Custo de vida - Regiões do Brasil

Olá Guj,

Tenho pensado em trabalhar fora do RJ mas não tenho a menor noção do custo de vida em outras capitais. Na minha opinião isso influencia muito na hora de negociar o valor/hora.

Como modelo deixo aqui mais ou menos o custo de morar por conta própria no RJ em um padrão classe média.

Bairros: Tijuca/Grajaú/Méier
Características: Bairros de fácil acesso a todos os pontos da cidade com metrô, trem e ônibus. Padrão classe média.

Aluguel de AP com 2 quartos(é difícil achar de 1): R$ 1100 tudo: iptu, aluguel e condomínio.

Preço médio da passagem(ou passe como dizem em outros lugares) de onibus: R$ 2,00
metro: R$ 2,20
Trem: R$ 1,95

Refeição: Varia de lugar para lugar da cidade no centro pode-se almoçar bem por R$ 10,00. Mas na Barra o custo já sobe para R$ 15,00.

Na média: Aluguel + 2 passagens de onibus/dia + 2 refeições/dia: R$ 1800,00

Não levo em conta aqui compra de comida pois coloquei duas refeições fora por dia.

E nas outras regiões? Como é?

[]'s

Classe média Méier? Méier e grajau perto do metro? Facil acesso? meu, ond eficam estes bairros porque coincidentemente tem uns aqui no Rio com esses nomes e características BEM diferentes!

PS. Morei no grajau 1,5 ano

Em Porto Alegre/RS vc consegue almoçar razoavelmente bem por 5-8 reais e o aluguel varia de 500 à 750 um apto de 1 quarto ou 2 com condominio em lugares moraveis.

Por 1100 vc aluga uma cobertura, se bobear.

aqui em São Paulo eu divido apartamento de 3 quartos com 2 amigos, em Perdizes, bairro classe média-alta
considerando apenas moradia, alimentação e passagem eu gasto aproximadamente 1200 reais
ou seja, com uns 1600-2000 reais, dá viver muito bem

Moro em Penápolis interior de SP e trabalho em Birigui, cidade vizinha, percorro 90Km/dia:

circular = 7,00/dia
almoço PF = 4,00
aluguel = 300,00 bairro classe média c/ 2 quartos
água/luz/gás = 70,00
mercado básico = 100,00/mes

Total = 730,00/mês

Aluguel de um apto com 2 quartos (sendo uma suíte) e 2 wc, sala, cozinha, área de lavação e churrasqueira na sacada (aqui no Sul é imprescindível), à 10min do centro de carro, R$500,00, fora o condomínio e as outras despesas.

Ônibus circular R$1,80. Se você precisar usar mais de um e no trajeto ele parar nos terminais você paga somente uma vez e vai até o destino. Você pode viajar a cidade o dia inteiro pagando somente uma passagem, indo de terminal a terminal.

Micro-ônibus circular com ar-condicionado, pára em qualquer lugar, porém, tem bem menos linhas, custa R$2,25.

Aqui não existe trem nem metrô. (Nem precisa…)

Estacionamento coberto no centro, na média de R$90,00 mensais.

Almoço no centro de R$5,00 com “bifê” à vontade (a tal da comida caseira) aos de R$17,00, R$20,00 o kilo, mas daí o ambiente é bem melhor e com mais variedade de comida, são outros 500.

Custo de vida menor, salários menores. Proporcionalmente acho que é a mesma coisa.

[quote]metrô, trem e ônibus[/quote] Leia com atenção :!:. Vai dizer agora que não tinha ônibus no Grajaú? Trem e metro integrados.

Classe média média = Bairros Zona Norte
Classe média alta = Barra/Recreio
Ricos = Lagoa/Gávea/Leblon/Orla de Ipanema/Copacabana

Rio tá muito caro…

quer uma solucao rapida e barata… niteroi…

aluguel la é MUITO mais barato… o resto ± igual.

[quote=peczenyj]Em Porto Alegre/RS vc consegue almoçar razoavelmente bem por 5-8 reais e o aluguel varia de 500 à 750 um apto de 1 quarto ou 2 com condominio em lugares moraveis.

