Discussão: Quais serão as carreiras que serão extintas na área da informática?

Estava pensando em carreiras que estão morrendo e carreira que já morreram. Então, um amigo me falou “ainda bem que na informática é dificil uma carreira morrer”, e isso é verdade. Mas, na sua opinião, quais serão as carreiras que com o tempo tendem a morrer na área da informática?

Gostaria especialmente da opinião de pessoas que vejo ter bastante conhecimento nesse fórum - como o @darlan_machado ou o @FearX.

Obrigado e boa discussão a todos (:

Whoah, obrigado pelo “bastante conhecimento”, mas n sei se vou conseguir ajudar mt huasuhsauh
É uma questão bem complicada. Tecnologia avança a cada dia, e a medida que avança coisas se tornam obsoletas. Porém, a maioria das tecnologias fazem de tudo para se atualizar e manter-se uteis para os desenvolvedores. Um tempo atrás um amigo meu comentou sobre como o MySQL parecia antigo - mas até hoje é extremamente funcional.

Então é complicado. Apesar de já existir os bancos de dados NoSQL, dificilmente eles se aplicam em todos os casos.

Se eu tivesse que apostar em algo, apostaria na queda ainda mais forte - mas não extinção - das aplicações desktop (e consequentemente a rareação dos programadores focados em Desktop).

Dificil essa, hein?

Eu como moderator abomino esse tipo de comentário, as discussões são para todos e não somente só para alguns … fica a dica

Concordo (embora acho que ele só quis uma opinião um pouco mais “experiente”, e nem faz sentido pq eu não me encaixo nisso UHSAHUSUHA)

Se a gente for analisar caso a caso, nem fico entre os 20 mais. Só gosto de opinar.

Pois bem, dias atrás eu via alguns vídeos e artigos sobre isso, profissões fadadas a desaparecer, como aconteceu com os datilógrafos (não sumiram, viraram digitadores).

De qualquer maneira, creio que profissões não vão sumir, algumas serão desmembradas e outras continuarão, porém, algumas tecnologias serão extintas. Por exemplo, os gerentes de configuração, que deverão ter a maior parte de suas atividades passadas aos devops.
Sobre o que vai ser extinto, creio que asp clássico, delphi e java swing/desktop.

Lembro até de uns anos atrás quando um cara falou pra mim que o profissional em Banco de Dados um dia ia ser extinto. Hoje eu paro e penso que a maioria dos back-ends já cuidam (da criação) dos seus banco de dados, mas manter um não é exatamente a obrigação do desenvolvedor. Então, o DBA é meio que um profissional fundamental.