Desenvolvedores Web vs Wix.com

Olá galera,

Estou querendo ingressar na área de desenvolvimento web, mas ainda está valendo a pena se tornar desenvolvedor web? Por conta de existir tantos sites de criação até mesmo gratuito, tenho um amigo que já virou e falou que não há necessidade de estudar HTML e CSS entre outros porque existem plataformas que faz tudo isso de maneira automática, basta entender um pouco de photoshop e coreldraw que ta feito o serviço(o pior é que ele ganha muito dinheiro, sem ao menos saber como inicia um documento HTML).
Se tem algum dev front-end aqui, como está o mercado de trabalho hoje existindo essas plataformas?

Mas você quer ser um desenvolvedor web (programador) ou designer? Está mirando ser freelance ou trabalhar em equipes e empresas?

Pelo que seu amigo descreveu, ele não é um desenvolvedor/programador, mas sim um designer. Ou seja, ele pega ferramentas prontas (como CMSs), faz o trabalho de arte e adaptação pro cliente e entrega o site funcionando. Para isso, o conhecimento de desenvolvimento e configuração ajuda, mas não é essencial nem o foco.

Um desenvolvedor tem um objetivo diferente. Ele foca mais em adicionar funcionalidade e recursos ao site, não apenas deixá-lo bonito. Em alguns casos, ele não faz nada da parte visual. Mesmo no caso de CMSs, há personalizações que o cliente precisa que demandam um conhecimento da parte de programação (tanto front quanto back-end).

Vale notar que ambos (desenvolvedor e designer) não concorrem diretamente, mas se complementam. Obviamente, um profissional capaz de atuar em ambos será mais flexível e possivelmente mais valioso.

Há toneladas de ferramentas para facilitar a criação de sites mas, sem pessoas capazes de usá-las, elas são inúteis.

Abraço.

2 curtidas

Olá

Sim, meu sonho é ser um freelance, e quero trabalhar tanto com design, front-end e se possível fazer o back-end de um site também. Já pesquisei sobre os assuntos que devo dominar e estou disposto a encarar kk esses dias fiquei um pouco desanimado por vêr essas ferramentas e pensei que futuramente poderia desvalorizar muito meu trabalho e de outros devs já no mercado.

O que desvaloriza o trabalho como desenvolvedor de sites é o facebook que não requer conhecimento de photoshop ou corel, e não sites quase desconhecidos…

Olá pessoal!

O tema levantado é algo que já me questionei e debati com alguns colegas do escritório.
Sabemos a importância dos desenvolvedores web, aprender linguagem de formatação e estilo (HTML/CSS), assim como Javascript é importante se você quer atuar como Front-End. Os Designers são pessoas complementares, muito importantes para a experiência visual do usuário. O Back-End contribui com as funcionalidades do site, rodando por trás do seu front, fazendo a comunicação com o banco de dados, e servidor.

Mas direcionando a discussão para as plataformas de desenvolvimento “automático”, eu diria que tem espaço pra todo mundo. As plataformas atende aqueles que precisam de algo rápido e prático, conheço casos de pessoas que utilizam apenas para colocar uma página bonitinha para falar que está em desenvolvimento enquanto procura um desenvolvedor. As empresas em grande maioria presa por um trabalho personalizado, contratando um profissional capacitado, ou o serviço de alguma agência.

Aconselho que conheça as linguagens web, caso não se identifique, busque outras linguagens, existem muitas linguagens a serem explorada, e um desenvolvedor está sempre precisando aprender e codar em várias linguagens.

//Eu não aguento mais o comercial do wix nos vídeos do youtube ashuashuashua

Atenciosamente,
Yanka Santos

2 curtidas

Algum motivo especial pra chamar essas ferramentas de “plataforma” e designer de “desenvolvedor”.

Instala adblock. :wink:

Não, nenhum motivo especial.
Obrigada pela dica ^-^