualquer coisa que destacasse meu currículo seria legal, mas não tenho dinheiro rs.

EU: eu amo JavaScript e já to 2 anos estudando e colocando em prática com joguinhos e em meu site. Também sei o básico de PHP, e gosto.

Provavelmente vocês dirão que depende do meu objetivo profissional: eu não sei. Eu amo lógica, e por isso acabo gostando bastante de programar em PHP e JS, mas tenho medo porque dizem que está difícil pra programadores ($$) atualmente.

Muito obrigado pela atenção pessoal, desculpem se postei no local errado, não achei um que se encaixasse melhor em dúvidas de carreira.

1 curtida

Oi…
Poderia fazer um projeto para a web… algo que também de para ser mobile, site responsivo, de uma pesquisada.
Certificação ajuda bastante… Da um UP! no currículo… Recomendo…
Tente pelo menos duas certificações… Microsoft ou Oracle…
Bons estudos!

2 curtidas

Use todo o tempo possível para conseguir estágio, que é o mais importante de tudo para abrir as portas para o mercado. Na empresa vai aprender muito mais do que qualquer outro jeito.

1 curtida

Acho que vale a pena montar um repositório no Github (caso ainda não tenha), por exemplo, com seus joguinhos e com tudo que vc fizer relacionado.
Certificações sempre são bem-vistas pelo mercado, mostra que vc tem o conhecimento e corre atrás dele. Não conheço essa certificação da Microsoft, mas deve ter peso no mercado sim.

PS:Como vc gosta de JavaScript, conhece o bootstrap? Acho que esse framework promete muito, talvez valha a pena estudá-lo e fazer algum sistema para seu repositório!

Boa sorte!

2 curtidas

Como o @javaflex bem comentou, o melhor mesmo é encontrar um estágio. Dependendo da sua idade, pode até conseguir uma vaga como menor aprendiz (até 24 anos).

Não há melhor escola do que trabalhar na área (ou seja, obter experiência trabalhando). Certificação é bom, sem dúvida, e se puder, invista nisso.

Você comentou que tem um site, isso é interessante. Pode ser um diferencial para o recrutador, pois ele verá que você realmente se interessa e sabe sobre o assunto.

E não se esqueça de um detalhe: você não conseguirá estagiar após ter concluído a faculdade. Aproveite o tempo de curso para isso. Muitos terminam a faculdade para depois correr atrás de trabalho e esse é o maior erro que alguém pode cometer em seu início de carreira.

1 curtida

Eu faria uma iniciação cientifica. Até tive a oportunidade, mas preferi procurar estágio na época. Se tivesse feito IC teria me poupado de ter passado em tanto lugar ruim sem contar que poderia me trazer alguma vantagem caso algum dia decida fazer um mestrado…

3 curtidas

Concordo com o javaflex, a melhor forma de ter “APRENDIZADO” e “PAPEL”, como voce diz, é com experiência profissional. Se proponha, nem se for para trabalhar de graça por 3 meses, aí depois nesse mesmo local, iniciar um estágio depois. Não forma melhor e mais rápida de aprender, do que estar 8 horas por dia, com a mão na massa, e vendo outros profissionais experientes trabalhar.

1 curtida

Perfeito!
Muito obrigado pessoal!

Vou continuar focando encontrar um estágio ou aprendiz (tenho 20 anos), para adquirir a experiência que o mercado cobra. Ao mesmo tempo, vou estudando aos poucos para a certificação 70-480 da Microsoft. Essa é a melhor mesmo? Ou uma certificação Zend (php) ajudaria mais a encontrar um estágio/emprego futuramente?

Vou me informar melhor sobre iniciação científica na minha faculdade.

Se quiserem continuar postando, ótimo. Mas VLW mesmo!

Na minha opinião, certificação não ajuda muito, por que ? Certificação ela somente tem validade quando você se encontra na empresa, existe um comercio muito injusto em cima das Certificações, tem um valor muito alto desnecessário, conheço pessoas que conseguiram tira certificação mas não sabe ao menos montar um CRUD no FrameWorks Spring Boot.

