Dúvida Notebook (estudante)

Cara, a questão de tamanho de tela, na maioria dos casos pra dev, é relativa. Tem gente que diz que não vive sem duas telas para programar front-end, uma com o código aberto e outra com o browser mostrando os updates ao vivo.

Acho que é pura questão de adaptação. Eu comecei com um de 15". Depois de um tempo, fui pra um de 13". No começo foi um pouco difícil, mas acabei me adaptando. Aprendi a usar áreas de trabalhos múltiplas (os atalhos pra trocar, essas coisas), uma com o editor e outra com o terminal pra ficar rodando teste/build. Depois fui novamente para um de 15" (o que tenho agora).

Chegou uma hora que eu notei que eu estava utilizando um tablet para ver vídeos de programação do lado do notebook, enquanto programava, para não precisar ficar trocando de contexto. Terminei comprando um monitor à parte, de 25", que me é bem útil atualmente. Gosto de ter uma página com a documentação aberta quando estou estudando algo. Também serve quando estou vendo algum vídeo sobre programação e quero programar ao mesmo tempo. Tem várias utilidades, uso até pra ver filme.

Se precisar voltar a programar num de 13", não tenho problema nenhum, sei que sempre dá pra gente se adaptar.

Eu usava até pouco tempo um note da Dell de 13.3" Full HD. Quando usava achava bom, mas no final do ano passado comprei um de 15.6" 4K da Toshiba e achei bem mais confortável, maior área útil e maior nitidez pela resolução. Vantagem do de 13.3 é ser muito mais leve pra transportar, mas no meu caso quase nunca saio de casa com o note.

A resolução também influencia, quanto maior a densidade maior a nitidez, pelo ponto ser menor. O código fonte por exemplo fica bem mais confortável de ler. Então passe longe do que for inferior a Full Hd, embora eu já considere full hd ruim por ter se acostumado com 4k. Outra coisa que me acostumei é o touch screen.

A valeu a explicação, eu to vendo um da Dell híbrido pra comprar, 13.3 achei interessante o preço.
O meu é de 14, mas lento… rs
Tipo um de 13,3 pra mim seria bom, pode levar pra qualquer lugar e cabe na mochila e leve também… esse é um diferencial bom.

Pra ficar carregando na mochila com certeza, essa é a única vantagem de uma tela menor, contribui para ser mais leve.

Não sei se está falando do mesmo modelo da Dell que eu usava, se for ele, depois de 2 anos deu problema de touch fantasma e a carcaça começou a descascar, por isso resolvi comprar outro e deixei ele como máquina backup com o touch desativado.

Esse modelo que vi é um Inspiron 13,3’’, Inspiron Serie 5000…
Configuração boa… é… irei dar uma olhada melhor pra ver se falam bem desse notebook.

O modelo problemático era o Inspiron 13 7000 2 in 1, modelo 2014.

Só atenção que a maioria desses notes pequenos não possuem teclas imediatas para page down/up, home/end, e sim via Fn + setas. Se isso não te fizer falta, tá tranquilo.

É… andei vendo uns… ai, mas vou pensar…
Talvez seja melhor um DELL 14 5000 preço ta bem acessível.
Valeu a ajuda de todos.

Recomendam esse notebook??? **Notebook Asus Z450UA-WX003T com Intel® Core™ i5-6200U, 8GB, 1TB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, Bluetooth, LED 14" e Windows 10**

Se não se importa com a resolução de baixa qualidade da tela (1366 x 768 pixels).

A isso até em uns DELL e Lenovo também ocorre, achei a conf. boa…
E irei usar mais pra atividades relacionadas a TI…
Vi um Notebook Dell Inspiron I14-5458-D37P com Intel® Core™ i5-5200U, 8GB, 1TB, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, Bluetooth, Webcam, LED 14" e Windows 10 … mas o processador é inferior…

Ocorrer ocorre, afinal o fabricante tem que oferecer equipamento de menor custo para quem não exige qualidade.

Isso não invalida o fato da qualidade ser inferior a outros modelos.