Desenvolvedor Java está em alta no mercado

Pra mim o que este texto deixa claro é porque o jornalismo esta em crise. O autor tira uma conclusao dessas baseado em meia duzia de pessoas que ele entrevistou.

Vou vou dar a minha opinião

1- Sobre a crise “estar bombando” eu já não concordo. Não quero dizer que a crise já passou, mas a época que “mais bombou” foi no final de dezembro pra março, essa época estava meio complicado de achar emprego e estava rolando várias demissões. Hoje em dia não tá tão ruim, já tenho recebido ligações e inclusive colegas que são gerentes hoje já mandam e-mail pra distribuir com várias vagas pra N lugares.

2- Pra mim o salário não tá descendo, pelo contrário, está aumentando e acredito que pra muita gente esteja assim também. Obviamente que “programador java” é carne de vaca, agora se tu souber algo a mais (SOA, RIA, Inglês fluente, rails, arquitetura etc) os salário tendem sim a ser melhores. Além disso, esse lance de “salário baixando” é muito pessoal. Todas as entrevistas que fiz foram salários para ser negociados, “a combinar” e quem faz o preço é você.

3- como citado no item 1, as coisas já estão voltando no eixo. Ela só não está no topo, mas o problema é que todo ano é assim, sai uma notícia dessa e todo mundo reclama que não é bem assim, então acaba sendo um comentário meio nada a ver, sei lá.

Agora uma coisa é você acreditar em catho, netcarreiras, apinfo e outra é vocẽ viver o mercado e ver como as coisas funcionam. Eu prefiro a segunda opção.

Não entendi pq a galera ta questionando a informação dos salários. Eu acho que é nessa faixa mesmo.
Analista Jr(Analista, não programador) é normal ganhar na faixa de 3 mil.
E Analista Sr. ganha até mais que 6mil, dependendo da empresa e do profissional.

[quote=Leozin][quote=luistiagos]
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/07/2…-java-esta-em-alta-no-mercado/

para começar o link ja esta errado: “java-esta-em-alta-no-mercado” quem conhece a realidade e não vive em wonderland sabe que a coisa ta preta… não só em java mais no mercado inteiro… a crise ta bombando…
o salario descendo… e java esta bem em baixo… com excessão de alguns que ganham bem… mas a grande maioria que trabalha com java ganha mal hj… pode ser que ganhavam bem no passado mas hj ta fraco a coisa…
e o desemprego tbm aumentou muito… o que se safa em TI que realmente esta em alta pelo que vejo e SAP…

se não acredita em mim basta vc acessar o netcarreiras, infojobs, catho ou algo assim e fazer uma breve pesquisa salarial com a palavra chave “java” vc vai ver o pq eu não concordo com isto dai…
[/quote]

Vou vou dar a minha opinião

1- Sobre a crise “estar bombando” eu já não concordo. Não quero dizer que a crise já passou, mas a época que “mais bombou” foi no final de dezembro pra março, essa época estava meio complicado de achar emprego e estava rolando várias demissões. Hoje em dia não tá tão ruim, já tenho recebido ligações e inclusive colegas que são gerentes hoje já mandam e-mail pra distribuir com várias vagas pra N lugares.

2- Pra mim o salário não tá descendo, pelo contrário, está aumentando e acredito que pra muita gente esteja assim também. Obviamente que “programador java” é carne de vaca, agora se tu souber algo a mais (SOA, RIA, Inglês fluente, rails, arquitetura etc) os salário tendem sim a ser melhores. Além disso, esse lance de “salário baixando” é muito pessoal. Todas as entrevistas que fiz foram salários para ser negociados, “a combinar” e quem faz o preço é você.

3- como citado no item 1, as coisas já estão voltando no eixo. Ela só não está no topo, mas o problema é que todo ano é assim, sai uma notícia dessa e todo mundo reclama que não é bem assim, então acaba sendo um comentário meio nada a ver, sei lá.

Agora uma coisa é você acreditar em catho, netcarreiras, apinfo e outra é vocẽ viver o mercado e ver como as coisas funcionam. Eu prefiro a segunda opção.[/quote]

É que vc é de SP né… ai a realidade é outra… agora se vc for ver outras cidades vai ver que a coisa não é bem assim…

o bom profissional nunca está desempregado, e nunca é mal pago. seja na área que for.

Ha, tem empresa ae oferecendo 1500 a 2000 para júnior e tb vi proposta para pleno que não chegava a 3000

Esqueceram de dizer tb q os desenvolvedores Java são os mais bonitos, inteligentes, gostosos e audazes :wink:

"

pois é… outro dia uma empresa me fez uma proposta (muito da sem vergonha na minha opinião) de 2K pj… sim, PJ… em sp capital…

Bom, minha opinião é de que os salários são nessa faixa mesmo, é claro que tem uma variação regional.
Por exemplo: quem ganha x na cidade de Uberlândia, ganharia 2x em SP.
Tem também o regime de contratação PJ te posibilita ganhar mais 50% em média do que CLT.