Por 1100 vc aluga uma cobertura, se bobear. [/quote]

Por isso que gostei de Porto Alegre, e razoavelmente bem é apelido, porque lá eu comi a esse preço e quase explodi hehehe!!

Aqui em Campinas pago 600 reais numa suitezinha de pensão com uma geladeira dentro do quarto. Inclusos: agua, luz, internet, tv a cabo e empregada duas vezes na semana.

Imovel em campinas pra alugar a depender do local sai muito caro, e a maioria de apartamentos que vi pra alugar era de um quarto, as vezes encontrava de dois quartos (ou seja, é dificil dividir com colegas ou montar republicas pequenas ou coisas do tipo a um preço módico, a menos que seja uma casa / apartamento MUITO grande e vc tenha vários colegas com quem dividir apartamento).

Pego fretado para ir pro trabalho, mas conducao dentro da cidade aqui é preço unico: R$ 2,00

Pra comer, pago 5,20 numa lanchonete podreirona do Polis II que posso comer à vontade, mas a média de almoço em campinas é maior que essa, algo em torno de 10 a 12 reais.

Bem, é isso :smiley:

Pelotas/RS

circular = R$ 1,55
almoço PF = R$ 4,00
aluguel/condomínio/água = Total R$ 400,00 (apt bairro = centro, 2 quartos)
luz = R$ 30,00
gás = R$ 35,00
adsl/telefone = no mínimo R$ 80,00
tv a cabo = R$ 50,00
outras despesas = R$ 100,00

Despesas fixas mensais por volta de R$ 900,00.

[]´s

Salvador - BA

Bairro: Brotas
Características: Bairros de fácil acesso a todos os pontos da cidade com ônibus. Padrão classe média. Pertinho da maior zona comercial de Salvador, a região do Iguatemi.

AP com 2 quartos: aluguel variando de 350 a 500 reais, iptu +/- 60 reais e condominio variando de 50 a 100.

Preço da passagem de onibus: R$ 1,70

Refeição: PF por 4,00, buffet por 9,90 e peso do quilo variando de 17 a 22 reais.

Bragança Paulista / SP (~80km da capital e ~60km de campinas)

circular = R$ 1,70, mas não uso, dá pra ir a pé para o trampo
almoço kilo = ~R$ 6,00
aluguel/condomínio/água = Total R$ 570,00 (ap. 2 quartos mobiliado)
luz = R$ 50,00
speedy/telefone = ~R$ 100,00
tv satelite = R$ 130,00
supermercado = ~R$200,00

Despesas fixas mensais por volta de R$ 1200,00., como divido com um amigo fica em R$600 cada.

[quote=icebox][quote]metrô, trem e ônibus[/quote] Leia com atenção :!:. Vai dizer agora que não tinha ônibus no Grajaú? Trem e metro integrados.
[/quote]

Eu li. Você escreveu ‘e’ metro ‘e’ trem. Trem pro grajau/vila/tijuca nao tem nem trilho.

De qualquer modo ficar da saens pena ate o grajau num onibus por uma hora naquele transito maldito (isso apos passar 20 minutos no metro ou tentando entrar nele e enfrentar a fila do 226A) ou ainda pegar o onibus de integraçao completamente lotado no verdun não me parece nem um pouco atraente. Tem onibus no grajau. Eu levava uma hora pra ir de 434 ate botafogo todo dia, 40 minutos pra chegar na cinelandia.

Apesar disso eu gostava muito de morar lá. Só o transporte que é uma bosta, e é longe de 90% das coisas legais da cidade.

Nao vou discutir classificacao social mas é melhor você rever estes conceitos. Soh espero que o fisco nao leia este post e ache que enriqueci porque agora moro em copacabana!

[quote=felipecruz]Rio tá muito caro…

quer uma solucao rapida e barata… niteroi…

aluguel la é MUITO mais barato… o resto ± igual.[/quote]

Bom, eu sou niteoiense e morei lá 20 anos. Niterói já foi uma cidade muito boa, hoje é tão cinza quanto São Paulo, excluindo uma ou outra rua onde o PT não brincou de prefeitura.

