Duvida entra macbook air ou pro para desenvolvimento ?

Olá amigos, pretendo adquirir um notebook até esse ano por questões de mobilidade. Já tenho um excelente PC em casa, e gostaria de adquirir um macbook por dois motivos. Primeiro para aprender mexer com Mac OS, e segundo para utilizar como maquina de desenvolvimento (Python, Java, Ruby, PHP, e etc).

Caso preciso rodar soft da MS como Visual Studio ou jogar algo, uso meu Desktop em casa.
Irei evitar rodar vm Windows pelo paralles rsrs.

Gostaria da opinião dos amigos sobre esses dois modelos abaixo, e qual vocês recomendaria. Ambos estão no mesmo valor, o usado consigo ver pessoalmente e o novo é pelo ML com garantia Apple.

Macbook Pro Retina 13 2014 (usado)
Proc Core I5 2.4
Ram 8gb DDR3
ssd 128
Intel Iris

Macbook Air 13 2016 (novo)
Proc Core I5 1.6
Ram 8gb DDR3
ssd 128
Intel HD 6000

obs: Disco ssd de 256gb aumenta em 700,00 o preço do Air. Acho melhor investir em driver externo. No desktop já faço isso, tenho 120gb de ssd + hd secundário.

Eu tenho um pro e já mexi num air. Nem cogite adquirir o Air. A máquina é extremamente simples, não é feita pra heavy work, mas sim para trabalhos mais leves como edição de texto, planilhas, browsing e coisas do gênero.

Se os preços fossem bem diferentes, talvez fosse melhor pegar o Air para entrar no mundo da Apple sem gastar tanto, mas como os preços são parecidos, pegue o Pro.

Uma pena que a partir de 2013, eles começaram a soldar as peças na placa mãe. Eu tinha um Pro 2012 de 8GB de RAM e Hd de 750gb. Conseguimos aumentar pra 16 GB e colocar um SSD de 1TB. Desde 2013 não dá mais para fazer isso em casa :confused: Acabei indo nos EUA ano passado e comprei um pro novo de 15", não me arrependo nem um pouco! Ligo o bicho véio aqui num monitor externo, deixo ele fechado e uso o teclado bluetooth, fica bom demais :slight_smile:

Se você prente subir servidores (DB, Http, etc), abrir uma IDE comedora de memória e ficar ouvindo música no youtube ao mesmo tempo, pegue o pro, não vai se arrepender!

A Apple tem (ou tinha, em 2013) basicamente 4 alvos de consumidores para computador:

  1. Fixo profissional (MacPro)
  2. Fixo “amador” (iMac)
  3. Móvel profissional (MacBook Pro)
  4. Móvel “amador” (MacBook Air)

Com isso, cada produto é focado para aquele consumidor alvo. Os amadores geralmente proporcionam uma experiência melhor, como a duração da bateria no macbook air, ou a comodidade de ser tudo dentro do monitor no iMac.

Agora eles tem também aquela joça daquele “MacBook”, ( só MacBook) de 12 polegadas que parece um brinquedo. Meu pai comprou um daquele e diz que gosta, mas a única coisa q ele faz é mexer no word e no site da faculdade.

Obrigado pela resposta. Consigo instalar novos softwares no MAC que demanda mais espaço em HD externo ?

Sobre esse Pro 13 Retina de 2014 usado, o que devo levar em consideração na hora de comprar ? Como o vendedor é da região tenho opção de ver o produto pessoalmente. Pessoas recomenda olhar muito o ciclo de bateria na hora.

Sobre instalar softwares, você consegue sim. Os aplicativos pro MacOS são arquivos executáveis, que parecem muito com o .jar do Java. São arquivos com a extensão .app. É só dar 2 clicks no ícone que abre. Esse é o caso pra gigantesca maioria de aplicativos que existem por aí, incluindo editores de texto (Sublime, por exemplo) e outros. Só dar 2 clicks no .app dentro do HD externo que carrega o programa na memória ram.

Também existem aplicativos que servem para instalar coisas mais específicas, como por exemplo o .app do PostgreSQL. Ele instala o servidor na tua máquina (e vai pedir permissões para fazer isso). Outros exemplos são softwares de edição musical ou qualquer outra coisa que necessite instalar algum tipo de .framework no teu sistema (VMware, VirtualBox, Photoshop, TeamViewer e afins). Geralmente esses aplicativos tem “Installer” no nome, para você saber, e sempre vão te pedir a senha de admin pra instalar alguma coisa.

Olha, os ciclos de bateria provavelmente já vão estar bem altos (a Apple garante a vida útil perfeita da bateria durante 1 ano, a partir daí, só deus sabe). Eu não acharia estranho se precisasse carregar frequentemente, mas pela minha experiência com produtos da apple, se o cara fez um bom uso, não vai estar ruim não. O macbook pro que eu te falei que tinha, de 2012, até hoje mantem legal a carga (vendi pra um amigo e ele ta usando até agora).

Pede pra ligar o computador e olha as specs dele, pra ver se o cara tá te vendendo o que diz que tá mesmo. Pra fazer isso, você vai:

  1. ligar o computador e pedir pra ele fazer login no usuário dele (ou logar como guest)
  2. no canto superior esquerdo, tem uma maçã no menu. Clica na maçã e segura a tecla option, vai aparecer a opção System Information ou algo parecido em português. Clica ali que aparece um report inteiro do sistema (inclusive dos ciclos de bateria na parte de alimentação).

Exemplos:

Outra forma é se ele tiver a nota fiscal, aí você pode verificar o número de série embaixo do computador com o número da nota.

