[DÚVIDA] Hospedagem de sites para freelas

Estou estudando HTML, CSS, JavaScript e to pensando em começar a fazer alguns projetos freelas e uma dúvida que sempre tenho é como hospedar o site para o cliente, esse acesso à hospedagem é entregue a ele (com as responsabilidades de pagar o domínio e a hospedagem), para que ele possa administrar, há algum tempo de garantia para futuras modificações, ou o desenvolvedor precisa garantir estar sempre disponível para eventuais mudanças? E se sim, é preciso fazer algum contrato que cobre mensalmente todo esse custo? Enfim, a dúvida gera em torno principalmente de como auxiliar o cliente a pagar esses custos com o site, como isso deve ser feito. Agradeço quem puder ajudar a esclarecer.

Olá, você pode utilizar as duas modalidades, a primeira onde o cliente paga pelos custos da hospedagem recebendo todos os dados de acesso, e a segunda com você fornecendo a hospedagem em um plano de revenda, porém também informando todos os dados de acesso a conta. Referente as mudanças, você pode estipular um valor para manutenção mensal ou cobrar apenas por alterações esporádicas, isso o cliente que decide, apenas deixe bem claro as alternativas.

Centralizando tudo em uma revenda o processo fica mais fácil, pois basta emitir um boleto e todos os serviços serão pagos diretamente pra você. Porém isso vai te gerar um grande responsabilidade de manter o site do cliente 100% disponível. Se não puder prestar um suporte 24 horas não indico.

Deixo como referência as empresas de hospedagem de sites mais recomendadas:

Para HTML/CSS/JS você nem precisa pagar por uma hospedagem de sites, você pode usar o GitHub Pages ou GitLab Pages, existem várias empresas que disponibilizam a hospedagem de sites estáticos gratuitamente. E geralmente é possível associar um domínio sem problemas.

Se você pretende pagar por uma hospedagem de sites, você pode dar uma olhada nas empresas de hospedagem que são amigáveis aos desenvolvedores, algumas delas oferecem benefícios pra você hospedar os sites dos seus clientes, e vai aliviar o custo de hospedagem pra você. Aqui vai um site com uma lista das melhores hospedagens do Brasil.

Quanto ao contrato vai depender de como você pretende seguir com o modelo do seu negócio. Você quer ficar responsáveo por administrar a hospedagem e domínio do seu cliente? O seu cliente deve ficar responsável por essas parte e você só deve ficar responsável pelo desenvolvimento? Vai depender do tipo de cliente que você pretende trabalhar e do tempo que você pretende despender gerenciando esses aspectos. É muito importante definir isso e fazer um contrato antes de prestar esse serviço.

Aqui tem uma lista de ferramentas que podem te ajudar com freelancing, a parte de organização, contratos, etc.

Boa sorte!