O problema de niterói é qu é muito longe. Qualquer taxi bandeira 2 sai por pelo menos 60 paus, pra pendotiba onde minha familia mora quase sai a 100. Pra quem fica ate tarde no trabalho ou costuma sair de noite isso é inviável. Fora a ida de manha que demora uma boa uma hora.

Por incrivel que pareça eu gasto menos morando no Rio. Claro que isso depende de como voce vive, hoje quase tudo que faço é no Rio, então sai caro ficar em Niteroi.

pchatice: [quote] Nao vou discutir classificacao social mas é melhor você rever estes conceitos. Soh espero que o fisco nao leia este post e ache que enriqueci porque agora moro em copacabana![/quote]

O fisco devia confiscar tua chatice. Só você não contribuiu com algo de útil no tópico.

O fisco devia confiscar tua chatice. Só você não contribuiu com algo de útil no tópico. [/quote]

Discordar de você é ser chato? Nossa, tô de mal.

Hi!

Eu moro em sampa, vim do inteior e por isso conheço bem essa história do aluguel. Quando se trata de bairro nobre, vc acaba morando em muquifos por grandes quantias. Não tem coisa mais triste q morar num cubículo q sai ferrugem na agua de tão velho q é, cujo o aluguel daria pra financiar uma mansão no interior. hauahau :slight_smile: A vida como ela é!
Pra mim está horrivel essa situação rsrs Mas passei pela experiencia e aprendi: Nada de bairro nobre em grandes centros! Por mais tentadores q pareçam algumas oportunidades, é sempre barato em relação aos q estão naqla região, portanto pegue coisa melhor em lugares mais distantes.
Aqui em sampa qndo falamos distante é um bairro qq outra cidade levaria 15 minutos pra se chegar e aqui leva uma hora e meia… vc se torna um projetista só com as idas ao shopping. :slight_smile:
Contudo, longe dos grandes centros vc pode morar num lugar com casa boa e barata e sofrer com o preconceito local ou mesmo não ter opções para se divertir :wink: Qualidade de vida é bem subjetivo, pra mim ainda fico com os grandes centros.

abraços

Taubaté-SP (Vale do Paraíba)

Aluguel apto centro 2 quartos (prédio um pouco antigo mas em boas condições) R$ 450,00
Internet rápida: R$ 100,00
Almoço: R$ 7,00 dá pra comer bem
ônibus circular: R$ 1,90

Moro em Taubaté mas trabalho em São José dos Campos (cidade bem maior qu Taubaté), então gasto um dinheiro bom com transporte todos os dias, cerca de R$ 10,00. Tem a opção de comprar passes mais baratos, ajuda bastante.

Em supermercados, para se deixar alguma tranqueira para comer em casa, acho que os preços devem ter a mesma média do resto do estado pelo menos.

Acho o custo de vida aqui até barato em comparação ao que eu andei lendo neste tópico. Me pergunto até que ponto vale a pena sair do interior, onde no fim do mês até que sobra uma graninha, para ir para um grande centro e sobrar a mesma coisa… ou menos. Acho que para sair daqui só se fosse por um salário bemmmm melhor :stuck_out_tongue:

Aluguel = r$302,00
passagen = r$1,65
condominio = r$58,00
almoço = r$4,50
compras do mês = r$150,00
total = r$516,15

Isso fora minha Faculdade r$530,00 sistemas da informação.

Eu ganho r$800,00 de estagio + bicos que pego. Da para pagar. Além de estar casado a pouco tempo 2 semanas!!!

Aqui em Minas Gerais nem tudo é muito caro!!!

Tempo em São Paulo, como em qualquer grande centro urbano, é uma coisa sem preço. Moro na zona oeste, próximo da divisa com Cotia, uma região mais afastada. Os aluguéis costumam ser um pouco mais baratos, mas demoro em média 3 horas pra ir e vir todos os dias do trabalho. Só não me mudo pra mais perto do trabalho porque tenho uns amigos no bairro, e como minha família mora no interior de SP, só me restou eles :roll: