GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Do suporte ao Desenvolvimento

programação
Tags: #<Tag:0x00007f241b768e50>

#1

Pessoal ,
gostaria de uma assistência ou orientação de vocês (da mais sincera possível ) dou preferencia para as pessoas que já estão no mercado a mais tempo e tem uma visão de campo maior. Mas tudo é muito bem vindo e ficarei muito feliz a qualquer um que leia isso.

Irei contar brevemente a minha historia profissional.

Sou uma pessoa que mora no interior de São Paulo com formação de Técnico em Sistemas de Informação.
Me formei no ano de 2009 iniciei trabalhando (estágio suporte) em uma Lan-house. Aprendendo quase nada e atendendo caixa e pessoas. Como no início tudo era novidade . O pouco que aprendia , tanto em redes, tanto em suporte parecia muito valioso. Até o dia que eu mudei de estágio e fui trabalhar numa empresa bem conceituada em campinas , com o core de Desenvolvimento de Software. Essa na qual trabalhei por quase 2 anos e digamos que me lapidei por lá, porém na área onde não vejo mais futuro (suporte, redes e afins).

Tendo isso em mente, sai desta empresa e fiquei morando em Indaiatuba, esta na qual me formei técnico em SI e ate me ingressei na faculdade de Ciências da Computação, onde cursei por 8 ou 9 meses e ficando sem dinheiro para pagar o restante ,tendo a primeira queda da minha vida. um longo período de desemprego até o retorno em uma outra empresa ‘grande porem pequena’ de outsourcing de informática , nessa na qual fiquei internamente atendendo o cliente durante 3 anos e meio.

No início estava feliz por ter retornado , porem apos o segundo ano de trabalho comecei a perceber que ali , e o que eu estava fazendo não era o que eu sempre quis fazer de minha vida. Sempre gostei de me aventurar por algoritmos, ou até mesmo criar macros de excel , ou sites sem fundamento algum para mim mesmo. e nunca tive muita dificuldade com isso. até então com suporte sempre tirei tudo de letra. Claro que eu não sei resolver tudo, mas sempre arrumava um jeito de contornar a situação por ter um pensamento mais amplo e lógico do que dos meus colegas de trabalho que abominam a programação…

EM 2012 com esse pensamento em mente e vendo que eu já estava estabilizado, iniciei na mesma instituição não mais o curso de ciências da computação (pois já havia passado o prazo para voltar) e sim de administração de empresas, onde comecei a gostar das coisas e não mais enxergar sistematicamente o mundo técnico abrindo ainda mais minha cabeça. nesse no qual consegui levar até o 3 ano, porem tive que trancar para mudar de cidade , devido a problemas de trabalho de meus pais…

Em 2014 na cidade de São Jose dos campos, comecei a procurar emprego, acreditando que tinha feito um upgrade de cidade (mas ainda é interior) , consegui um emprego ate que legal numa casa de cambio (tarefas administrativas - EXCEL), entrei acreditando que iria aprender coisas novas e fazer valer a pena a faculdade , acreditando que iria alcançar a estabilidade novamente e retornar ao meu curso e por fim alcançar um suado canudo de ensino superior. So que na vida nem tudo são flores. e numa bela manha de sol problemas vão ,problemas vem , essa empresa é fechada , por estar envolvida com escândalos da lava jato. todos seus funcionários no olho da rua . e lá se vai o meu canudo de faculdade .

Sendo essa a segunda queda da minha vida.

Novamente fiquei sem dinheiro, sem diploma , mas ainda com todo o conhecimento comigo, comecei a investir e comecei a estudar por conta JAVA e outras linguagens. fazendo cursos pela web, procurando apostilas , comprando livros , estou nessa a quase 2 anos.

Montei sisteminhas, montei sites, montei aplicativos mobile. Comprei licença do Google play, criei portfolio.
Estou vendendo ecommerces.
Entrei na ondinha das startups. Fui em palestra.

