*Dúvida* Mercado de Trabalho

Olá amigos do fórum, sou programador em C++ , estou entrando no mundo java por motivos de uma oportunidade de emprego em uma grande empresa, gosto muito do que eu faço, o que é o mais importante.

O C++ pra mim era usado para dar vida a placas lógicas sem função, onde eu compilava o código para dar vida a aqueles sistemas, logo depois, passei a programar em Arduino, que é uma linguagem um pouco mais simplificada que o C++, Comecei meu curso na faculdade de analise de sistemas e graças a essa oportunidade de emprego vou estar podendo pagar minha faculdade.

As aulas começam dia 9 de Março e vou fazer essa prova antes de estar no 3º período da faculdade (Vou fazer a prova em fevereiro), essa oportunidade, seria pra começar como estagiário na empresa.

O que eu preciso de vocês amigos do fórum, queria saber se algum de vocês tem base ou noção do que cai nessas provas de grandes empresas, só para que eu possa estudar e ter uma base do que possa cair na prova dessa grande oportunidade que eu tive. Espero usar muito esse fórum ainda rsrsrs.

Na prova dá minha empresa caiu questão de VB e eu trabalho com dev mobile…
Depende bastante mesmo, mas a certeza é que questões de lógica, tipo aqueles testes de QI vai ter.

Olha amigo, realmente como você disse Java é nova portas para mercado de trabalho , vou te dar uma dica no que aconteceu comigo.
fui fazer uma entrevista em uma empresa de Software , e na prova caiu muita questão de JAVA.
Java é a linguagem atual , como o mundo hoje em dia é mais sobre tecnologia, celulares, dispositivos móveis , JAVA é a base disso, obs: até linguagem Android você usa java.

na prova em que eu fiz, caiu muita lógica vetores sobre vetores, criações de formulas matemáticas, na qual usa se muito em c++ " que bom" kkk

uma experiência, mas fica seu critério, boa sorte

Vai depender muito da empresa, geralmente quem elabora provas para programadores são o setor de RH ou empresa de recrutamento que na maioria das vezes não entende nada da nossa profissão, mas já vou dando uma dica;

tenta replicar todas essas questões de lógica que está em C para Java

Clique Aqui

Outra coisa que você deve fazer é estudar conceitos de Java, tipo o que uma interface ou definir ou exemplificar um polimorfismo, essas coisas.

Depois de tantas respostas que já tiveram e depois de participar de vários processos seletivos você vai entender que não adianta estudar para processos de seleção para estágios ou oportunidades para Juniores porque toda empresa faz processos diferentes.

Somente empresas de pequeno porte avalia qualificação técnica, as grande empresas avaliam perfil do candidato que é totalmente diferente, copio?

Você tem que ter pelo menos conhecimento de DAO, DTO, EJB, RMI, ORM, JPA, JVM, DDD, CAP e SRP.

Tá até parecendo anúncio de vaga feita por RH, rs.

Vai de cada empresa mesmo. Já participei de processo seletivo que foi somente entrevista, sem prova tecnica nenhuma, outra que pediu pra implementar uns exercicios em Java, usando OO. Outra empresa pediu pra implementar um sistema de IA simples em Java