Curso ou Faculdade, qual é melhor?

Por que a grande maioria foi doutrinada a ter esse pensamento.
A probabilidade de Microsoft, Apple, Dell e Facebook terem sido imensos fracassos, se Bill Gates, Jobs, Dell e Markinho fossem brasileiros é, absolutamente, certa.
A cultura brasileira é miserável. E isso se reflete em todos os aspectos das nossas vidas.

2 curtidas

O debate aqui está bem interessante.
Minha opinião é igual a do @darlan_machado, não mudo uma vírgula do que ele disse.

Vou até expor aqui as minhas inquietações, estou num empasse semelhante e este tópico me ajudou a dar uma “clareada nas ideias”.

É meio difícil dizer qual é melhor que o que, pois no final o que vai decidir isso são os objetivos que você tem.

Me colocando no seu lugar @rodriguesabner, eu só não entendi o que você quis dizer com “pra quem é mais experiente e já passou pelos casos”. Você já é formado? Ou tem uma boa experiência profissional, ou ambos?

EDIT: Agora eu entendi, você está pedindo dicas pra quem já passou pelo caminho das pedras haha :smiley:

Vou me usar como exemplo para ilustrar e explicar o meu ponto de vista.
Eu acabei de me formar em um curso superior tecnólogo(Sistemas para Internet) e comecei efetivamente a trabalhar com programação a pouco tempo, então podemos dizer que meu perfil é de um Júnior.
Tenho como próximos objetivos fazer uma pós(seja ela mestrado, doutorado, especialização, MBA ainda estou pensando a respeito) e em alguma momento da minha vida fazer um intercâmbio/trabalhar no exterior. Ou tentar juntar os dois objetivos e tentar fazer a pós no exterior.

Nesse último caso entra um ponto, é dito que no exterior o bacharel é MUITO mais valorizado, dado isto estou cogitando fazer uma segunda graduação de modalidade bacharel(que no caso aqui seria Engenharia da Computação), justamente para ter essa “facilidade formal” para fazer uma pós no exterior.
Ae você pode me dizer: "Ah, então você var fazer esse bacharel só pelo diploma no final das contas?"
A resposta é, pois é, sim. No meu caso faz sentido isso, entendeu?

Pelas minhas experiências e pensando num contexto geral, se você já é formado e não tem lá muitos anos que você se formou eu pessoalmente não investiria em outra faculdade que seja da mesma área correlata, não vejo vantagem nenhuma(ainda mais em TI em que 80% da grade curricular dos cursos são semelhantes). Eu ficaria com os cursos livres + estudar por conta.
Agora se você ainda não tem formação na área, recomendo que faça a faculdade.

Lembrando que essa é minha opinião, cabe a você ponderar e refletir sobre aonde você quer chegar, quais são seus objetivos e traçar o melhor caminho.

1 curtida

Seguindo a tua linha de pensamento, @gbsantos, vou contar a minha história.
Eu trabalhava desde 2003 com suporte técnico e infra (desde crimpar cabos até gerenciamento de redes e servidores).
Em 2005 meu filho nasceu e eu decidi que precisava fazer algo da vida.
Fiz o enem, tirei boa nota, me candidatei ao PROUNI e lá fui eu pro curso de análise de sistemas. Só sabia que era ligado a computadores e tinha a (ilusão) ideia de que isso me daria dinheiro, um dia.
Fiz o curso entre 2006 e 2009. Só reprovei em RH, por faltas (por que o professor era um @$%%&*).
Não fiz estágio nesse período e tinha tanta noção de mercado que foquei em Java desktop (ó que bom entendedor do mercado).
Em 2009 decidi deixar o TCC e o estágio obrigatório para 2010 e focar nas demais disciplinas.
No fim de 2009 eu fiquei desempregado (e tinha acabado de parcelar meu primeiro carro em 2343454635636767 vezes). Aí fui convidado a trabalhar, pontualmente, com suporte, por 1 mês, em uma empresa aqui em Curitiba, em janeiro de 2010.
Fiquei lá 7 meses. A empresa perdeu esse contrato e quis sacanear a nova, levou todo mundo que pôde para fábrica de software, quem não tinha contato com dev, foi pra testes.
Em 2011 fui convidado a ministrar cursos numa escola renomada aqui na capital mais fria do (mundo) país.
Desde sempre eu pensava que “um dia vou trabalhar fora do país”.
Aí fui deixando o TCC de lado. Casei. Ano passado retomei o TCC, concluí a graduação.
Separei.
Agora meu foco é 100% ir para fora do país, preferencialmente Europa.
Como plano B, lecionar.

