Domínio para aplicação em rede local

Estou desenvolvendo uma aplicação em php para colocar no meu comércio para a pessoa tirar foto e aparecer a logo da minha empresa na foto. A aplicação está quase completa, porém o problema é que eu não gostaria de fazer as pessoas digitarem o IP do meu servidor apache no navegador do celular, mas sim, algo como um domínio, como, exemplo.com, alguma coisa do tipo. Já procurei em diversos lugares, mas não encontrei. Alguém pode me ajduar?

Bom dia.
Você pretende manter essa sua aplicação na sua rede local ou vai querer que os seus clientes acessem ela através da internet?
Bom, vou te adiantar duas possibilidades, caso tenha alguma dúvida é só comentar.

Domínio acessível através da internet.

1-Registro do domínio
Nesse caso, a primeira coisa que você precisa fazer, é registrar o seu domínio on-line. Existem algumas empresas e organizações que fornecem esse serviço. Segue alguns links:
registro.br
GoDaddy
UOL Host
Hostgator
Locaweb
HostDime
Essas são só algumas possibilidades, cabe a você pesquisar qual é o melhor preço e qual oferece os recursos que você precisa.

2-Hospedagem da aplicação
Depois de registrar o seu domínio, dependendo da tecnologia que você etá usando para programar a sua aplicação, você terá que hospedá-la em um servidor on-line.
Alguns desses links que eu listei acima fornecem serviço de hospedagem para alguns tipos de aplicação. Caso não queira usar algo já pronto, você pode optar por alugar uma VPS ou um Servidor Dedicado.

3-Configuração dos servidores DNS
Nesse passo, você irá apontar o seu domínio registrado para o servidor que está hospedando a sua aplicação.

Domínio acessível apenas na rede local.

1-Hospedar a aplicação em um servidor na sua rede local.
Você irá hospedar a sua aplicação em um servidor na sua rede local, monte a maquina com os recursos necessários para rodar a sua aplicação e conecte ela em sua rede local.

2-Criação de um servidor DNS local
Existem formas mais simples, mas o ideal é que você crie um servidor DNS na sua rede local. Nesse servidor, você irá criar um registro que redirecione as requisições feitas para um nome específico, “meuapp.local”, para o endereço IP da maquina que está hospedando a aplicação.

Obs.:Caso queira mais detalhes a respeito dos passos, é só mandar nos comentários.

1 curtida

Boa tarde. Para a minha aplicação usarei somente o acesso em rede local. Então, de acordo com sua resposta, optarei pela opção de domínio apenas em rede local. Minha maior dúvida está em como criar o servidor DNS, não sei como fazer. Será que poderia me ajudar?

Sim, claro.
Você tem mais familiaridade com qual sistema operacional, Windows ou Linux?
Como é feito o compartilhamento da internet na sua rede local, você possui um servidor ou usa o próprio roteador da operadora?

Tenho mais familiaridade com o Windows. Estou utilizando o xampp para acessar o apache e acessando-o através do IP. E estou usando uma internet via rádio, e utilizando um roteador, se foi isso que perguntou kk

Além das empresas de registro sugeridas, você pode ver também outras empresas que registram domínio bem barato. Você também pode configurar o DDNS (DNS Dinâmico) com algum software em seu PC ou no seu roteador.

Veja se o seu roteador te permite definir DNS Dinâmico, assim um nome de domínio vai ficar sempre apontando para o IP público da sua rede.

Outra sugestão seria instalar como No-IP ou Dynu.

O FreeDNS oferece alguns subdomínios gratuitos, então até de graça você consegue um nome mais fácil que o seu IP.

2 curtidas

Foi exatamente o que fiz para resolver o problema