Desenvolvedor Java ou Analista de Testes:

Bom dia pessoal!!

Desculpem o titulo do tópico, sei que a pergunta que vou saber é muito individual e parte tambem do principio de interesses e apdtidão mas essa duvida está me matando…

Hoje, estou com 20 anos, cursando ADS , e atuo na IBM (só sendo citada pois creio que seja relevante pra solução desse topico) como Jovem aprendiz na area de testes a 1 ano e meio.

Porem, desde meus primordios,e antes de entrar aqui, sempre fui voltado pra programação (phyton, c#), e com a faculdade me interessei arduamente por Java, pretendendo seguir carreira inclusive (sim, mergulhei de cabeca na linguagem, estou devorando livros), mas hoje na minha area meu contato é muito pouco com isso, e de certa forma me frustou um pouco mesmo sendo uma empresa reconhecida.

O problema é, meu superior, ele ja sabendo do meu interesse em java de outras conversas, me fez uma proposta…de um novo projeto que seria implementado, aonde todos os testes que são manuais,teriam de virar testes automatizados (seja em selenium ou rft que é uma ferramenta deles), aonde eu estaria “programando” em java, pois é a linguagem utilizada.

A minha duvida é, numa empresa aonde eu posso adquirir muito conhecimento de outras pessoa como a IBM, qual seria a melhor opçao pra quem quer trabalhar com java? Alguem sabe como é a area de Testes Automatizado pra Java, o foco é totalmente outro? Da pra ser um bom Desenvolvedor Java trabalhando com testes?

Me ajudem pessoal kkkkkk
Abraços.

Resposta simples e objetiva!
No meu ponto de vista, para ser um bom desenvolvedor, deve-se saber pelo menos o mínimo sobre testes, afinal como alguém vai saber o caminho para desenvolver uma solução para um problema da melhor maneira possível ? (Acredito que não tenha como desenvolver alguma coisa sem testar, pois é aqui o ponto principal onde identificamos possíveis erros e bugs para realizar melhorias).

Conhecimento sempre vem com a troca de experiência com pessoas da área, trabalho com Java desde 2014 (Analista/Tester e Dev), e te digo que a cada dia eu aprendo uma coisa diferente!

Essa pode ser a sua oportunidade.

Super concordo com o ponto de vista, por isso dizem que o pior inimigo do dev é o tester e vice-versa. Creio que essa experiencia de 1 ano e meio em Teste já me deu essa visão. Mas na verdade a minha duvida é, o dev de teste automatizado se diferencia muito do dev java?

Eu me jogando de cabeça nesse projeto, num futuro eu poderia migrar (com o conhecimento técnico adquirido) para DEV java? Ou caso eu indo para dev jav, eu evoluiria na linguagem muito mais rapido do que comecando como dev de teste…

Realmente diferencia um pouco, mas oque diferencia mais é a forma de pensar sobre o funcionamento do programa, e claro para testar você vai aprender como se comportam os componentes etc.
Em meu ponto de vista você vai ter uma curva de aprendizado um pouco maior (e mais completa) entrando em testes primeiro, do que entrando em DEV, mas você no final irá ter mais facilidade e conseguira criar códigos/programas com mais qualidade.

obs.: Tester é considerado “inimigo” do DEV porque geralmente ele encontra erros, bugs ou possíveis erros e bugs, e o DEV tem que corrigir seu trabalho, e muitas vezes eles não gostam do retrabalho, e a evidencia de um erro em seus códigos kkkk.

Boa sorte .o/

Cada Dev tem suas particularidades, a maior diferença é que um vai lidar diretamente com a aplicação e o outro com automatização de testes para a aplicação em questão, ambos adquirem o mesmo nível de conhecimento, porém cada um voltado para aquilo em que se está trabalhando, no seu caso em testes!
Em um futuro caso você migre para o desenvolvimento de aplicações ao invés de testes, você terá um ganho de produtividade/qualidade e excelência em seus códigos, devido ao conhecimento adquirido em testes!

Eu sei que vai parecer insistencia em cair pra DEV, mas eu quero reinterar que eu ja tenho essa experiencia e conhecimento em teste (nesse caso o que eu não sei é a parte tecnica voltado pra java) a parte de como funciona e do porque e como fazer um teste eu já conheco, é ai que mora minha duvida. Fora a parte teorica do teste, o que ir pra ir pra DEV de teste automatizado me acrescentaria que o DEV normal não?

É como eu te disse na primeira resposta, mas acho que não fui muito claro, te acrescentaria o conhecimento de poder fazer algoritmos bem mais elaborados e flexíveis sendo os mesmos mais passíveis de erros

Aceite imediatamente a oportunidade de analista de testes e cai dentro do Selenium! Vai ser uma boa ponte para depois poder atuar no desenvolvimento “normal” de funcionalidades para o negócio.

Se quer ser dev, procure oportunidades em empresa de tecnologia.

A IBM de hj é basicamente uma imobiliária.