Dúvida sobre formação superior

Boa (parte do dia de onde você tá ex: tarde), pessoal.

Eu estou 100% decidido em seguir a carreira de desenvolvimento.

Porém não sei por onde começar: ciência ou engenharia da computação? Sempre soube que ciência trabalha com a parte de sistema e desenvolvimento, e a engenharia na parte de hardware. Porém também soube que a engenharia se intercalava entre hardware e software. E vi grades curriculares de engenharia que realmente tinha bastante desenvolvimento.

A partir daí fiquei bem dividido, pois vi que engenharia também é uma coisa bastante interessante. Também me deixou mais em dúvida, o fato de eu não saber (com 100% de certeza), qual das duas formações, tem mais foco em IA (Inteligencia Artificial, ou AI se preferir), logo morro de vontade de trabalhar com isso (tenho desejo por coisar difíceis e resolve-las kk);

Obs: sei que é meio estranho eu ser desinformado e já querer IA, mas ainda sou novo, nem saí do ensino médio. E queria focar e treinar desde já, porque sei que vai ser um longo e difícil caminho. Quanto antes se preparar, melhor, não acham?

Portanto, queria saber de vocês qual caminho eu devo seguir. Alguma ajuda? : ) Obrigado!

Uma coisa muito legal que você falou foi que gostaria de trabalhar com desenvolvimento. Então, agora,já você pode começar a fazer um curso de algoritmo, recomendo:

Depois você pode fazer:

Então gostaria de te dizer, acho importante você fazer uma faculdade (pela rede de contatos, base teoricas etc…), mas para o mercado pouco vai importar a sua faculdade, o que vai importar mesmo é que você saiba resolver problemas do ponto de vista computacional. Você sabe fazer um site? Sabe fazer um app? Sabe fazer um sistema?

Depois de fazer alguns cursos e ter uma base, se desafie, olhe em volta, no clube onde você frequenta, ou na igreja etc… deve ter algo que eles estão precisando e você pode fazer.

Chegar pra o mercado e mostrar um sistema pronto ou um app vale mais do que qualquer curso de ensino superior (repito é importante ter a formação superior, por diversos motivos)

1 curtida

Sim , já sei programar um pouco (C++ e Java). Mas o que eu queria saber é sobre IA, qual curso que é melhor eu fazer (por ser mais voltado a ela). Nenhuma recomendação?

Vá com calma garoto, antes de chegar em IA existe mundo de coisas: Estrutura de dados, Orientação objeto, padrões de projetos etc…

Vou lhe recomendar um livro que estou lendo:

Tem um curso na plataforma UDACITY, que não fiz, mas achei legal começar:

Aproveitando seu post,eu faço engenharia mecatronica e tb pretendo seguir a area de IA,to meio perdido como começar

Oi, Henrique_Marino!

Eu também tive bastante dúvida na hora de escolher qual curso iria cursar na faculdade. Fiz um semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, logo depois, mudei para engenharia da Computação. Vou tentar te explicar as diferenças básicas entre 3 cursos: Ciência da computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da computação.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas geralmente é um curso focado no mercado de trabalho. O que isso quer dizer? Que tu vai aprender a ser um programador profissional, provavelmente utilizando tecnologias que estão em alta no momento, geralmente os cursos ensinam Java, C# ou alguma outra linguagem que está aquecida pelo mercado. Claro, algumas disciplinas de base provavelmente tu vai ter, como estrutura de dados, redes, banco de dados, etc. A questão é: geralmente este curso aborda questões mais voltadas ao mercado em sim e não se preocupa em ensinar ao aluno questões mais teóricas ou profundas sobre computação (como inteligência artificial ou compiladores, por exemplo). Entretanto, nada te impede de correr atrás disso com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Resumidamente, é um curso que aborda muito a parte de programação e seu emprego em aplicações de mercado (como empresas, comércio, etc).

Já, Ciência da computação é um curso que aborda questões mais científicas e profundas da computação. Ou seja, tu vai estudar toda a parte de programação que é vista em ADS e também vai estudar alguns assuntos como compiladores, computação gráfica, sistemas operacionais, autômatos, enfim, diversas coisas que não são necessariamente aplicadas em sistemas do dia a dia, mas sim coisas que um cientista da computação deve saber. Além disso, é importante que tu saiba que este curso possui uma carga muito pesada de matemática!

