Duvida sobre carreira em Banco de Dados

Boa tarde,

Recentemente comprei um curso completo de SQL na udemy, para auxiliar minha compreensão em algumas funções do trabalho (Estagiário em QA). Estou amando trabalhar com SQL e pretendo seguir carreira na área de Banco, porém estou meio perdido. Qual o melhor caminho para eu me especializar na área ?

Faz estágio em QA, mas está estudando o que?
Existem pós graduações específicas em bancos de dados, isso pode ser uma forma de você chegar onde almeja.

1 curtida

Opa Darlan,

Então, estou no ultimo semestre de ADS. Quero continuar e me aprofundar em banco de dados, mas estou meio perdido na questão de por onde começar

Primeiro, foque em um SGBD, tanto faz se Oracle, MSSQL ou whatever.
Depois que estiver confiante, aí você passa para outros.
Mas, ainda assim, se você esta no último semestre, vale dar uma conferida em pós graduações que foquem na carreira de DBA, tem algumas que até preparam para certificação

1 curtida

Legal Darlan,
E quanto a qual SGBD focar, teria algum conselho ? Andei dando uma pesquisada e acho que a melhor opção seria Oracle, por ser o mais utilizado certo ?

Para carreira de DBA, foque em administração do Oracle. Além de ter boa demanda, é usado por grandes empresas, consequentente melhores salários. Se for carreira de AD, o foco é mais a nível do Negócio e modelagem.

3 curtidas

Além das indicações dos colegas, quando estiver bem fundamentado os conceitos de SQL (SGBD relacionais, etc), estude algum banco NoSQL para ter uma “carta na manga”

MongoDB é ótimo para começar a brincar, indico esse curso gratuito:

https://university.mongodb.com/courses/M001/about

bons estudos e sucesso!

1 curtida

Ou então SQL Server, que tem uma boa demanda também. É importante dizer que a principal função do DBA não é escrever queries. Isso é função do desenvolvedor. O DBA é responsável por instalar, configurar, dimensionar e monitorar o banco de dados. Para aplicações simples isso é trivial, mas para grandes empresas, quantidade de dados alta e carga alta, é preciso ter um profissional que fique por conta disso. Como o colega falou, foque em um banco específico: Oracle ou SQL Server, e se possível, tire as certificações que nessa área são muito valorizadas.

2 curtidas

Por isso falei administração. Só query é programador. Sobre SQL Server também tem boa demanda, mas DBA Oracle costuma ser mais valorizado.

2 curtidas

Perfeito, obrigado pelas respostas galera.
Abçs !