Diagrama de caso de uso

Boa noite, estou fazendo um projeto e estou com dificuldades na parte dos diagramas… estou querendo agora fazer o diagrama de caso de uso estendido. No caso, especificar (detalhar) os casos de uso do diagrama de caso de uso… Não estou conseguindo encontrar um material bom, vejo que as pessoas escrevem bastante P1, P2,…,RN, e essas coisas e não encontro nenhum documento onde me fala o porque da escrita assim, quais as siglas posso usar e que padrão usa pra montar tudo…

Alguém poderia me explicar, indicar material, qualquer coisa mesmo?

valeeu :slight_smile:

Bom dia,
você quer saber quando que é um caso de uso extend?
você quer especificar ou fazer o diagrama baseado no que você já especificou?

Acho que o Falbo escreveu sobre isso… não estou muito certo, mas procure por seus trabalhos na internet que vai achar uma gama de materias…

tenta não procurar sobre casos de uso, mas foque em padrões para diagramas de caso de uso…

Espero ter ajudado…

Oi celia fernandes, Eu tenho o diagrama e gostaria e fazer o ‘extend’, a descrição de cada caso de uso…

No meu caso para uma especificação de caso de uso eu faço da seguinte forma:

  1. Descrição

  2. Atores

  3. Pré-Condições

  4. Pós-Condições

  5. Fluxo de enventos (Normalmente eu desenho um diagrama de atividades para isso, no meu ver fica melhor o entendimento)

  6. Requisitos

  7. Regras de Negócio

A sobre detalhar um caso de uso extendido, acredito que pode estar detalhado num fluxo alternativo, ou seja, referenciando que irá executar o caso de uso X, ou por exemplo no caso do include uma pós-condição… ou pré-condição…

Ok…
O caso de uso quando é extend significa que essa funcionalidade é opcional. Eu não sei como você trabalha, eu geralmente faço a especificação e depois vou separando as funcionalidades e a partir daí coloco o que é extend e o que é include.

Você tem um caso de uso A <--------<>-----------B , onde o B pode ou não ser executado.
Ex: Imprimir relação de clientes.
Ao executar o caso de uso Cadastrar Clientes, posso ou não imprimir uma relação de clientes cadastrados.

O leomello entendeu melhor o que eu estou buscando.
celia fernandes, você imagina que estou com dificuldade na criação do diagrama, mas esse está pronto, queria descrever mesmo os casos de uso como o leo mostrou, eu acabei fazendo assim como ele falou no final das contas.

aqui um exemplo de uma descrição que fiz:

Ator: Usuario: Podera editar os dados do usuario.
Pre-Condição: Usuario estar conectado no sistema.
Pos-Condição: Novos dados registrados no banco de dados do sistema.
Fluxo Principal:

  1. Logar no sistema.
  2. Entrar na aba de congurações.
  3. Escolher a opção ‘Editar Usuario’.
  4. Preencher os novos dados do usuario.
  5. Clicar no botão de envio dos dados.
    Fluxos Alternativos:
  6. Usuario ou senha incorretos, necessario preencher novamente.
  7. Dados errados, sera necessario o preenchimento dos campos novamente.
  8. Erro ao conectar ao Banco, necessario retornar ao passo 3.

A minha real duvida é as siglas usadas nessas descrições, RN, W01, UC e varias outras, não encontro material que dizem o real significado delas e quando usar.
um exemplo é nesse link, existem varias siglas que não sei de onde surgiram.
http://www.docstoc.com/docs/119619279/Especifica��o-de-Caso-de-Uso---DOC

valeeu

Complementando:

Caso de Uso A extends ------> B

Na especificação do caso de uso B poderia estar colocando em um de seus fluxos alternativos que em determinado passo poderá ser executado Caso de Uso A

Caso de Uso A include -------->B

Na especificação do caso B poderia estar colocando que uma de suas pré-condições é de ter executado caso de Uso A.

Então eu entendi q vc ja tinha o diagrama e que precisava identificar as especificações que são extend.
De qualquer forma, já ficou claro rss.