Dicas de tema para Ciências da Computação

, ,

Gostaria de sugestões de temas para TCC em Ciências da Computação. Basicamente o coordenador do curso quer que envolva sistema. Possuo um bom conhecimento em Java e Banco de Dados. Pensei dois temas relacionados a I.A.

  • Reconhecimento facial integrado com arduíno
  • KDD
2 curtidas

Uma dica que eu te dou: faça um TCC daquilo que você tenha mais convivência, eu por exemplo, fiz sobre ORM que pode ser um tema pra alguns tosco, mas, eu embasei e relacionei claro com banco de dados e vantagens sobre o uso do ORM, porque eu não sei se já te alertaram mas, o TCC você deve pender para um lado da moeda.

Fiz a parte conceitual, bem explicado toda a parte do banco de dados, e o uso de orientação a objeto com ORM.

Depois fiz um projeto exemplificando a parte conceitual.

Resumindo: faça um TCC que você domina ou tenha mais vivência ou que já começou a estudar e já sabe bastante pontos.

1 curtida

Eu gravei um podcast sobre ideias para TCCs de computação! Aqui tem algumas ideias e como escolhê-las:

2 curtidas

Obrigado Paulo, vou dar uma escutada. Curto demais seus podcasts com Jovem Nerd e os vídeos com o Atila. Parabéns pelo trabalho!

Se eu posso dar alguma ajuda nesse ponto é: faça como o @Dragoon sugeriu.
Não inventa nada que vai trazer qualquer complicação.
Óbvio que você precisa criar algo bacana, com possibilidade de se tornar um produto/serviço no futuro, como vários exemplos por aí (conhece a história da Bematech?). Só que isso não significa sair muito do mundo que você domina.
Não subestime nenhum risco, nunca. Por isso, é melhor manter-se numa zona confortável para o TCC e arriscar depois.

2 curtidas