Duvida sobre o que estudar

Boa tarde… Queria uma indicacao de 2 livros pra leer de java.
Comecei meus estudos em java com logica de programaçao, fiz um curso de java basico do guanabara, e agora to finalizando um curso de POO do cursoemvideo… Vou fazer tambem o de banco de dados do mesmo site.
Alem disso to lendo as apostilas da caelum e material do java Starter
O que voces me indicam pra me conseguir ter uma boa base em java.
Sera que 1 ano e meio de estudos em java da pra ter uma boa base e ja fazer algo decente?

Eu indico sempre o Livro do Deitel - Java Como Programar, atualmente esta na Versão 11, eu acho ele bem completo, muito conteúdo e exercício.

{ },s.

Fala @linuxdebian

Cara, quando iniciei no mundo java os livros da casa do código foram uma mão na roda pra mim. No começo foi um pouco complicado entender já que não estava acostumado com programação “voltada ao usuário”.

Mas vamos lá, vou citá-los na ordem ok? Vou considerar que você já tem conhecimento em java, então as indicações são direcionadas ao desenvolvimento de aplicações web.

Quando li os livros eu os fiz em ordem diferente, mas foi quando eu não tinha noção de nada em desenvolvimento web com java. Então coloquei em ordem que acredito que você poderá aproveitar melhor as informações, sendo que os dois últimos serviriam apenas para aprimorar o conhecimento obtido no primeiro livro. E o terceiro para dar aquele brilho no currículo quando começar a procurar por emprego =)

Espero ter ajudado de alguma forma, e bons estudos.

Obrigado amigo… mas eu comecei estudar java praticamente agora… acho que tenho que aprender mais a base e depois ir pro java web… na verdade eu to meio sem direçao… to estudando java mas nao tenho um roteiro do que tenho que fazer.

Entendi.

Bom, neste caso acredito que você já conheça if/else, while e do/while, for e foreach.

Caso sua resposta for sim para a linha de cima eu sugiro que você procure conhecer mais sobre orientação a objetos, uma vez que você estiver confortável com o conceito, busque aprender sobre estrutura de dados: listas, filas, pilhas, hash maps, collections no geral.
Esses conceitos são o que abrirá portas de trabalho para você. Não costumo dizer que são pontos avançados, mas no inicio você pode dar alguns tropeços, o que é normal para todo mundo.

Só não esqueça de programar bastante, e sempre que possível, procure dar uma olhada em código feito por outras pessoas, e tentar entender o que está sendo feito. Coisas como jogos digitais podem ser uma ótima forma de aprender a programar, pois você trabalha muita matemática e lógica, além de utilizar orientação a objetos, e estruturas de dados.

=)

Muito obrigado amigo.
To comecando um curso de banco de dados mysql. Aprender o mysql vai me ajudar quando eu for aprender java web?

  1. Estude pro vestibular.
    2.Acredite em você não desista, valorize seu trabalho, não faça como os tolos que trabalhão 5 meses pra distribuir aplicação gratuita pra depois receber como pagamento palavrões na Play Google. Desenvolva um projeto em cima de uma necessidade de milhões. Cuidado em perder tempo fazendo joguinhos pra distribuir de graça. O mundo tá cheio de gente rica precisando de algo útil.

@linuxdebian tecnicamente falando o banco de dados servirá como uma “ferramenta” de apoio.

Quando começamos a programar, criamos nossas variáveis e atribuímos valores à elas correto?
O banco de dados servirá justamente para guardar esses valores para você. E então, quando você voltar a usar o seu programa, não será necessário dar um novo valor para a sua váriável, basta recuperá-la em um registro no seu banco de dados.

Em orientação a objetos, nós trabalhamos com um modelo de código chamado classes. A classe nada mais é do que uma forma de tipificar um conjunto de informações que o seu programa terá.

Vamos supor que você tem um formulário que servirá para registrar novos livros. No seu programa, você terá um código mais ou menos assim:

class Livro{
private String titulo;
private String autor;
}

Quando você atribuir um titulo e autor ao seu livro, o banco de dados irá guardar ele pra você como uma estante de livros, e você terá como acessar esses “livros” quando quiser, além de criar novos quando quiser; tudo sendo guardado em seu banco de dados.

