Duvida no Nível de Projeto APK | Leitor Biometrico + Busca de Dados = Informação

Estou iniciando aulas de JAVA mais focado em ANDROID! É projeto um pouco ousado e gostaria da opinião e sugestões de vocês.

Projeto seria usar leitor biométrico num tablet (android/samsung) que quando o usuário coloca-se dedo, iria puxar os dados deles. Alguns dados já estariam disponibilizados e outros iria introduzir caso o usuário não estaria cadastrado.

Demais informações:

  • Já possuem vários tablets, será preciso comprar leitor biométrico ( não será possível trocar para tablets que leem biometria) ;
  • Banco de dados pode ser nas nuvens como também offline ( atualização diária para certos usuários)
  • Bem provável que terá que usar adaptador USB para MicroUSB ou Leitor Biométrico com Bluetooth!

Intenção desse tópico é opinião de vocês, quais dificuldades, qual direção devo ir, sugetões, não tenho pressa para esse projeto, estou inciando e tenho muita coisa pra aprender, mas quero focar nesse primeiro projeto, construindo aos poucos