Dúvida básica sobre funcionamento de um sistema Java

Pessoal, bom dia.

Tenho uma dúvida muito básica sobre o funcionamento de um sistema Java em pequenas empresas.
É uma dúvida MUITO iniciante, mas gostaria de esclarecer pois não possuo o conhecimento.

A dúvida é:
Como funciona (ou deveria funcionar) o sistema Java de um “Mercadinho”, por exemplo? Ou sistemas de pequenas empresas.

Por exemplo, é feito um programa local para um computador só? Ou é feito um programa que roda em um servidor local para ser acessado em cada um dos caixas do mercado? Seria um servidor na nuvem que hospeda o sistema?

Tenho esta dúvida de funcionamento, e gostaria de saber porque realmente não sei como funciona isso.

Qualquer uma das opções é viável. Vai depender do porte do mercado, das funcionalidades que precisam existir, das integrações necessárias e etc.

Se for uma pequena venda por exemplo, com 2 caixas e pouco fluxo, um servidor em uma das máquinas ou numa terceira máquina já é suficiente.

Abraço.

Já vi todas os exemplos que você citou.
Na prática não depende só da necessidade do cliente mas sim do quanto ele está disposto a investir.

1 curtida

Vamos seguir o conselho do Jack e ir por partes.
Primeiro, um mercadinho pode ter um sistema java? Claro que pode! Aliás, eu diria que deve ter um sistema. Se java, php, c#, delphi, vai depender, apenas, do dono do mercadinho.
Segundo, estamos falando de que tipo de sistema? Controle de estoque? Fluxo de caixa? Contabilidade? Ponto de venda? Diferentes sistemas demandam diferentes soluções (até por conta da legislação, que pode exigir isso ou aquilo para determinada funcionalidade).
Terceiro, o mercadinho sempre será um mercadinho? Isso é relevante a medida que você planeja desenvolver um sistema que atenda ao que o mercadinho quer e precisa hoje. Mas, e se daqui 2 anos esse mercadinho vira um hipermercado com 200 filiais no país (ok, viajei total)? Esse sistema estará apto a atender o mercadinho hoje e um hiper amanhã (daqui 2 anos)? Este sistema poderá ser ampliado? Ou é melhor fazer outro (se você está vendendo, sim, é melhor fazer outro)?
São coisas a serem consideradas.

1 curtida