Acho difícil ele ter aberto o computador, pois requer chaves específicas e tal, mas acho ingênuo confiar cegamente no vendedor sem olhar esses reports, principalmente por ser uma pessoa desconhecida.

Obrigado mais uma vez pela resposta. Comprarei um Pro mesmo usado Mid 2014. O preço fica entre 4 a 4.500. Irei verificar pessoalmente, como também posso optar em pegar pelo ML com vendedores gold. Modelos de 2012 era possível realizar upgrade conforme você falou, tem até como comprar placa ssd para novos Mac Pro, mais sai o olho da cara hehe. Como será meu primeiro Mac, irei da preferencia para um de meados 2014. Até visualizei um de 2013 com retina contendo vídeo dedicado Geforce 650M, 15 polegadas muito monstro rs…

Será que não vale a pena pegar um 13" retina de 2015 no mercado livre? Falei pro meu pai da tua situação e ele me falou que no ML tinha esse tipo por cerca de 5.500 a 6000 (ele vive olhando preço de MacBook no mercado livre, comprou o dele lá há pouco tempo kkkkkk). Mas como tu já deve ter percebido, as vezes é melhor pegar um usado com hardware melhor e pagar um pouco menos.

Tem um esquema no Pro de 2012 que você pode tirar o leitor de CD/DVD e adicionar outro HD, foi isso que a gente fez aqui em casa. Que pena que eles dificultaram o esquema, soldando tudo :confused:

Sobre a placa de vídeo, eu hoje me arrependo um pouco de ter comprado o meu com vídeo dedicado. Paguei bastante a mais, e hoje nem utilizo nada que demande muito dessa parte. Mesmo sem placa de vídeo, a experiência visual é fantástica. Foi só consumismo mesmo.

Infelizmente comprar na loja aqui no brasil é totalmente inviável. Já é caro por natureza, e as lojas exploram demais.

Comprar na revendedora Apple tipo Saraiva realmente sai caro. Esse 2015 que você citou, cheguei a olhar também. Porem o 2014 já esta bom no quesito preço. A partir de 5mil fica pesado pra mim.

Desenvolvimento não é heavy work, então um MacBook Air atende bem.

O Air pode atender bem sim. Porém o Pro apresenta um desempenho superior, além de possuir tela retina para visualização melhor de conteúdo. Conversei com alguns amigos dá área que possui um Mac, recomendação maior foi pela série Pro, justamente pelo fato de rodar VM’s sem gargalo pelo Parelles. Além do mais que a máquina pode ser usada a longo prazo, pelo seu alto desempenho.

Dependendo do caso, considero que é heavy work sim. Se tu tá rodando uma VM local com teu servidor e um banco de dados (bote pelo menos 2 cores e pelo menos 1 gb de ram), uma IDE tipo as da Intellij com um projeto grande carregado, o Postman aberto, browser rodando algum vídeo e com página de documentação aberta (se for o chrome, se foi a memória kkkkk).

Eu já acho bem normal usar uns 8-10 GB de ram quando to com tudo que eu uso aberto. O processador escolhido pro Air não é feito pra suportar isso, mas sim pra economizar energia pro usuário usar por mais tempo quando tá fora de casa.

Agora, logicamente, se a pessoa só utiliza o sublime pra escrever html e javascript, concordo contigo, não é mesmo.

Um macbook air com 4GB de RAM roda tudo isso que vc falou sem problema (servidor, banco de dados, emacs, xcode, browser). No meu caso não preciso rodar VM.

Que tipo de software vc desenvolve que precisa usar VM?

Se você precisa rodar VM’s a coisa muda completamente de figura né. O Macbook air não é uma maquina com perfil pra isso. Mas até onde sei, não é necessário VM pra desenvolver em Python, Java, Ruby, PHP.

De forma alguma precisa de VM para essas linguagens. Porém caso eu venha precisar de rodar um visual studio enterprise, ae sim se faz necessário o uso de um paralles com VM. Só que em se tratando de preço de MacBook praticado no Brasil, acho mais negócio pegar um Pro retina usado com SSD de 256gb. Ao invés de pagar o mesmo preço em um Air 2016 novo com 128 de SSD e Core I5 com clock reduzido. Só preciso ver a precedência é claro. Tenho alguns colegas que programa no Pro 2012 até hoje. É só elogios. É mais dá necessidade mesmo, eu penso em máquina a longo prazo.

Vai uns 6GB brincando quando tá o Xcode e o simulador do iOS aberto.

Eu uso VM pra hospedar o container de aplicação + DB que eu to utilizando, pra fazer teste (por uma série de razões).

E além disso, eu pessoalmente não gosto do air, acho ele pequeno e gosto da tela de retina. A questão do desempenho também é perceptível durante o uso, porque to acostumado com o pro e já utilizei os dois.

Mas é como você disse, realmente não precisa de muito pra rodar python, java, ruby e php usando um editor de texto.

No caso dele, como os dois têm o mesmo preço, acho bem melhor pegar o pro. O hardware do pro é melhor.

Teste não é desenvolvimento. :wink:

Tdd?

Meus testes de integração/acceptance rodam no container remoto (que no caso é a vm) :slight_smile:

Galera
Essa máquina tá boa pra desenvolvimento? Apple Grade C Laptop MacBook Pro ME665LL/A-C Intel Core i7 2.70 GHz 16 GB Memory 512 GB SSD 15.4"

Boa com sobra.

Valeu mano

Eu vô pegar ela usada. Vou viajar lá.
Eu não faço ideia de quanto seria uma máquina dessa aqui. Vi pessoas falando que que o modelo Mac Air não e legal e uma máquina inferior.

Vantagem do Air é somente para quem precisa ficar se deslocando, carregando na mochila o tempo todo.