Portanto, no meu caso, foi muito bom ter encarado os 4 anos de graduação + (TCC + Estágio).
Se alguma oportunidade for boa o suficiente para mim, eu vou, sem pensar 2 vezes.
Senão, vou fazer uma pós e focar em ir para a área acadêmica (de preferência, sendo um professor que os alunos não precisem reclamar para a coordenação).

3 curtidas

Pelo amor de Odin, não seja só mais um com cara de cu kkkkkk

1 curtida

Valeu galera, deu pra formar uma ideia aqui, de momento eu vou prestar alguns vestibulares, se eu for bem, vou pra facul, caso não dê muito certo, vou fazendo alguns cursos mesmo. Aí quando tiver num bom nível! Valeu pessoal!

Olá, desculpe se estou repetindo coisas aqui, minha opinião é que são coisa completamente diferentes.

A faculdade não vai te tornar um bom profissional e vai sair com uma base muito ruim em quase tudo, mas vai te apresentar várias áreas diferentes e deve te colocar em contato com muitas outras pessoas , professores e outros alunos, o que pode dar inicio a um bom network.

Um bom curso será muito mais prático e atualizado, já te capacitando profissionalmente.

Meu conselho é que só entre em uma faculdade se quiser dedicar um bom tempo a vida acadêmica, aos conceitos, e tenha em mente que muitas tecnologias e técnicas, e até mesmo professores, vão estar defasados com o mercado.

Sobre aprender por conta própria, é algo que você terá que fazer por toda a vida.

Cara, na real, não.
Volto a insistir que cursos técnicos só ensinam o básico do básico.

Abner,
Acredito que o diploma universitário abre portas para as oportunidades, entretanto vc sempre vai aprender mais no mercado de trabalho.
A faculdade não é uma opção a ser descartada e não para de correr atrás de aprender novas coisas, em livros, fóruns, cursos etc…
Enfim, esta é a minha opinião.
Abraço, sucesso.

1 curtida

Especialmente concursos e área acadêmica, são pré requisitos.

2 curtidas

E aí pessoal, depois de dois meses, eu pensei MIL VEZES, e acabei decidindo entrar na faculdade mesmo. como vocês disseram o diploma abre portas mesmo. Eu tô fazendo o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e tô curtindo até, os professores são bons e não ficam com preguiça de passar a matéria (eu estava justamente com medo disso, da preguiça). Obrigado pelas dicas e experiências e opiniões que foram listadas aqui. Realmente me ajudaram muito a abrir a cabeça um pouco, até pq eu comecei aprendendo pelo youtube e não tinha tanta base. Então mais uma vez, muito obrigado galera.

Sucesso a todos nós :smiley:

2 curtidas

Discordo. Em faculdade vc aprenderá as coisas de uma forma generalista e com certeza não é sinônimo de só ter gente com mais maturidade.
Quem busca um curso geralmente tem um objetivo certo na cabeça e pode trocar ideias e experiências com pessoas com o mesmo objetivo e a depender com mais experiência.
Faculdade é bom, mas na minha opinião sempre terá um aproveitamente superior em um curso específico, se levares em consideração que quer aprender algo específico.

2 curtidas

A diferença é que a faculdade aborda N coisas no básico, enquanto que um curso pode abordar uma coisa só, mas te levar do básico ao avançado

Boa tarde!

Então, todo mundo aqui já falou tudo o que queria falar mas vou resumir a minha experiência:

Eu acabo de me formar na Estácio em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por sorte tive a grade curricular que foi bem útil (pelo menos pra mim) abordando linguagens populares como Java, Desenvolvimento Mobile e Banco de Dados. O único lado ruim é que tudo foi do básico mesmo e agora arrumei emprego (mês passado) como Desenvolvedor Web Front-End pois já fiz Webdesign no SENAC há muito tempo e só agora que consegui oportunidade.

Sim, enfrento muita dificuldade e dúvidas por eu estar enferrujado mas eu uso muito o Google e consulto o mentor aqui da empresa e tudo vai ressurgindo aos poucos.

Resumindo, ainda sim acho que faculdade é perda de tempo sim pois depois que se forma você tem que se virar, correr atrás.

Abraços e sucesso!

1 curtida