Desenvolvimento de um app educacional para Android?

Pretendo desenvolver um aplicativo educacional para Android, que é o tema do meu trabalho de conclusão de curso e estou sem ideias sobre o aplicativo a desenvolver, programas a usar e linguagens.

Se alguém poder me ajudar?

Você pretende desenvolver um aplicativo educacional voltado a que, exatamente?
Qual a faixa etária que deseja atingir? até 4? 5 a 7? 7 a 9? 10 e 11 anos? 12 ou mais?
Linguagens? Pretende fazer apenas android? iOs? Ambos?

1 curtida

@Luis_Augusto_Santos

Pretendo fazer um aplicativo educacional voltado pra prevenção de doenças!

Do tipo perguntas e respostas!

Somente para Android

Olá @El_Grego uma dica que eu daria seria já que se trata de um aplicativo android, você utilizar a linguagem Java e a IDE Android Studio.

Link API do Android: https://developer.android.com/guide/index.html

A API do Android também pode lhe clarear um pouco sobre o desenvolvimento em si, e uma coisa que você poderia pensar inicialmente, seria quais seriam as telas do seu aplicativo, que daí talvez você já consiga começar a destrinchar um pouco. Algo que você pode fazer também para obter mais noção de como fazer o aplicativo, é pesquisar outros aplicativos que sejam de perguntas e respostas, de forma a te dar uma base sobre as telas dele.

Abração!

2 curtidas

Uma sugestão para um público em geral seria sobre as ameaças dos mosquitos da dengue quais a as doenças e como previnir e como tratar.

Ainda neste mesmo ponto pode levar um pouco mais além e abordar as pragas urbanas de maneira geral.

Caso queira um público específico, pode abordar doenças sexualmente transmissíveis no caso do público jovem, ou doenças senís para as pessoas de mais idade como parkinson e alzheimer.

Quanto ao aplicativo em sí, você pode faze-lo como uma base de conhecimento.

Você cria um WebService restful que consulta as doenças e como prevenir e tratá-las.
Daí você pode disponibilizar essas informações tanto via Android quanto qualquer outra linguagem que queira.

2 curtidas

Você pode criar um antivirus pra Android. :wink:

1 curtida

Olá @El_Grego
Um Aplicativo Educacional voltado à Prevenção de Doenças eu aconcelho realmente o uso do Android Studio com Java mesmo, para criar uma aplicação nativa para o Android, outra opção seria usar criar uma aplicação hibrida que poderia ser facilmente(talvez não tanto) migrada pra outra plataforma(iOS ou Windows Phone), existem alguns ótimos frameworks para criação de apps híbridos, como Ionic ou Cordova, todas essas opções são gratuitas.

Quanto a uma ideia geral da aplicação, seria interessante se você, além de todas as ideias que você teve é claro, seria utilizar a geolocalização do celular para localizar pronto atendimentos, hospitais, clínicas e unidades de saúde próximas ao usuário da aplicação, estas informações seriam recebidas do Google Maps.

Também colocar botões com Telefones Úteis para que quando você toque este botão ele já efetue uma ligação.

1 curtida

Olá @Rennosmx Muito Obrigado!

Vou pesquisar sobre o assunto é tratar das telas…

Mais sendo um aplicativo voltado a prevenção de saúde, achas que terei que escolher uma doença pela qual o meu aplicativo ajudará a prevenir!?

Abraços

Olá @Matheusrfjava
Gostei da ideia, só uma dúvida!

Pretendo fazer um aplicativo de perguntas e respostas. Com base nesta linha de pensamento, na tua ideia como seria o aplicativo!? Sugestões

Abraços

Olá @pfk66
Um antivírus seria fugir do meu tema!

Abraços

Olá @melkysalem

Obrigado!
Acho que usando o Android Studio com Java seria mais legal.

Só uma duvida!
A ideia de geolocalização será incorporada no aplicativo ou é um outro aplicativo que deve ser criado!?

Abraços

Como é um app de pergunta e resposta. Você poderia desenvolver um game do tipo quiz. Com pontuação e tudo mais. (Use perguntas e respostas simples para facilitar o jogador a vencer e incentivá-lo a continuar no game)

Agora caso queira disponibilizar um conteúdo mais completo com os detalhes do tratamento e etc.

Você pode fazer apenas um formulário. Com um campo de texto para pesquisa e um combobox com as opções de ex: Tratamento, Doença, Sintomas.

Aí o usuário seleciona o tipo de pesquisa e dá os detalhes.

Ex: Combo = Doença. Pesquisa = HPV

1 curtida

Acho que você pode fazer tanto voltado para apenas uma doença, como voltado para várias de maneira mais generalista, creio que nesse ponto fica a seu critério.

Abração!

1 curtida

Olá @Matheusrfjava
Obrigado pela ideia… vou estudar!

Se tiver uma dúvida voltarei a perguntar!

Olá @Rennosmx
Sendo meu primeiro aplicativo, irei mesmo me focar numa só doença

Obrigado e Abraços