Uma maneira figurativa de representar um banco de dados seria a estante que guarda vários livros. Apesar de ter descrito muita coisa, eu tentei criar um cenário que fosse mais simples de você entender o que o banco de dados é, sem ficar entrando em detalhes muito técnico.

Apenas uma última nota. Não sei bem o que nosso colega @vagner_Portela quis dizer com o comentário dele. Mas quando citei jogos digitais, não quis dizer que você precisa fazer jogos digitais para “ganhar a vida”, mas programar jogos é um ótimo meio de exercitar sua lógica, além de se divertir aprendendo conceitos complexos como estruturas de dados, e também orientação a objetos que muita gente costuma demorar aprender usando métodos convencionais.

Espero ter esclarecido suas dúvidas, e ter dado alguma luz sobre outros detalhes.

Have fun in your code! =)

Mais uma vez obrigado … Resolvi parar o curso de banco de dados e estudar mais java. to estudando uma apostila do Java Starter … to gostando…pois mta coisa eu ja sei e nela tem tb estrutura de dados que ainda to fraco…
Resumindo: fiz curso de logica, java basico, java orientado a objetos.
Agora to lendo apostila caelum e java starter…
So vou estudar Banco de Dados depois que terminar as apostilas…

Show de bola.

Bons estudos sr. @linuxdebian! =)

Ou voce acha que poderia continuar o curso de banco de dados sem ter estudado as Collections a fundo.

Nesse ponto vai de você, entende?

Quero dizer, se você se sente confortável estudando mais de uma coisa ao mesmo tempo. nada te impede de estudar banco de dados, e em paralelo collections.
Por outro lado, se você acredita que tem um rendimento maior estudando uma coisa por vez, fica em uma coisa só, e depois dá um corre na outra.

Ao meu ver, banco de dados e estrutura de dados apesar de serem coisas diferentes elas se completam, Mas você não irá ser prejudicado de nenhuma maneira estudando uma coisa só, e depois estudar a outra.

Tudo vai do seu ritmo e estilo de estudo.

realmente aprendi java com esse livro, e o curso java starter hands on na t2ti

Esse livro tem mais de 1400 paginas… tenho o livro Deitel em c++ (ganhei de presente), e ele tb tem mais de 1400 paginas… eu achei ruim manusea-lo para ler… To com medo de comprar e depois arrepender… Por enquanto to lendo apostilas e vendo video aulas no youtube

O Livro do Deitel é o mais completo e atualizado que eu indico. Voce não vai se arrepender de ter ele, é muito bom mesmo, melhor que muitos outros com poucas paginas que enrolam mais do que ajuda.

comentario de um amigo no grupo java Brasil sobre a mesma questão abordada por voce :

Você quer aprender Java ou quer perder tempo? Se quer aprender de verdade, o livro é esse mesmo.

E faça os exercícios.

Se você acha o livro grande, espera até começar a fazer os exercícios kkkkk

{ }s,

Ok amigo… acho que vou compra-lo… Sera que tenho conidçoes de acompanhar a didatica usada, ou eh um livro mais dificil?

O livro não é difícil, é bem completo e detalhado e muito bem comentado os códigos.

Voce não é obrigado a adquirir o mesmo, somente dei minha opinião.

amigos como ja falei anteriormente, to estudando a apostila do java starter…
Eu nao sabia que a Classe String fosse tao poderosa… aprendi muita coisa nessa apostila e tem um exercicio la que respondi assim… funcionou mas nao sei se é a melhor forma de resolver… segue questao:
Utilizando a classe elaborada no exercício anterior, verifique se a String
contem números, emitindo uma mensagem ao usuário.
Minha resposta:
public void verificar(String s){
String s2 = “”;
for (int i=0; i<s.length(); i++){
s2 += “\D”;
}
if (s.matches(s2)){
System.out.println(“Nao contem numeros”);
}else {
System.out.println(“Contem numeros”);
}
}