Desenhos geométricos

Galera, tem como fazer desenhos geométricos em java??
Ex: Circulo, triangulo, retangulo…
Existe isso??
Grato.

tem sim
Procure sobre a classe Graphics :wink:

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/

Qualquer dúvida procure aqui mesmo no fórum e no google também!

[]'s

Tem como eu fazer a bandeira do Brasil por exemplo em java?? alguém tem algum exemplo onde eu possa começar? agradeço

Uma opção para você aprender, é fazer o tutorial de Java 2D da Sun. Esta é a API que você vai utilizar para fazer os desenhos. Segue o link:

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/2d/index.html

As figuras eu já aprendi a fazer, só queria saber como faço para colocar uma dentro da outra… por exemplo. Quero colocar um círculo dentro de um retângulo… queria aprender a fazer isso e não estou achando tutorial na net. Agradeço!!

HELP PLEASE!!

É só colocar uma por cima da outra mesmo… Uma figura vai sobrepor a outra dando a impressão de estar “dentro”.

Mas para posicionar as figuras de forma a eles ficarem corretas, aí você vai ter que estudar um pouquinho de geometria descritiva…

[]s

Veja meu código:

import java.awt.Canvas;
import java.awt.Frame;
import java.awt.Graphics;
import java.awt.Color;

import java.awt.event.WindowAdapter;
import java.awt.event.WindowEvent;

public class Figuras extends Frame {

public Figuras() {

super ( “Trabalho Passos”);
setSize(400, 400);
setLocationRelativeTo(null);
addWindowListener(new WindowAdapter(){
public void windowClosing(WindowEvent e) {
System.exit(0);
}
});

    add("Center", new Pintor());

}

public static void main(String args[]) {

    new Figuras().show();

}

}

class Pintor extends Canvas {

public void paint(Graphics e) {


    e.setColor(Color.BLACK);
    e.fillRect(100, 100, 100, 100);
    e.setColor(Color.RED);
    e.fillOval( 100, 10, 50, 30 );

   
    
}

}

Quero colocar o círculo dentro do retangulo… vc tem idéia de como se faz isso? obrigado!!

Vc vai precisar saber onde fica o centro geométrico do retângulo. É o ponto de intersecção entre as duas diagonais do retângulo. Se vc tiver L1 como a maior largura e L2 como a menor, para um par (x,y) como coordenadas do centro, vc terá, por exemplo:

Centro = C(L1/2, L2/2)

Supondo que seu retângulo esteja com a base sobre o eixo X e com a lateral esquerda sobre o eixo Y.

Se vc utilizar este ponto central também como centro da circunferência, coneguirá centralizá-la no seu retângulo :slight_smile:

Abraço