Curso ou Faculdade, qual é melhor?

Pra quem é mais experiente e já passou pelos casos, é melhor fazer um curso voltado a programação, uma faculdade (estou pensando em ADS) ou aprender por conta?

2 curtidas

Eu estava com esse pensamento a dois anos atrás, escolhi faculdade de Sistemas para Internet, nesse tempo todo só passei raiva kkkkkk Tudo que aprendi estar ultrapassado, mas serviu como base é claro, a mais o menos um ano comecei a procurar cursos sobre determinados assuntos específicos e hoje já aprendi mais com cursos do que com minha faculdade. Aconselho curso, a não ser que queira concurso dai faculdade é melhor.

Resumo:

  • Cursos > Conhecimento
  • Faculdade > Concurso (Diploma)
  • Certificações > Dinheiro
1 curtida

Isso depende de muitas variáveis. Se deseja muito uma faculdade, ela precisa ter um nível de qualidade que vale a pena o investimento e o tempo, não considerando apenas “ganhar o canudo”.
No meu caso em particular aqui na minha região, vale mais a pena usar o dinheiro e o tempo que seria investido em uma faculdade, para aprender por conta e fazer cursos. Sem contar que o dinheiro gasto na parcela da facul, você pode participar de eventos e fazer seu Networking.

1 curtida

estruturas de dados estão ultrapassadas ? não se usa mais tabelas hash ?
e bancos de dados ? também estão ultrapassados ?
protocolos de redes, tcp/ip, http, ? também foram deixados para trás ?
orientação a objetos, programação funcional , não se usa mais ?

3 curtidas

Faculdade é perda de tempo e dinheiro. Estude por conta e depois tire uma certificação oficial

4 curtidas

Se aprendeu isso na sua faculdade, faça várias indicações. Estou cursando numa federal que o Dr. chega a falar que existe, mas que ele não sabe mexer e fala pra tu fazer uma aplicação. Resumo da minha graduação foi o professor copiar códigos da internet e se pergunta “Professor pq precisa disso?” ele te responde com um “Pq se tirar da erro” e bastante binário. Lembrando que o curso é Sistemas para Internet. Faculdade é só uma base rasa.

2 curtidas

Eu pagava caro pra carvalho para o professor abrir o power point e ler o texto escrito.
Dai na prova, ele cobrava exatamente o que estava escrito no power point.
Eu tinha outro professor que dedicava mais tempo da aula pra ficar procurando quem mexia no celular do que focar em explicar o assunto.
Outro professor que pedia questões absurdamente grandes e trabalhosas em prova apenas por diversão de ver os alunos(todos sem exceção) se ferrando.
Computadores velhos e lentos.
“Quando vamos usar esse assunto professor?”, “No dia que vcs decidirem criar um novo photoshop do zero” que?
Professor falando que computador só tem um processador.
Professor tentando fazer a turma entender um assunto a 2 semanas, quando num ato de “desespero” pedi ajuda pra um amigo e ele me explicou o assunto em 2hrs incluindo exercícios.
Enfim…foram N coisas que me fizeram desistir da faculdade aqui, mas como já disse, tem muitas variáveis.

3 curtidas

Eu assino em cima!

Mas boa parte dos trabalhos pedem faculdade…

3 curtidas

Respondendo de maneira geral:

  • vejo que muitos tiveram experiências negativas com a faculdade … ok, mas não é porque a SUA faculdade foi ruim que necessariamente todas as outras são ruins também.
  • o conteúdo de uma faculdade é para a vida toda. Existem conceitos em computação que não mudam, ou mudam muito pouco, como estruturas de dados e análise de algoritmos, por exemplo. Linguagens e frameworks nascem e morrem todos os dias, mas os conceitos continuam.
2 curtidas

Se você fizer um curso técnico ou seguir tutoriais na Internet, você vai aprender a fazer CRUD’s mais rapidamente. Mas você vai ficar limitado. Enfim, tudo depende do quão longe você quer chegar na sua carreira.

2 curtidas

Aprendi e muito na faculdade. E também tinha professor carrasco e professor que dava de ombros para as aulas. Mas tive a chance de conhecer eletrônica digital, programação assembly, so’s, redes de computadores, construção de compiladores, banco de dados, etc. No fim, pude escolher meu caminho com tranquilidade. Muitas dessas disciplinas não estão relacionadas ao meu dia-a-dia, isso é verdade. Mas se amanhã eu quiser montar um sistema para monitorar a umidade e calor de uma estufa e entregar essa informação em um app eu tenho essa condição.

4 curtidas

Se uma pessoa quer entrar numa faculdade para ser programador, ela pode esquecer… A faculdade lhe mostrará o básico e fora de um exemplo real. Mas tirando isso, tem alguns conteúdos teóricos que valem a pena.
Dependendo da faculdade tem até competições

Mas ainda sim, eu acho que é perda de tempo/dinheiro

3 curtidas

Faculdade não é salão de festas, escolham bem onde vão investir o dinheiro.

1 curtida

Mas respondendo a pergunta, você quer entrar na área acadêmica ou ir trabalhar la fora?
Se sim, faça bacharel… se não, pode fazer ADS mesmo.

Mesmo fazendo a faculdade, continue frequentando os fóruns, lendo livros e fazendo os mais variados cursos, pq é ai que você vai aprender de verdade (tirando o trabalho)

Quem aqui que nunca aprendeu quando foi responder um tópico?

PS: Não sou experiente, mas acho que a minha opinião conta um pouquinho

1 curtida

Eita, quanta resposta hahahhaha.

Cara, eu tenho medo disso, eu fiz publicidade, e a maioria das coisas que eu precisava aprender eu já sabia, então isso me deixou com um certo receio de faculdade…

Na verdade eu tô bem aleatório agora da vida, pra ser sincero eu não tô com um objetivo certo na minha cabeça, então toda opinião é bem vinda. Valeu pela ideia, a única coisa ruim é esse tempo perdido na facul né, não dá pra prever se vai ser boa ou ruim…

Eu na verdade não sou muito fã de faculdade não kkkkkk, mas eu cheguei a ver algumas vagas de emprego e a maioria: 99,999999999% pedem formação acadêmica, aí complica a vida

Certificação oficial seria fazer uma prova e se for bem, ganha uma certificação?

Com certeza!!!

É complicado cara, é bem o que o @Rafael_Nascimento falou, perda de tempo e dinheiro, pelo menos na maioria dos casos

Oh cara, que legal! Pode dizer qual a instituição? É de São Paulo? Bom saber que há experiências boas na facul também.

Por quê limitado? Em questão de conteúdo mesmo?

Sim cara, um amigo meu que tá na USP disse que lá tem competição disso, se não me engano é internacional, mas é USP também né…

O complicado é que estamos falando de faculdade, deveria ser algo como exemplo… Dá até um desgosto profundo