Custo chamadas microservico

Amigos

Tenho uma aplicação que criei com JSF/EJB (a qual acesso via browser desktop) e depois coloquei umas páginas html c/ Angular p/ acessar algumas funções pelo mobile usando um Servlet “basicão” mesmo da aplicação JSF entregando JSON.

Agora quero separar a parte mobile pra uma aplicação isolada com Spring MVC pra expandir e percebo que as regras de negócio que coloquei nos beans terei que levar pra ela tbm.

Me veio em mente que começaria a duplicar código nas 2 aplicações, pensei separar a logica (e operações) de negocio e colocar em libs daí o que alterasse numa atualizaria a lib na outra… Desisti e quero criar um microserviço (ou mais) que forneça as operações tanto pra aplicação JSF como a Spring

Pergunto: com esse(s) microserviço(s) REST /JSON eu teria mais lentidão nas chamadas das aplicações pois mesmo sendo no mesmo servidor (futuramente seria em outro) essas chamadas seriam request´s HTTP (antes era uma chamada interna do meu servlet ou EJB) ?
Teria como eu expor esses serviços de uma forma mais “perfomática” sem usar HTTP ms pra aplicações distintas?

1 curtida

nao sei se eu entendi…
mas eu jah tive o mesmo problema…a minha regra ficou no Bean do EJB e precisava invocar de fora…
fiz isso aqui…

LOG.info("Conectando no EJB: " + chavesEJBs.nomeEJBremoto + " no servidor: " + context.getEnvironment().get(Context.PROVIDER_URL));
return context.lookup(chavesEJBs.getNomeEJBremoto());

estou usando Jboss para fazer isso…