Porem não tenho tido sucesso ainda nessa área.
Acredito que estou morando em um lugar que tecnologia ainda esta engatinhando , pessoas daqui tem medo até de acessar o seu internet banking do celular,
comprar coisas da internet ainda é muito avançado no INTERIOR.

Tendo essa visibilidade gostaria da opinião dos leitores, se é loucura pegar as minhas coisas daqui e ir para a capital de SP. onde Lá pelo menos ouço falar muito bem
porque é o único lugar onde esse mercado vira.

Obs. Sou nascido em SP, vivi até os 10 anos de idade por ai , porem hoje não sei nem mais pegar um metrô. e Tenho familiares ai, porem ninguém da arvore geneológica passa perto da informatica. Informatica para esse pessoal eh acessar o gmail e facebook , mas pelo menos sabem pagar as contas pela internet .
Já estao bem alem dos presentes daqui desta cidade.

Eles querem que eu volte, pois sempre detestaram essa ideia de morar no interior.

Não sei se serei bem visto como o garoto do interior que ainda nao terminou a faculdade. (se bem que os cara mais ricos do pedaco também nao tem) o segredo deles é o pensamento fora da caixa…

Enfim a dǘvida é a seguinte, será que vale a pena sair do interior e ir Pra Capital e investir nessa área ? (Vocês tem um reconhecimento legal , remuneração?)

(Aqui no interior a média salarial é de 1500 reais de programador para menos até e tem lugar que querem que vc trabalhe de sábado)

Tem a Questão CRISE NO BRASIL também que precisa ser levada em consideração.

Estou meio que sem chão no momento, mas determinado com essa questão, se não for para hoje , mas num futuro próximo pretendo realizar. pois aqui as chances de crescimento são pequenas.

Aqui é o mundo dos pseudo hackers e formatadores de computador, cheio de ‘profissionais’ (prostituta) formatando computador por 20 reais.
é o lugar onde não quero mais pertencer.

Acho que estou ficando velho para ficar perdido (27 anos já) e já era pra estar pelo menos estabilizado na questao trabalho.

Tropecei ,cai, mas pelo menos abri os olhos, dizem que administração é faculdade para quem nao sabe o que quer da vida , mas la aprendi muita coisa .
Inclusive que tem muita gente que so manda email e se vira no excel e não sabe um pingo de informatica que ganha 3000 reais , quase que sem estudar . e Você estudando e se reciclando ganhando seu salarinho m maravilhoso.

Mas acho que isso é falta de reconhecimento e a não regulamentaçao da profissão que criam esses monstros.

Ainda tendo esse conhecimento em vista , eu gosto de programar, gosto de passar a madrugada construindo alguma coisa …

Gostaria da opniao de alguém que já esta na area para me orientar , ou entao a aconselhar a desistir e investir esforços em outra área.

Obs: minha CLT inteira so tem registro de Suporte TI. Com programação sou freelancer.

Tenho chances ou devo desistir?

A quem tiver interesse meu portfolio http://www.codecode.com.br e meu Google Play Store https://play.google.com/store/apps/dev?id=6738843092856198287
Esqueci de falar …
A unica coisa que se um dia der certo , que vá para produção como meu projeto pessoal é o http://www.workix.com.br.

Obrigado pela Atenção.

Esqueci de citar…
Todas as referencias que tenho dentro da informatica, são pessoas que se formaram porém são formatadores de computador , não conheço 1 developer aqui para o interior.


Que diabos tem de errado no meu currículo?
#2

Cara, todos seus apps são protótipos inacabados que não fazem nada, nem servem pra nada pro usuário que for baixar.

Na loja de aplicativos da Apple suas apps não seriam nem publicadas.


#3

sim man , mas não pretendo ficar gerando renda com apps . pelo menos não nesse momento.
O que quero é apenas mostrar , que sei programar , quero entrar nesse mercado.
apenas isso.
Você acredita que se eu fizer algo pronto para o mercado só assim poderei arrumar um emprego nesta área?
Nesta área programação… a linguagem pra mim no momento não importa, posso aprender outras se necessário.


