Dúvida com conexão bd mysql

olá galera do forum,
estou com uma duvida que pode ser até boba mas, gostaria da opnião da galera do forum, estou começando um projeto onde terá um banco de dados na nuvem, que no começo esse banco dados será acessado por dois computadores em lugares destintos, mas pode ser que mais pra frente o meu cliente pode até querer que seus dados sejam acessados pelos clientes por aplicação android.

então minha duvida é a seguinte, pela questão do banco de dados não ser local é melhor eu trabalhar com procedure ou comandos sql feita pela aplicação java?

agradeço desde já!

Distintos
Tanto faz. Você ainda precisa do banco de dados, a maneira como vai acessar não vai interferir (muito) em como tua aplicação funcionará.

1 curtida

Blz mano muito obrigado…

Mais mesmo pela questão de segurança de dados já que meu servidor estará online, é seguro usar uma query Sql ao invés da procedure??

Desculpe a ignorancia

Espero que não seja mais um querendo conectar o banco direto no Android.

Cara, você precisa entender o seguinte, não é a query que vai definir sua segurança (embora ela deva evitar cosias que aceitem sql injection).
Se você tem medo de sniffer, que venham a capturar os dados de uma requisição, isso pode ocorrer tanto para uma instrução SQL como

SELECT * FROM TABELA;

Como

CALL OBTEM_DADO_TABELA

Entendeu?
O que você precisa é de um servidor confiável (se for na nuvem, as empresas já tem procedimentos e processos para isso e, se não tiver, troque de empresa).

1 curtida

O banco não pode ficar online para a internet. Ou seja, não liberar a porta, não pelo menos para rede externa à nuvem. Isso sim aumenta as brechas.

Apenas me veio a curiosidade, se não é direto no Android, como é feito a conexão?

A aplicação que esta em nuvem junto com o banco tem que ser rest, logo, a app android vai apenas consumir servicos.

2 curtidas

O android não dá um suporte nativo para conexão a bancos de dados, como o JDBC, por exemplo.
Normalmente se utiliza de web services, como o @campelo.m sugeriu.
Desta maneira, o que você expõe são serviços que, dentre outras cosias, podem exigir autenticação e tals, mitigando a questão da exposição para a internet (veja, mitigando, não eliminando).

1 curtida

Procure sempre seguir algum livro ou tutorial, assim não vai perder tempo imaginando fazer de um jeito que, embora possível, ninguém faz. Além da porta do banco aberta para o mundo, a senha do banco ficaria no app.

Recentemente teve um post sobre isso: Conectar mysql com android

1 curtida