Se eu fosse um empresário e precisasse de um programador no seu perfil, que soubesse JavaScript e PHP, a única coisa que me interessaria é, você realmente sabe fazer a coisa acontecer?

Você sabe implementar um CRUD em PHP?
Você saber implementar vários tipos de Relatórios?
Você saber implementar Carrinho de compras?
Já implementou que abordagens de regra de negócios em um sistema feito em PHP?
Aonde está os projetos que você fez? Qual é o endereço eletrônico

Você precisa comprovar que realmente saber mexer nessas coisas, você deve se envolver em projetos Open Sources
para adquirir experiencias. Vamos supor que esteja difícil de conseguir projetos para fazer, a outra solução seria você inventar projetos fictícios e colocar o código fonte em Repositórios Online, e outra, não basta ter um projeto arrojado com seu código fonte disponível, o ideal seria ter uma alta coesao e baixo acoplamento dos seus projetos.

Outra dica:

Colocar seu projetos no GitHub e solicite sugestões aqui no GUJ para saber se seu código está ficando com boas praticas de programação, se fizer assim você vai descobrir que precisa saber mais do que você imagina, infelizmente a área de desenvolvimento é assim.

Ter canudos, vestir terno e gravata, ter um LinkedIn recheado até o rodapé com uma foto maravilhosa é tudo muito lindo, mas na hora do vamos ver, de apresentar a solução é que bicho pega.

1 curtida

70-480 é só um exame. Pra ter a certificação MCSD você precisa ser aprovado nos exames 70-480, 70-486 e 70-487.

1 curtida

Concordo mas infelizmente não somos nós que ditamos as regras. Sendo assim, certificações são um mal necessário. Não estou dizendo que todos os caras com certificação sejam incompetentes, quando bem usada ela pode ser um “plus” pra mostrar o que você realmente sabe.

Mas as empresas, especialmente consultorias, valorizam certificações porque, muitas vezes isso é exigido pelo cliente no contrato. Por exemplo, onde trabalho o cliente exige um time com X pessoas, sendo que um percentual precisa ter certificação Y e outro percentual precisa ter certificação Z. Se o cliente pede, o que fazer? Até já ouvi uma história de uma pessoa que foi contratada como analista de redes e que sequer sabia crimpar um cabo mas que conseguiu o bendito emprego porque tinha uma certificação CISCO. Talvez a vaga fosse melhor ocupada por um profissional sem certificação e com uma vivência mais prática.

3 curtidas

Saber implementar um CRUD, criar relatorios, criar um carrinho de compras… esse tipo de coisa faz parte da programação. Se um entrevistador me perguntar se eu sei implementar um CRUD em PHP, vou dizer “não, mas me dê algumas horas que te entrego um pronto”. Nunca trabalhei com PHP, estudei apenas um pouco na faculdade, mas com o conhecimento que tenho de lógicas de programação e paradigmas, sei que consigo aprender facilmente em qualquer linguagem. Certificação é isso, é a base de uma linguagem, ela te dará o caminho inicial para o restante. Um programador tem que ter a base sólida, pra poder enfrentar qualquer tipo de problema que seja relacionado a programação. Se um cara sabe fazer um CRUD, mas nem sabe do porque das coisas, a hora que lhe pedirem pra criar um “enviador de email”, por exemplo, já vai se perder, pois não sabe nada do protocolo.

1 curtida

O Julio_Murta completou a informação que eu tinha colocado, e acredito que isso já seja o suficiente para o gabrielmenchini tenha condições de toma uma posição diante da situação que ele se encontra. Se o cara for tentar desenvolver um projeto tentando aplicar as boas praticas de programação ele será obrigado a estudar o que é necessário e tira certificação será somente uma consequência , eu acho que você somente se deteu a ultima coisa que escrevi e não parou para observa as outras coisas que falei no meu comentário, é claro que se o cara for ter as duas coisas, tanto certificação como conhecimento pratico seria o ideal, mas na minha opinião a prioridade para ele seria ter um portfólio.

Já que teve nesse fórum sugestões muito diferente eu sugiro do gabrielmenchini ligar para as empresas para se informar ou procurar observar as ofertas de trabalho na apinfo para ele saber o que fazer.

1 curtida