#4

Esqueci de falar …
A unica coisa que se um dia der certo , que vá para produção como meu projeto pessoal é o http://www.workix.com.br .
por fim é isso. não quero ficar rico , não pretendo fazendo joguinho , nem app pra celular , quero trabalhar na área que gosto.
mas se for pra ganhar merreca. Posso fazer outras coisas sem mudar de cidade e com reconhecimento maior. mas não é o que eu gosto.


#5

Olha, com certeza há muito mais opçoes em Sao Paulo. Se estiver disposto a se mudar, acho que vale a pena sim.

Mas nao é preciso jogar tudo pro alto e se mudar. Procure se inscrever em processos seletivos, faça as entrevistas e vê se passa. Se conseguir alguma vaga que interesse, você se muda.


#7

Blz man, estou a pensar. até chego a participar de processos por aqui. mas por enquanto nada…
Na minha cabeça (pelo menos gosto de pensar assim) acho que é a crise que está sendo o empecilho de eu conseguir adentrar …
Vou ver se seguro mais alguns meses , mas se nada acontecer … ou eu mudo, ou jogo tudo pra cima…


#8

As pessoas contratam o play market pra vender joguinhos e apps pra celulares, é a primeira vez que vejo alguém usando o market pra hospedar o portfólio pessoal.


#9

Para trabalhar nessa área fisicamente numa empresa que pague bem, tem que ir para capital mesmo.


#10

Exatamente, você sacou a jogada!
Digamos que é um click bait…


#11

Blz man , valeu , estou a pensar.


#12

Importante que tem força de vontade pelo que você mostrou. Enquanto isso procura algum freelance pra trabalhar remoto.


#13

Podcrer. Valeu pelas dicas.


#14

Publica alguma coisa decente. Depois publica pra iOS. Depois aprende alguma linguagem de hipster.


#15

Você tem alguma coisa descente que possa me mostrar ? pra eu me inspirar nos seus trabalhos?
e Que linguagem você usa? posso começar a ser seu discípulo , vai que dá certo. pela maneira que você fala , deve fazer muita coisa útil.


#16

No momento não, lamento.


#17

Não sei se te ajuda a se sentir melhor… mas estou com 32 anos e começando Análise e Desenvolvimento de Sistemas agora, 2 anos desempregado em busca de estágio até mesmo em área de suporte, se não tiver outro jeito.
Mas o ponto não é competir quem está mais lascado na vida.
Não desista, continuar é o que nos resta enquanto estivermos respirando. Espero que consiga algo bom em breve. :thumbsup:


#18

Obrigado man, valeu mesmo. que ventos melhores soprem pra nós 2 .


#19

Não liga pros comentários negativos, faz todo sentido você mostrar teu portfólio na store e no github. Vi muito do seu código, você é esforçado e dos poucos developers juniors que tem maioria de repos de própria autoria (a maioria que vejo por aí é fork, e fork não diz NADA, a não ser que tenha um patch request merged).

Continue assim, uma dica que vai te dar bonus points: invista em testes unitários e coloque instruções nos README’s de como configurar, rodar o projeto e como rodar os testes automatizados.

Fora isso, achei massa, não desanima, você ainda não encontrou por falta de sorte e tenho certeza que se você fizer meia dúzia de entrevistas em empresas bacanas de SP (ou outro pólo com bastante oferta de emprego), você consegue a tua vaga.

  • A não ser que você busque oportunidade em consultorias “3 letrinhas”, nessas com certeza teu portfólio não vai servir de nada pq muitos nem vão se importar em analisar teu código, mas por sorte existem muitas empresas boas pra se trabalhar hoje em dia (consultorias ou startups), só procurar com calma.

Reiterando: mostrar código e produto em produção faz sentido sim, pelo menos pra mim e mais pra um monte de gente por aí que valoriza isso.

Abraço


#20

Obrigado pelas dicas leandro , vou fazer.
você me reanimou :slight_smile:
T+


#21

uma outra dica é você fazer um bootcamp também, aumenta suas chances de ser contratado exponencialmente:

https://campuscode.com.br/ (esse é em São Paulo)