Duvida sobre o que estudar e modo de estudo

Boa Tarde.

Estou cursando Engenharia da Computação em São Paulo, atualmente estou indo para o 4ºAno(podemos considerar 3ºAno pois o primeiro ano da minha faculdade é geral para todas então só tem matéria básica como calculo ,química,física etc),até o momento vi pouca coisa de programação,aprendi um pouco de Java,C++ e SQL.

Estava a procura de estagio nessa área, mas a maiorias das vagas pedem bastante conhecimento em uma linguagem ou conhecimento razoável 4 ou + linguagens ,portanto gostaria de começar a estudar por conta própria.Estava pensando em começar C# ou me aprofundar em Java,qual dessas vocês acham melhor?

Além disso tenho uma grande duvida na hora de estudar uma linguagem,seria melhor aprender usando livros por exemplo os livros da casa do código,ou adquirindo cursos por exemplo Alura,Udemy etc.Se for curso,qual seria o melhor ?

Obs:Eu sei que a faculdade de Engenharia da Computação não é focado em programação,após terminar essa faculdade irei começar uma em ciência da computação,eu fiz engenharia na época pois a faculdade que eu tinha condições de entrar ainda não tinha esse curso.

Antes de escolher uma linguagem, escolha uma área de atuação. Que tipo de software você quer escrever ? Aplicações Web ? Aplicativos Mobile ? Games ? Processamento de Big Data ? Software embarcado ? Responder a essa pergunta é fundamental, pois cada uma destas áreas vai ter um conjunto de linguagens e ferramentas mais apropriadas para se trabalhar.

ps: não há a menor necessidade de se cursar Ciência da Computação depois de ter passado por Engenharia da Computação. Os 2 cursos são praticamente a mesma coisa, com a diferença que no curso de Engenharia você precisa cursar o núcleo comum de engenharia.

Nesse momento foca em conseguir estágio, o que mais estiverem pedindo você estuda. Se tiver meio a meio C# e Java, vá de C# pois a curva de aprendizado é menor. Além de mais complicado, Java tem milhares formas de fazer a mesma coisa, não possui stack própria decente, e as empresas querem o candidato já com conhecimento específico no que é usado na equipe, além da base, claro.

Não precisa fazer outra faculdade, importante é ter o 3° grau na área. Faculdade é para ter a base teórica e abertura para entrar mais facilmente no mercado através de estágio. Pra ir pro mercado procure cursos específicos sobre C# ou Java.

2 curtidas