Agora jé vi muitas empresas contratarem recém formados por R$ 1000,00 PJ e alocar o cara em outra empresa por 4x ou mais.
Isso é culpa de quem tá começando, ficam com medo de pedir mais e acabam aceitando um salário baixo. Pra mim uma pessoa que se forma na área de TI deve exigir um salário inicial de no mínimo R$ 2000,00 CLT pra mais dependendo da sua região. Assim se você tem uma despesa média de R$ 700,00 mensais sobra um pouco pra sua diversão e um pouco para você investir em qualificação.

Outra coisa importante é que nessa área é que na maioria das vezes só se ganha um aumento de salário quando se troca de emprego, então se você receber uma oportunidade dessas não aceite menos do que 30% a mais do que seu salário atual.

mas para quem ta começando tb é foda…olha as vagas para estágio, que praticamente querem um profissional completo,pelo conhecimento que exigem…huahua…

vi vagas assim:

Estagiário java

conhecimento J2SE, J2EE, Struts, JSF, Hibernate, Banco de dados Oracle

Desejável conhecimento em “Flash” e “Dreamweaver”

Inglês avançado ou fluente…

salário:800,00 mais VT e VR :shock:

Só olhar a net, ta cheio de coisa assim…e sim, tem muita empresa ae contartando como PJ e querendo pagar 2000,3000…

o esquema é mesmo ter um diferencial para poder ser diferenciado no mercado, como citado acima…

[quote=luistiagos][quote=Leozin][quote=luistiagos]
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/07/2…-java-esta-em-alta-no-mercado/

para começar o link ja esta errado: “java-esta-em-alta-no-mercado” quem conhece a realidade e não vive em wonderland sabe que a coisa ta preta… não só em java mais no mercado inteiro… a crise ta bombando…
o salario descendo… e java esta bem em baixo… com excessão de alguns que ganham bem… mas a grande maioria que trabalha com java ganha mal hj… pode ser que ganhavam bem no passado mas hj ta fraco a coisa…
e o desemprego tbm aumentou muito… o que se safa em TI que realmente esta em alta pelo que vejo e SAP…

se não acredita em mim basta vc acessar o netcarreiras, infojobs, catho ou algo assim e fazer uma breve pesquisa salarial com a palavra chave “java” vc vai ver o pq eu não concordo com isto dai…
[/quote]

Vou vou dar a minha opinião

1- Sobre a crise “estar bombando” eu já não concordo. Não quero dizer que a crise já passou, mas a época que “mais bombou” foi no final de dezembro pra março, essa época estava meio complicado de achar emprego e estava rolando várias demissões. Hoje em dia não tá tão ruim, já tenho recebido ligações e inclusive colegas que são gerentes hoje já mandam e-mail pra distribuir com várias vagas pra N lugares.

2- Pra mim o salário não tá descendo, pelo contrário, está aumentando e acredito que pra muita gente esteja assim também. Obviamente que “programador java” é carne de vaca, agora se tu souber algo a mais (SOA, RIA, Inglês fluente, rails, arquitetura etc) os salário tendem sim a ser melhores. Além disso, esse lance de “salário baixando” é muito pessoal. Todas as entrevistas que fiz foram salários para ser negociados, “a combinar” e quem faz o preço é você.

3- como citado no item 1, as coisas já estão voltando no eixo. Ela só não está no topo, mas o problema é que todo ano é assim, sai uma notícia dessa e todo mundo reclama que não é bem assim, então acaba sendo um comentário meio nada a ver, sei lá.

Agora uma coisa é você acreditar em catho, netcarreiras, apinfo e outra é vocẽ viver o mercado e ver como as coisas funcionam. Eu prefiro a segunda opção.[/quote]

É que vc é de SP né… ai a realidade é outra… agora se vc for ver outras cidades vai ver que a coisa não é bem assim… [/quote]

Eu sou de outra cidade e concordo totalmente com o Leozin. Esse mes, minha empresa contratou mais 17 programadores. Recebi por e-mail uma proposta de outra empresa de uma equipe nova que esta sendo formada, mais de 60 vagas. E concordo também com o que foi falado antes, se você tiver algum diferencial, da para conseguir um salário bem legal.

"

Mas o que seria um diferencial para o mercado atual ?

Olá!
Esse é meu primeiro post no grupo!
tem uma tabela salarial aqui:

Eu ainda não estou estou no mercado. Tenho apenas 6 meses de facul e já estou preocupado com a questão salarial para os próximos anos.
Acho um absurdo o que as empresas estão oferecendo. Pretendo me especializar, mas para isso é necessário investimento. Como vou investir com salários tão baixos?
Fico chocado quando percebo que para o estágio (que estou procurando) eles pedem experiência… Isso não é estágio é exploração de mão-de-obra barata!
Pegam alguém com conhecimento Jr. e pagam como estágiário. E só fazem isso porque nós aceitamos… mas é possível não aceitar?
Parece que virou cultural! Quando isso começou, será que ninguém se deu conta que estava prostuindo o mercado? E agora, será reversível essa situação?
Se um bom profissional não aceita, sempre tem um outro bom profissional que faz por menos, sem se dar conta que está acabando com área que ele próprio atua.
enfim… é desanimador!

