Desktop com Java ou C/C++

Galera…
Ja aprendi programação web com Php e front end… So q agora to afim de partir pra aprender desktop… O que me recomendam, C/C++ ou Java???

Olá, boa tarde.

Sou iniciante em programação, estou desenvolvendo meu TCC em Java aplicação para desktop, nunca utilizei C++ para programação com interface gráfica, na faculdade tenho um professor que diz: Ainda não existe nada para desenvolvimento Desktop comparado a Delphi, eu ainda não conheço Delphi, acredito que você conheça a ferramenta, eu estou gostando muito de desenvolver meu TCC em java, deixo aqui minha indicação JAVA.

Vai estudar só por curiosidade ou tem algum projeto específico em mente?

Se for só por curiosidade, tanto faz a linguagem. Se já está habituado com Java, experimente JavaFX. Se só conhece PHP, arrisque PHP com GTK. Se aceita qualquer linguagem, tente C#. Se fizer questão de C++, experimente Qt.

Se tiver algum projeto em mente, vai depender dos requisitos do projeto. Por exemplo, C++, C# e Delphi tem integração melhor com o sistema operacional, algo que é mais difícil com Java.

Abraço.

2 curtidas

Tenho vários projetos desktop em Java e em uso.

http://car-ar.blogspot.com.br/2013/10/car-controle-de-autoridade-de-registro.html?m=1
1 curtida

Para desktop, entre Java e C++, vá de C++ que é mais profissional.

Realmente não houve mais nada melhor do que o Delphi. O mais próximo do Delphi é C#/.NET, só que mais pesado.

1 curtida

O tópico é antigo, me segurei para não responder mas não consigo ficar quieto quando vejo certos endeusamentos com uma ferramenta tão ultrapassada quanto delphi, que diga-se de passagem, não é uma linguagem, é apenas uma IDE que usa a linguagem pascal. Você não precisa de da ide delphi para programar em pascal, pode usar a té o bloco de notas se quiser. Quem chama o delphi de linguagem está falando bobagem.
Delphi teve sim seu momentos de glória, mas isso já passou a muito tempo, muito antes da data da criação dessa pergunta. Delphi é ultrapassado e só sobrevive devido a código legado. Seu professor provavelmente é um fãboy que é tão conformado com o que já sabe e o que consegue fazer com Delphi que não enxerga que delphi a muito tempo já não é mais a melhor opção para o desenvolvimento desktop. Delphi é limitado ao windows e para desenvolvimento windows é inquestionável a soberania do .NET junto com suas linguagens e ferramentas como o Visual Studio. Delphi hoje em dia perde até para Visual Basic.NET, linguagem essa que foi totalmente restruturada e adicionado recurso de OOP. A plataforma .NET junto com o visual studio provê nativamente recursos que Delphi não tem para desenvolvimento desktop como por exemplo novas tecnologia de GUI como o WPF e o UWP que é a nova interface de aplicativos Windows 10. Delphi ainda cria janelinhas em win32 que são programas com o visual tradicional como windows xp e 7.
Delphi não entrega nem metade do que o Visual Studio oferece, e ainda por cima todas as versões do delphi são pagas já o visual studio tem a versão da comunidade onde você pode usar livremente para desenvolver software para qualquer fim sem se preocupar de estar usando ferramente sem licença.
Acho realmente uma pena que esses dinossauros conformados fiquem disseminado tecnologias obsoletas ao invés de eles próprios procurarem evoluir.

2 curtidas

Boa questão.
Tanto em Java como em C/C++ tem uma grande comunidade e muitas opções de bibliotecas.
A progamação em Java é mais elegante que em C/C++.
C/C++ em algumas coisas especificas são mais aconselháveis, se eu for fazer uma vacina que roda somente no windows, sim prefiro C/C++.
Se for fazer digamos, um programa para o mercado financeiro, Java sem duvida.
Quando pensa em algo alem do Windows, Java é disparado a melhor opção por tudo que envolve.

Idem

Eu li em algum lugar que Delphi, na verdade usa Objective Pascal, uma vez que Pascal era uma linguagem estruturada.

1 curtida

Olha, eu iria de Java usando Swing, mesmo com o JavaFX agora. Tá certo que você pode apanhar um pouquinho na hora de montar o layout, senão usar alguma ferramenta como o formBuilder(é esse o nome?), mas dependendo da aplicação use um tamanho de tela fixo, use o layout grid(usando linhas e colunas) ou posicione manualmente os elementos. Se não redimensionar a tela não precisa se preocupar.

Quanto ao C++, só conheço a sua implementação dentro do Visual Studio e pelo pouco que pude ver, não gostei.

Eu usaria C ou Perl para coisa que exigem performance, mas não ambiente gráfico e C++, caso o uso de classes fosse essencial.

Por que? JavaFX é muito melhor em diversos aspectos.

2 curtidas

Concordo com você, não faz sentido começar com Swing, a menos que seja pra Solaris por exemplo onde ainda não te uma versão de javaFX.

JavaFX tá muito legal, legal mesmo.

Eu sei que pra falar bem de uma coisa não tenho necessariamente que falar mal de outra.
Embora o tópico seja Java e C/C++, vou relatar algo que está acontecendo aqui .

Eu tiinha uma programa de uma empresa em C++, tirando a problemática de virus e falta de segurança, rodava bem, bom, então resolveram passar esse mesmo programa para C#,
tô aqui em panico de ver tanto erro, travamento. Bom, isso pode ser que os caras lá sejam ruins de net, mas não tá dando pra usar esse trem não. Coisas desse tipo em Java não vejo mesmo, uma coisa é dar erro de NullPointerException e que os desenvolvedores resolvem sem grande dor de cabeça outra bem diferente é travar a aplicação. Alias nem log tá gerando pra enviar pros caras.

Java veio tanto para se tornar, pela primeira vez na história, uma linguagem multi-plataforma, seguindo a ideia WORE(write once, run anyware) e também para envoluir o C++, abstraindo os ponteiros e deixando tudo que pudesse ser perigoso, como estouro de pilha, coletor de lixo a cargo da linguagem.

Acredito que possa ser muito melhor, mas não desmereço o swing, que já era uma evolução do awt.

Sem dúvida alguma! O swing tem todo seu mérito como sucessor do AWT e jamais dá pra negar isso. Mas FX é melhor em um leque de coisas, e aqui destaco UX/UI.

1 curtida