Desistir ou não de ser programadora c#? Após reprovar em entrevistas

Gente eu gostaria de um conselho, como vocês se preparam para entrevistas para vagas de Desenvolvimento c# .Net júnior?
Estagiei por 1 ano, mas após isso já reprovei em 7 entrevistas seguidas. Sempre em testes de c#, ASP. net framework ou lógica de programação. No meu estágio eu passei muito mais tempo corrigindo bugs do que implementando coisas novas.

Saudações. @Lucia_Gabiatti!
Se esta é a área que você gosta de atuar não desista.
Eu nunca trabalhei na área de desenvolvimento, me considero uma entusiasta em relação a programação. Mesmo nunca trabalhando na área, por diversos fatores durante toda minha vida, ainda tenho o mesmo sentimento quando o assunto é programação. As Entrevista não devem te derrubar e sim te dar mais força.

A ideia é manter a mente ocupada e estar dentre os que procuram o mesmo que você. Minha dica é montar um grupo de pessoas com interesse em aprender programação da linguagem que você deseja desenvolver e iniciar um projeto mesmo que apenas para aprendizagem. Em um grupo você acaba aprendendo e passando seus conhecimentos para os outros, além de resolver problemas que irão aparecer ao longo do projeto. Esteja sempre envolvida com tudo, não deixe que os outros façam o projeto por você.

se for criar algum grupo para desenvolver, conte comigo. Abraço a todos.

Cara é assim mesmo, o que recomendo e ir treinando C# e aprendendo mais, se possível tentar pegar outro estágio na área.

Olá @Lucia_Gabiatti!
Se você curte o que está fazendo, não desiste não pô :persevere:
Conheço amigos que conseguiram o primeiro emprego na área de desenvolvimento com muita persistência mesmo, depois tudo valeu a pena.
Continue em contato com a linguagem e tente criar alguns projetinhos pra lançar no Github, que é uma plataforma bem visada por algumas empresas na hora de ver como você programa.

Boa sorte nessa jornada, abraços! :grinning:

Estude o que pediram nos testes, cada vez mais estará preparado.

Então faz um projeto por sua conta, não fique esperado chegar a oportunidade.

1 curtida

Bom, eu trabalho com desenvolvimento de software em C#, atualmente dando sustentação em sistemas antigos, ou seja, para o mercado estou desatualizado com algumas tecnologias e provavelmente passarei o mesmo que você.
Mas por experiência própria te diria o seguinte, não desanima e aproveita que você já foi reprovada 7 vezes, isso te dá a vantagem de saber o que cai nas entrevistas, use seu tempo vago e abra o Visual Studio e treine, faça um crud simples com Asp.net MVC, Entity Framework, aprenda algumas bibliotecas javascript, repasse na sua cabeça o que pediram nas entrevistas e tente fazer em casa, no começo vai sentir dificuldade mas depois vai acontecer tudo naturalmente e quando menos perceber, estará pronta para as entrevistas, desenvolvimento é tudo questão de treino e força de vontade, abraços!

Obrigada, vou pensar nisso!

Você parece ser um chato, mas tem razão; XD

Deni, bom saber, tenho a impressão que todo mundo passa de primeira menos eu XD.

Obrigada, mas estágios estão aparecendo poucos no momento.Em comparação a CLT. Vou estudar mais. Realmente não me preparei antes de ir :C.

Obrigada pela resposta! Trabalha há muito tempo na área? Já passou antes por esses apuros?
Eu estou me sentindo a pessoa mais burra do mundo ultimamente. Isso, porque sempre fui uma boa aluna até mesmo na faculdade, mas vou melhorar isso.

Trabalha há muito tempo na área?

  • Sim, mais de 6 anos e 4 deles com sustentação(WebForms, Sql Server, Ado.Net e etc…)

Já passou antes por esses apuros?

  • Sim, no início fiz estágio de 1 ano e depois que acabou o contrato fui dispensando, era estatal e não contratava tão facilmente, depois trabalhei 3 anos com suporte e redes, neste tempo fiquei sem programar e no último ano resolvi estudar novamente programação e consegui um de desenvolvedor junior de tão preparado que eu estava.

Não se sinta burra, a culpa não é sua, mas das empresas que querem estagiários que já resolvam problemas complexos, por isso exigem muito.

Desistir?

Jamais! Principalmente agora que você já tem experiências com entrevista e sabe o que o mercado esta exigindo.

Resta agora ser resiliente e focar, pode ter certeza sua contratação esta mais próxima do que antes.

Obrigada, Cesar. Segunda-feira, reprovei em mais uma entrevista. Dessa vez passei na primeira etapa de provas, mas o gestor queria alguém com experiência em WCF. Vejo que o mercado precisando muito dessa experiência. Eu vou tentar me animar e seguir em frente com um sistema e-commerce que estou terminando em .NET. Mas ainda estou bem baqueada, de tantas reprovações. Vou dar um tempo agora, e daqui um mês volto a fazer entrevistas. Complicado é quando o lado financeiro começa a apertar. Estou na fossa hoje :slightly_frowning_face:. Bem faz parte.
Se puder me dar uma ideia de como aprender e aplicar o conceito de WCF, serei bem grata. Preciso de algo pra me animar.
Ta chegando as férias da facul, vou ter mais tempo para estudar com mais foco.

Lucia, o que se pede vai mudar de empresa para empresa, WCF está sendo usado menos hoje em dia, é comum as empresas pedirem Web Api. Mas de qualquer forma você pode consultar neste blog informações de WCF

Olha pra uma coisa: pelo que você relata que vai em bastante entrevistas, isso significa que na sua região existe muita demanda e isso é muito boa noticia, outros colegas de varias regiões do Brasil não tem essa possibilidade, isso é uma vantagem muito grande.

Outra coisa, apenas o fato de você esta sendo selecionada pra ter oportunidade em entrevistas é uma noticia muito boa, isso significa que seu perfil é interessante para o mercado. Pode ter certeza que outros já são descartados logo de cara, pois moram longe da empresa etc…

Você falou que ainda esta cursando faculdade, quem dera que todo estudante de faculdade tivesse a iniciativa que você esta tendo de correr atras e buscar experiência. Geralmente o cara termina a faculdade, dai vai pra o mercado de trabalho e descobre que estar totalmente desqualificado e muitas vezes sai da área pois não consegue colocação ou não quer assumir um estagio por achar que é pouco pra sua “capacidade”. Você esta acumulando toda essa experiência ainda como aluna e isso é muito importante. Acredite em mim, pois eu já ocupei cargo ao qual uma das atividades era selecionar candidatos no mercado.

Por fim o lado financeiro pesa sim, mas só quem pode resolver isso é você. Infelizmente se sua demanda por dinheiro for alta tipo: pagar aluguel, comprar fralda, fazer feira etc… ai não tem jeito mesmo, talvez tenha que pegar um outro trabalho e deixa a programação como plano B(como é o caso de muitos).
Se for possível aguentar, faça isso, até porque primeiro a gente tem que focar no conhecimento, e o dinheiro vem como consequência no futuro.

No mais, você esta tendo uma aula sobre como funciona o mercado de trabalho a cada entrevista que participa, logo use isso como estimulo pra saber encontrar a capacitação que precisa.