Sobre Engenharia da Computação é um pouco mais difícil de falar. Digo isso porque o currículo pode variar bastante. Geralmente as universidades dão dois focos para o curso: ou é bem genérico, estudando as diversas áreas de computação (no caso: programação, redes e eletrônica) ou então é bastante focado na parte de hardware. Os que tem enfoque em hardware não tem muito o que ser dito: tu vai estudar bastante a parte de eletrônica e programação para este tipo de sistema (como sistemas embarcados, por exemplo). Isso quer dizer que além de entender sobre eletrônica, saberá programar. Já os cursos mais genéricos (que é o caso do meu), tu vai estudar um pouco sobre cada coisa: desde redes , eletrônica e até programação (não somente para sistemas embarcados e para eletrônica). É importante dizer que o curso de Engenharia da Computação possui uma carga ainda mais pesada de matemática e também possui várias disciplinas de física.

Resumidamente, a diferença é: ADS é um curso focado em programação e voltado para o mercado de trabalho. Ciência da computação também aborda muito sobre programação, mas não só isso. Aborda aspectos mais complexos e científicos da computação (além da parte de programação vista em ADS) e Engenharia da Computação geralmente possui dois perfis: um que foca muito no desenvolvimento de hardware e outro que é mais generalista, estudando diversas áreas da computação (como eletrônica, redes e programação).
O importante é dizer que, independentemente de faculdade, o que vai te tornar um bom profissional é o quanto tu te dedica aos estudos. Conheço programadores muito bons que nunca fizeram faculdade e programadores que fizeram faculdade e não são tão bons assim. Quer dizer, corre atrás, estuda! Só para frisar: eu acho a faculdade muito importante para um profissional de TI, pois tu adquire muitos conhecimentos de uma maneira facilitada (o que seria mais difícil sozinho, sendo autodidata - mas não impossível).
Sobre IA, este é um assunto vasto e complexo. Recomendo que deixe isso de lado por um tempo e estude a base necessária tanto de programação quanto de matemática. Só assim tu vai conseguir trabalhar com coisas mais complexas (como IA).

Olá.
Recomendo ADS já que quer área de desenvolvimento… Fiz esse curso e não me arrependo.
Antes fazia Sist. Inf., achei muito ruim, matérias que não iam me agrega em nada, então transferi de facul e curso…
Sobre C. Comput. é mais aprofundado e se o cara quiser seguir uma área acadêmica, melhor curso pra isso… ja dizia um professor que tive,
Boa sorte na escolha.

Recomendo iniciar em ADS cinco períodos, estou nesta jornada depois de ADS, e trabalhando ao mesmo tempo na área de TI, vejo que um mundo de coisas que eu não sabia ou que sabia mas já estava obsoleto surge e vem renovado, Depois pretendo fazer Pós, Dr e Mestrado. Tudo no seu tempo, pois não dá para abraçar o mundo.

Olá, como estudante de Ciência da Computação gostaria de destacar alguns pontos que não foram abordados ou mal citados pelos nossos amigos, A respeito do curso a grade pode variar isso acontece com muitos cursos mas no geral um Cientista da Computação vai ter um embasamento maior e mais profundo na computação como nosso amigo @elvex comentou, matérias como: Sistemas Operacionais, Linguagens Formais, Compiladores, IHC são sim mais profundas, porém o que eu não concordo é o tipo de comentário como “não necessário” ou “nunca vamos usar” isso é uma certa facada para quem conhece realmente os conceitos e técnicas abordadas por essas matérias se pesquisar cada uma individualmente vai entender o que estou dizendo.

Em relação ao que o nosso colega @bsmachado comentou sobre a área acadêmica é sim também verdade, porém claro que não se limita a isso hoje no mercado existe uma grande procura por estes profissionais assim como vem ocorrido a falta deles. Outro bom exemplo é tentar ingressar em um cargo público como perito, infelizmente eles vão exigir de você mais do que um curso tecnólogo de ADS.

Dessa forma concluo que o curso tem muito a oferecer a você como estudante e através dele vai se tornar um grande profissional, você deve fugir desse curso caso não goste de programar, não seja um pouco familiarizado com computação, não goste de estudar com frequência e o mais importante não tenha namorada porque caso trabalhe não vai lhe sobrar tempo!

Ainda gostaria de complementar para dispensar comentários como “isso é perca de tempo”, “você nunca vai usar” eu sempre fui desse tipo de opinião mas depois que eu realmente tive que estudar e buscar apreender mais eu perdi esse tipo de visão de como as coisas funcionam. Ainda sobre o curso se você não gosta de matemática e tem dificuldade, não tem problema! eu não gosto e sempre tive dificuldade sofri muito para aprender e tirar notas porém vale a pena.

1 curtida

Concordo plenamente, se meu comentário pareceu dizer isso, me expressei mal. Claro, alguns conhecimentos não são tão aplicáveis no dia a dia quanto outros, porém nunca quis dizer que não são necessários ou que tu nunca vai usar. Mas sim, algumas coisas são raramente usadas.

1 curtida