Desenvolvimento para mobile

Ola pessoal boa noite estou iniciando com a programacao para mobile e pesquisei algum acerca disso mas fiquei com muita duvida sobre quais as linguagem que e utilizado. Eu vi que o ios usa uma linguagem chama Swift e vi tambem que e desenvolvida em c# fiquei meio confuso.
O outro problema e sobre os ide, vi que para cada sistema operativo e usado um ide e que podemos usr o xamarin para fazer um unico app usando uma ide isso e uma boa ideia e uma boa pratica o seu uso
Eu ja programo em java e C e nao tenho o conhecimento sobre as outras linguagens para mobile, alguem podeira me orientar sobre esse assunto

Sim, há mais de uma opção de linguagem para cada plataforma e sistema.

Para Android, a linguagem oficial é Java. Recentemente, também foi adicionada a linguagem Kotlin, que deve se tornar a linguagem principal do Android em breve. Usando A IDE Android Studio, você pode programar em ambas (Java e Kotlin).

Para iOS, a linguagem oficial é Swift, uma linguagem que a Apple desenvolveu recentemente. Você também pode usar Objective C, mas não vale a pena. Swift é muito superior e muito mais fácil. Mas um detalhe: para programar em Swift você precisa do XCode, que só roda no OSX. Ou seja, você precisa de um Mac.

Há outras ferramentas multiplataforma, ou seja, que permitem programar tanto para iOS quando Android, que podem usar outras linguagens, como Javascript. Dentre elas, o Xamarin, PhoneGap e Appcelerator. Leia mais em http://www.businessofapps.com/guide/cross-platform-mobile-app-development/ .

Abraço.

1 curtida