Desabafo sobre funcionalismo publico

Amigos, tenho que fazer um revelacao, nao aguento mais ficar calado diante desse absurdo que ocorreu na minha vida, Tive uma experiencia de 6 meses num emprego publico, depois disso minha auto estima acabou, me sinto um inutil. Já frequento psicologa faz 2 anos, e ainda nao consegui resolver minha auto estima.

Existia um colega chamado Ze leandru nesse local de trabalho, ele sempre fazia o que bem entendia, pois o chefe era um frouxo que nao mandava em nda, entao Ze leandru colocava os interesses pessoais acima do bem do grupo, minha psicologa diz que ele é um sociopata pois nao demonstra nenhuma empatia pelos colegas, criando um clima de marasmo e controle autoritario do grupo.

Uma das coisas que aconteciam rotineiramente era o boicote a prazos dos projetos, ao qual Ze leandru era especialista em fazer, eu que vinha de empresa privada e me sentia util sendo uma programador Java produtivo, com certificacao SCJP, comecei a me tornar um cara inutil,que nao conseguia entregar os programas no prazo, chegando a entrar num estado depressivo, aos poucos me tornando um funcionario publico padrao que só suga o dinheiro do pobre coitado pagador de impostos, e ze leandru parecia cada vez mais feliz vendo que dessa forma aos poucos ia conseguindo colocar seu plano malefico em pratica, que era derrubar o chefe e assumir seu lugar.

Alem disso ele torturava colegas psicologicamente, tirando sarro e os humilhando constantemente, como forma de fazer um controle psicologico sobre a equipe. Assim todos estavam sob seu controle, sem conseguir reagir a toda essa situacao. Chegou ao ponto dele hackear o cvs da empresa, fazendo commits com usuario dos colegas com codigo e comentarios todos zuados, colocando os mesmos em situacoes de constragimento.

Eu quase me suicidei na epoca, mas antes disso tomei uma das melhores atitudes que ja tive na vida, que foi pedir demissao e voltar para a iniciativa privada, hoje vejo uma luz no fim do tunel, mesmo que ainda distante pois nao produzo mais da mesma forma, estou empurrando a vida com a barriga sem proposito nenhum, sem saber o amanha. O que devo fazer agora para voltar a ser um programador Java de alto nivel e superar esse trauma?

Oá zeeduardo.
Cara que relato triste, eu e alguns dos meus colegas estamos no último semestre de Eng. da Computação e queremos muito um emprego publico, por conta da sonhada estabilidade, algo importante quando pensamos nos projetos de longo prazo que temos (viajar bastante).
Relatos como esse dão até um desanimo.
Pior que também penso que um dos maus do funcionalismo publico é justamente a estabilidade, se por um lado é uma vantagem que o setor publico oferece em relação ao privado (para, em teoria, manter bons profissionais) por outro acaba por gerar situações como esta que você descreveu, na iniciativa privada com certeza existem casos como esse mas mais cedo ou mais tarde o negocio azeda e providencias tem de ser tomadas.
Como do serviço publico meio que se espera o contrario de excelência, então esse tipo de situação vai sendo mantido com dinheiro do contribuinte.

Força, espero que você se recupere. Boa sorte!

Em geral, o que acontece é que na iniciativa privada tem muito mais exploração das pessoas do que no funcionalismo público. O que podia tentar se fazer era pedir alguma transferência para alguma outra área, para ver se dava uma melhorada.

Esse orgão da prefeitura aí é uma espécie de veneno que só faz mal a vocês. Aqui está o relato de um outro cara que parece fazer parte do time que você citou.

Nesse post aqui (que você mesmo fez) você está “choramingando” por causa que está numa situação parecida. Aliás, você até cita o Zeduardo (não sei se é nome de guerra) e parecem ser do mesmo time.

É o mesmo cara kk, não da pra levar a serio os tópicos dele não, só da pra rir

@ZeDangular @JCorcoran (Esse ja mudou de nome 3 vezes)