Duvida para acessar um campo dentro de uma tabela no banco de dados e salvar em um txt

Sou iniciante nessa area, queria ver se alguem pode me ajudar.
Estou fazendo um site e tenho uma area de login. Dai quando a pessoa esta logada, eu quero fazer um link para que ela possa baixar um arquivo txt. Nesse arquivo eu preciso acessar um campo no banco de dados dessa pessoa, ai que eu nao estou conseguindo.
Tipo, eu tenho uma tabela no banco de dados como nome “Alunos”, dai nessa tabela eu tenho os campos “id”, “nome”, “nota” e etc. eu preciso fazer um link que quando o aluno estiver logado, ele clicar no link ele vai baixar um arquivo .txt com a sua “nota”.
Acho que deu pra entender.
Agradeço quem puder ajudar.

Ta, e você ja sabe usar sessão?

Sabe manipular arquivos pelo php?

Só dizer o problema não nos ajuda a te ajudar, precisamos de código!

A partir daí sim podemos te ajudar…

Sei nada nao, to aprendendo mexendo aqui e ali.

Eu ja consegui uma evolução muito grande :slight_smile:
Tenho uma area do site em que eu quero que o aluno baixe um arquivo txt com a “media” dele. Ele esta logado na area dele, entao coloquei um link para pegar o arquivo, ficou assim:
<a href="/nota.php?nome=<?php echo $username?>"

ate ai blz, o arquivo txt esta sendo baixado, mais eu nao consigo colocar nem a “media” dele e nem o “username” que foi passado pelo link.
o arquivo nota esta assim:

<?php header('Content-type: text/plain'); header('Content-Disposition: attachment; filename="nota.txt"'); echo 'Você, "USERNAME" ficou com a média: "MEDIA" '; ?>

So q eu nao estou conseguindo colocar nem o Username e nem a Media, ai que ta o problema.
Acho que deu pra entender.

Então seu primeiro passo é aprender a usar get para pegar o nome do usuário…

http://php.net/manual/pt_BR/reserved.variables.get.php

OBS: o ideal é usar filter_input por questões de segurança no lugar de $_GET, mas como você está aprendendo, o $_GET vai te atender no começo…

Depois usar uma função para ler o arquivo e não baixá-lo se você pretende apenas apresentar a nota (echo)…

Uma boa função para começar…

http://php.net/manual/pt_BR/function.file-get-contents.php

Tenta montar o código, se travar volta aqui que ajudamos, boa sorte!

Os próximos passos é definir se o arquivo txt vai guardar a nota de um unico aluno (indico renomear o arquivo para username.txt por exemplo), ou um único arquivo vai ter as notas de todos alunos… mas ai é pro futuro…