Curriculum JAVA como Desenvolver!

Olá amigos, estou precisando de ajuda para desenvolver meu curriculum, atualmente trabalho na área de infraestrutura Servidores Redes entre outros…

Estou mudando totalmente para Desenvolvimento, tenho formação como Analise e desenvolvimento mas não segui na área. Me formei em 2011.

Agora fiquei disposto a deixar totalmente infra e comecei os curso na Caelum e alguns online pela Alura e estou relembrando tudo que tive na facul e agora… surgiu aquela dúvida:

Vou buscar vagas na área de JAVA, vale apena colocar as informações de infraestrutura, ou apenas coloco informações voltado para Desenvolvimento? Faz muito tempo que não monto curriculum.

Alguém que já passou por isso e pode me dar dicas? se sim, pode me enviar algum modelo pra eu ter uma ideia de um currículo ideal para quem quer iniciar na área.

Obrigado.

Abs.

Alguns pontos que eu acho importante na hora de montar um curriculum pra desenvolvedor de software:

  • Foque seu curriculum na área de desenvolvimento
  • A primeira parte deve consistir numa síntese de qualificações, onde resumidamente você pode colocar seus anos de experiência em TI (mesmo sendo infra-estrutura), porém destacando qualquer feito que você tenha com relação a desenvolvimento. Aqui vale você mencionar que sabe (se for o caso) Shell Script, Python, automação de scripts em geral, caso tenha tido experiência com isso. Ainda na síntese:
    • Caso sua experiência com desenvolvimento na area de infra tenha sido muito curta, a frase precisa ser muito sucinta, sendo que na sequência deve destacar que possui cursos na Caelum e que já fez cursos X, Y e Z no Alura.
    • Convém também na síntese descrever resumidamente algum projeto que você já tenha feito em casa, por ex: “Desenvolvimento de um software para controle de caixa, feito em Java utilizando os frameworks J, K e L.”. Procure evitar a sopa de letrinhas na síntese, (JSP, MVC, DDD, TDD, BDD, JavaFX, DAO, etc), se não puder evitar, tentar enxugar no máximo.
    • Por último na síntese (ou primeiro, você escolhe), colocar a formação acadêmica com graduação em X pela universidade W.
    • Uma síntese boa na minha opinião deve ficar entre 3 a 5 linhas no máximo. Ela é muito importante pois deve chamar a atenção pro recrutador continuar vendo teu curriculum. Uma síntese ou resumo mal feito geralmente faz o recrutador nem continuar olhando pra baixo, portanto aqui precisa vender o peixe de forma sucinta e em bom português, claro.
  • A segunda parte pode ser um resumo, uma frase de no máximo 2 linhas das suas especialidades, sendo que aqui vale colocar a sopa de letrinhas: “Java, Java EE, JavaFX, JBOSS, JUnit, TDD, Hibernate, etc”.
  • Depois, na terceira parte, convém colocar or projetos pessoais que você fez, destacando o propósito do projeto, que tipo de problema que ele resolve, também descrevendo as tecnologias utilizadas. Se o projeto tiver um link de onde está hospedado e também algum link pro Github, melhor ainda.
  • Depois vem a experiência profissional, no teu caso eu colocaria as tuas últimas até caber dentro de uma página, dizendo um pouco das suas atribuições de infra mas sem destacar isto ao máximo, sempre tentando destacar coisas que você fazia em infra mas eram relacionadas a desenvolvimento. Por ex: “Automação de scripts em Shell para rotinas de atualização de firewall, bla bla bla, que reduziram a carga manual de trabalho dos operadores. Desenvolvimento de um módulo em Python que contribuiu para automatizar o processo de deploy etc etc etc”.
  • Conforme o tempo vai passando e você vai adquirindo experiência em desenvolvimento, as experiências profissionais passadas em infra podem ser removidas do teu curriculum, de modo a deixar apenas aquelas referentes e desenvolvimento de software.

Algumas dicas gerais que acho úteis:

  • Rever o curriculum dezenas de vezes afim de encontrar erros de português
  • Evite utilizar verbos em primeira pessoa e pronomes, sempre procure descrever as coisas no modo presente ou no pretérito e em terceira pessoa com sujeito oculto. Ex: “Desenvolveu XYZ, Criou W, Contribuiu com QOO, etc”
  • Não colocar informações pessoais como RG, CPF, Endereço, CEP (apenas cidade onde mora e Estado já é suficiente)
  • Evitar linhas (bordas) inúteis, na minha opinião curriculum deve ser TEXTO, e nada mais. Ao máximo destacar as seções com negrito.
  • Sempre buscar preencher o curriculum em uma página apenas, preenchendo-a toda, independente dos anos de experiência. Caso não seja suficiente, procure aumentar um pouquinho o tamanho da fonte, sem exagerar é claro. Com o passar dos anos terá de fazer o contrário, diminuir a fonte pra caber em uma página :smiley:
  • Ah, e também, embora muitos não concordem, eu não aconselho colocar último salário nem pretensão salarial no curriculum, pois esse tipo de informação dá pra deixar claro no momento da entrevista, caso ocorra.

Segue abaixo um template de curriculum que geralmente utilizo:
modelo-CV.odt (47,4 KB)

2 curtidas

Leandro obrigado pelas dicas e detalhes ao passar as informações! vi que você é de Portugal, estou indo morar ai daqui alguns dias :slight_smile:

Vou começar fazer meu curriculum e me empenhar nos estudos pra tudo da certo quando começar surgir as oportunidades.

Se souber de alguma oportunidade por ai e puder me indicar, ficarei muito grato!

Abraços, tudo de bom pra você.

Com certeza @alexandredantas99, me manda convite no Linkedin e assim que souber de algo te aviso sim.

Abraço, tudo de bom na nova fase :slight_smile:

com certeza mando sim, estou te chamando ai rsrs! :wink: Obrigado mais uma vez pela força.