Dúvida sobre JSP, Servlet

Olá pessoal.
Queria apenas alguma opinião.
Na faculdade, na cadeira de programação web mais especificamente, lembro que utilizamos páginas JSP, Servlet, javascript para criar ferramentas web.
Bom a minha pergunta é, vale a pena desenvolver algo utilizando JSP e Servlet hoje em dia ? Ou é mais vantajoso aprender outra tecnologia ?

Eu não faria!

Vale muito mais a pena aprender Spring e criar suas aplicações web com ele.

2 curtidas

Apenas em JSP/Servlet, não.
Eu sugiro utilizar tais conhecimentos e evoluir, estudando algo como Spring MVC.

Em vários tópicos eu vi pessoas recomendando Spring, oque seria ? tipo bem por cima ?

Spring é um framework para desenvolvimento web com Java, com ele é muito simples desenvolver uma aplicação do zero com muita facilidade e simplicidade, pois o Spring abstrai muito bem os conceitos web, e é bem maleável com N possibilidades de fazer diferentes configurações e formas de uso.

Estude sobre Spring MVC e na sequência Spring Boot, você vai ver como é bem mais simples e sem muita dor de cabeça criar aplicações com ele.

1 curtida

A entendi. Obrigado.
Outra coisa, desenvolver WEB utilizando Java ainda é viável hoje em dia ?
Sei que talvez sejam perguntas bobas, mas confesso que com tantas linguagens novas, parece que estou um pouco atrasado utilizando java.

abraço

Na minha visão é viável sim!

Mas aí entra uma outra questão mais pessoal, tipo, na sua região tem vagas para desenvolvedor Web com Java? é realmente essa carreira que você quer seguir?

Não que aprender isso seja um desperdício, por que todo conhecimento adquirido nunca é perdido, porém se dedique em aprender as coisas das quais você tem interesse em trabalhar ou das quais as vagas que você pretende ocupar requerem.

Entendo.
Obrigado pelas sugestões.

Viável, é. Recomendável, não.
JSP/Servlets são tecnologias com mais de 20 anos de idade (dinossauras).
Hoje o foco é em aplicações thin clients (clientes leves) + RESTful web services ou SPA (simgle page application), como o Angular, vue e etc.

Logo, você vai conseguir fazer o que quer. Porém, o tempo e a complexidade serão muito altos. Sugiro estudar Spring MVC, Spring + Angular 2+ ou outro SPA, como o vuejs.

Obrigado novamente.
Irei seguir seus conselhos.

Viável é, mas se sair um pouco do mundo poluído do Java, pode experimentar por exemplo C# com ASP.NET Core. E PHP é uma ótima opção para pequenas e médias aplicações.

Se teu objeto for mercado de trabalho, treina o que as melhores vagas a seu alcance pedirem.

Entendo. Obrigado pela sugestão

No meu ponto de vista hoje existem bastante vagas Backend para PHP, C# ASP.NET e Java Spring Boot.

Para Frontend temos hoje bem forte o React e o Angular.

Eu aconselharia Angular + Spring Boot porque é mais fácil aprender angular quando você conhece orientação Objetos, acho mais intuitivo, porém fica um pouco mais verboso, mas já que você meche com Java já está acostumado a isso.

1 curtida

Eu recomendo não aprender logo o Spring sem saber o que é e como funciona Servlet pra não deixar “buracos” no teu processo de aprendizado. O Spring, o JPA e outros tem muita coisa por baixo dos panos que com Servlet tu vai saber como isso funciona.

Um exemplo:
Para o Spring capturar os valores dos campos é necessário que o nome do atributo seja igual ao nome do input. Como isso acontece?

Usando Servlet tu vê que é necessário pegar o valor usando HttpServletRequest.getParameter("nome_input");.

São coisas que acontecem por baixo dos panos que com o Spring direto sem uma boa base tu não vai saber como acontece.

Bom, quanto a isso não tem problema, pois quando fiz meu TCC eu desenvolvi uma aplicação web utilizando Servlet. Sendo assim, posso dizer que tenho conhecimento necessário do assunto, acredito eu.