Abraços,
And.

Qual é o SEU mercado primeiramente?

Vender para o consumidor final, trabalhar pra empresa de tecnologia de ponta ou startups, ser mais um programador no departamento de TI de alguma grande empresa “corporativa”.

Para esse último provavelmente qualquer linguagem da moda serve (dada a quantidade de opções vc pode tirar no cara-e-coroa). Também gostar de preencher planilha com quanto tempo levou pra fazer qualquer coisa (como ir ao banheiro e beber agua) é um diferencial.

"

[quote=Tio And]Olá!
Esse é meu primeiro post no grupo!
tem uma tabela salarial aqui:

Eu ainda não estou estou no mercado. Tenho apenas 6 meses de facul e já estou preocupado com a questão salarial para os próximos anos.
Acho um absurdo o que as empresas estão oferecendo. Pretendo me especializar, mas para isso é necessário investimento. Como vou investir com salários tão baixos?
Fico chocado quando percebo que para o estágio (que estou procurando) eles pedem experiência… Isso não é estágio é exploração de mão-de-obra barata!
Pegam alguém com conhecimento Jr. e pagam como estágiário. E só fazem isso porque nós aceitamos… mas é possível não aceitar?
Parece que virou cultural! Quando isso começou, será que ninguém se deu conta que estava prostuindo o mercado? E agora, será reversível essa situação?
Se um bom profissional não aceita, sempre tem um outro bom profissional que faz por menos, sem se dar conta que está acabando com área que ele próprio atua.
enfim… é desanimador!

Abraços,
And.[/quote]

Acho que as coisas são assim também é pela falta de organização da nossa profissião, outro dia conversando com um colega ele me disse que na empresa onde ele trabalha tem vários engenheiros, o piso salárial deles é de no mínimo 4 salários, ou seja, o cara pra ser um simples estagiário ganha 4 salários enquanto que na nossa profissão não tem nada que regulamenta.

Eu por exemplo sai da faculdade pagando mais de R$600,00/mês enquanto que tem gente que faz um cursinho de lógica de 3 meses a R$400,00/mês + 1 livro de linguagem qualquer, aprende a programar e pronto, já é um cara pra concorrer a uma vaga com você. Acho que se nós tivéssemos um orgão que vigiasse a profissão teríamos um salário e condições de trabalho melhores.

[quote=moacirjava][quote=Tio And]Olá!
Esse é meu primeiro post no grupo!
tem uma tabela salarial aqui:

Eu ainda não estou estou no mercado. Tenho apenas 6 meses de facul e já estou preocupado com a questão salarial para os próximos anos.
Acho um absurdo o que as empresas estão oferecendo. Pretendo me especializar, mas para isso é necessário investimento. Como vou investir com salários tão baixos?
Fico chocado quando percebo que para o estágio (que estou procurando) eles pedem experiência… Isso não é estágio é exploração de mão-de-obra barata!
Pegam alguém com conhecimento Jr. e pagam como estágiário. E só fazem isso porque nós aceitamos… mas é possível não aceitar?
Parece que virou cultural! Quando isso começou, será que ninguém se deu conta que estava prostuindo o mercado? E agora, será reversível essa situação?
Se um bom profissional não aceita, sempre tem um outro bom profissional que faz por menos, sem se dar conta que está acabando com área que ele próprio atua.
enfim… é desanimador!

Abraços,
And.[/quote]

Acho que as coisas são assim também é pela falta de organização da nossa profissião, outro dia conversando com um colega ele me disse que na empresa onde ele trabalha tem vários engenheiros, o piso salárial deles é de no mínimo 4 salários, ou seja, o cara pra ser um simples estagiário ganha 4 salários enquanto que na nossa profissão não tem nada que regulamenta.

Eu por exemplo sai da faculdade pagando mais de R$600,00/mês enquanto que tem gente que faz um cursinho de lógica de 3 meses a R$400,00/mês + 1 livro de linguagem qualquer, aprende a programar e pronto, já é um cara pra concorrer a uma vaga com você. Acho que se nós tivéssemos um orgão que vigiasse a profissão teríamos um salário e condições de trabalho melhores.[/quote]

Pena que nosso excelentíssimo presidente do STF não anda concordando, já que disse que várias profissões não necessiam de regulamentação (vide o que aconteceu com o Jornalismo), eheh.

[quote=moacirjava]
Acho que as coisas são assim também é pela falta de organização da nossa profissião, outro dia conversando com um colega ele me disse que na empresa onde ele trabalha tem vários engenheiros, o piso salárial deles é de no mínimo 4 salários, ou seja, o cara pra ser um simples estagiário ganha 4 salários enquanto que na nossa profissão não tem nada que regulamenta.[/quote]

Comigo, ao contrário, a unica profissão que conheco onde tem estagiário ganhando 4 salarios, ou mais, é informática.