Delphi ainda vale a pena ?

Gostaria de saber se ainda compensa aprender delphi?

Como primeira linguagem: acho que não.

Como linguagem para projetos desktop simples: Sim.

Maioria dos projetos Delphi são legados. Se te oferecem uma boa grana, pode ser interessante, mas não recomendo de forma alguma se limitar somente a isso, pois reduz suas opções no longo prazo.

Abraço.

Eu acho que não, como disse nosso colega, vai pegar sistema legado.

Delphi foi a melhor tecnologia para aplicações comerciais da era desktop client/server. Se tem oportunidade em vista com Delphi, vá fundo. Caso contrário, reveja seus objetivos, como já falaram, só legado.

Um alerta:

1 - Delphi NÃO é LINGUAGEM de programação! Delphi é uma IDE (é uma ferramenta (um software) que ajuda todo processo de desenvolvimento de software).

Então nesta IDE chamada DELPHI é geralmente usado a linguagem OBJECT PASCAL, porém atualmente é possivel utilizar o DELPHI pra programar em várias linguagens, inclusive em JAVA.

Respondendo a pergunta “…ainda vale a pena?”. Respondo: Depende das oportunidades que esta mais próximo de você.

1 curtida

ok entendi, muito obrigado pelas opnioes e esclarecimentos

Delphi é um produto completo. Em relação a linguagem, faz um tempo que oficialmente é linguagem Delphi, além de IDE, etc.

Caro colega, você esta equivocado, Delphi não é linguagem de programação. A linguagem é Object Pascal de acordo com o próprio site do fabricante:
https://www.embarcadero.com/br/

“Delphi is the choice for developers wanting the power, readability and flexibility of the Modern Object Pascal language, coupled with native compilers and component libraries for fast single source code development on Windows, macOS, iOS, Android and Linux.”

Definição da Wikipedia:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embarcadero_Delphi

“Embarcadero Delphi, anteriormente conhecido como CodeGear Delphi, Inprise Delphi e Borland Delphi, também conhecido como Delphi, é um compilador e uma IDE, produzido anteriormente pela Borland Software Corporation e atualmente pela Embarcadero.[1]”

Essa confusão é até natural, pois a IDE fez tanto sucesso que virou sinônimo de linguagem de programação, apenas se trata de uma metonímia, da mesma forma que BomBril virou sinônimo de palha de aço,

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Tokyo/en/Delphi_Language_Reference

Nao posso dizer com precisão a versão, mas se não me engano desde o Delphi 7 oficialmente é linguagem Delphi.

@javaflex,

Na classificação de linguagens de programação encontrada na Wikipedia é classificada como: Delphi / Object Pascal

Parece que a coisa é um pouco confusa mesmo, pois o próprio fabricante em seu site não se preocupa em resolver a questão, pois na pagina principal ele fala que o Delphi usa a linguagem: Object Pascal e em outra parte como você mesmo mencionou o fabricante trata como: Delphi Language.. Até porque comercialmente pra empresa é mais interessante ser dona de uma linguagem de programação. Creio que a confusão pode ser tendenciosa.

Do meu ponto de vista resolvo em dois passos a questão:

1 - O que é uma linguagem de programação: Resposta:
** Definição da Wikipedia
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador.[1] É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.

2 - Existe uma parte na pagina do fabricante, onde ele trata como Delphi Language, nessa mesma pagina mais em baixo existe exemplo do código:
** http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Tokyo/en/Language_Overview

program Greeting;

 {$APPTYPE CONSOLE}

 var
   MyMessage: string;

 begin
   MyMessage := 'Hello world!';
   Writeln(MyMessage);
 end.

Ora, uma linguagem de ´programação é identificada pela sua SINTAXE e SEMÂNTICA, olhando o trecho do código acima, vemos o bom e velho PASCAL ou uma nova linguagem chamada DELPHI?

Imagine colocar uma foto de um elefante e na legenda dizer que é uma vaca, em qual você vai se basear?

Pra mim o que vale é o conceito técnico, porém eu entendo que comumente chamamos de linguagem delphi pela tamanho sucesso que a ferramenta IDE e Compilador alcançou.

Sendo tendenciosa ou não, oficialmente é linguagem Delphi. Já faz um tempo isso, como falei inicialmemte.

Nas vagas de emprego é descrito/solicitado “Programador Delphi”…vai entender né…

A linguagem passou a ser chamada de Delphi Language provavelmente por questões de marketing e/ou comerciais, mas ao mesmo tempo ainda é Object Pascal. No fim, não faz muita diferença.

É uma questão mais de hábito do mercado, pois todo mundo entende mais rápido quando se diz programador delphi, principalmente porque geralmente a vaga quer alguém que não só saiba a linguagem object pascal, mas como usá-la no ambiente da IDE Delphi. Programador object pascal não dá essa mesma ideia.

Abraço.

1 curtida

É nesse sentido que eu pensei no meu comentário.

Sim, concordo.

1 curtida

Exatamente, por questões comerciais passou a ser oficialmente linguagem Delphi já faz um bom tempo, querendo ou não, independente de passado e opiniões.

Oi amigo javaflex,

Eu entendo perfeitamente que virou sinonimo de linguagem de programação desde o inicio, realmente vamos encontrar o mercado divulgando “vaga de programador Delphi” etc… Eu mesmo fiz um curso de programação em 1998 o curso era intitulado: “Programação em Delphi”, logo na primeira aula o professor fez uma observação: “na realidade DELPHI era a IDE e compilador e a linguagem era object pascal”. Na epoca a IDE estava na versão 2 a 3.

A mesma explicação eu recebi quando estava na faculdade em 2014.

Apenas fiz uma observação de caráter técnico, para que haja uma melhor precisão na informação. Até porque o colega que iniciou o post passou a ideia de estar iniciando, logo entendi que valia a pena informar de um modo mais exato, para que ele possa sair melhor capacitado do fórum.

Não estou querendo ser chato, apenas como o forum é o local de aprender e adquirir novos conhecimentos, vou lhe fazer mais uma pergunta:

Você falou que “oficialmente passou a ser uma linguagem”, se uma “coisa” é oficial é porque existe uma autoridade que regulamenta, que diz o que é uma linguagem ou não, então:

1 - Existe essa “autoridade” que diz o que é linguagem ou não? Ou é uma decisão de cada fabricante?

Faz parte de um produto comercial de uma empresa privada, não tem discussão nisso.

Opiniões cada um é livre pra falar o que quiser, quanto a isso fique a vontade.

Já tive essa discussão algumas vezes, mas o fato é que quem defende que Delphi é uma linguagem diz que para usar a IDE é necessário algumas exceções que não esta presente na linguagem Object Pascal.
Mas quem diz que Delphi não é uma linguagem diz que as exceções não são suficientes para caracterizar uma nova linguagem.

Mas sinceramente eu nunca tive curiosidade para tentar entender quais eram essas exceções, e pra mim tanto faz se é uma linguagem ou não.

1 curtida

As opiniões podem ser divergir mesmo, opiniões são opiniões.