Dúvida sobre sistemas voltado para administração de condomínio

Saudação para todos,

Estou com um projeto voltado para administração de condomínio, esse projeto está divido em módulos, um deles é o módulo financeiro, estou colocando nele várias tabelas de relacionamento, infelizmente estou realizando o levantamento de requisitos sem consultar o cliente, porque na verdade ainda não tenho um cliente, ou seja, ainda não tenho a quem vender esse sistema de condomínio, mas ele nem mau começou, pelo motivo dele ser muito complexo, no meu ponto de vista o código Java - Back-End junto com o desenvolvimento Frond-End, e a parte do projeto mais fácil de fazer, o pedaço mais difícil é a modelagem de banco de dados com as cardinalidades.

Já fiz muitas coisas no projeto em relação a modelagem de banco de dados, por enquanto tenho dúvida somente em uma única coisa no projeto, vou descrever um caso de uso, não fiquem surpresos com meu exemplo, é claro que o proprietário do apartamento ao acessar o sistema teria acesso á muitas outras funcionalidades, esse descrito abaixo seria uma delas, e é o que estou com dúvida.

O proprietário precisa entra no sistema para ver quais são os meses que ele está devendo, em tela ele consegue visualizar todas as parcelas do ano inteiro, lá ele enxerga as parcelas pagas, as parcelas inadimplentes que são as parcelas que ele está devendo, e tem as parcelas pendentes que são as outras parcelas que ainda viram.

Qual seria ação do proprietário no sistema? Ele irá clicar na parcela que está devendo e com isso irá baixar um boleto em PDF para o computador dele, para efetuar pagamento daquela determinada parcela.

Quando ele paga essa determinada parcela no banco X, automaticamente o sistema de condomínio irá atualizar o status da parcela para PAGA

Essa breve descrição é o esperado que o sistema de condomínio faça.

Essas são minhas dúvidas;

Quem irá alimentar o sistema de condomínio? Irá ser um arquivo de XML recebido do banco X para que o sistema de Condomínio, realizando um upload e poder atualizar os registros vinculados aos débitos dos proprietários?

Tem que receber do Banco uma lista dos apartamentos que faltam pagar o condomínio e próprio administrador do sistema de condomínio irá inserir manualmente no sistema de condomínio?

Estou expondo minha dúvida aqui para saber quem eu devo recorrer para procurar informação, como existem muitos programadores experientes aqui nesse fórum estou na esperança que alguém me dê uma boa orientação para saber como começar a solucionar esse meu problema.

É como você esta pensando mesmo, você vai consumir um web service, para obter informações de pagamento na conta do condominio, e isso será retornado a você um XML com as informações ao qual o webservice disponibilizar do banco ao qual a conta do condominio pertence, você vai se preocupar em verificar na conta do condominio se consta o pagamento ou não, e não em qual banco, loteria o cara realizou o pagamento, por que isso é trabalho do banco ao qual ele pagou informa ao banco portador da conta do condominio o pagamento. pesquise sobre webservice, mas explicitamente sobre webservice do banco que vai deter a conta do condominio.

Mas será que o arquivo de retorno de XML quando eu fizer o o upload para o sistema ele indicará quem pagou ou quem não pagou? Porque eu acho ele somente descrimina uma informação genérica.

Pode especificar mais sua pergunta? não entendi muito bem…
como assim quando fizer o upload para o sistema?

Me informei como funcionar sobre o boleto bancário, eu fui no banco da caixa econômica.

Eles disseram que funciona assim, o sindico distribui os boletos para os moradores, depois os moradores pagam os boletos ou na casa lotérica ou no próprio banco, depois disso o banco recebe um relatório através informação computacional e com isso remete para o sindico um sistema que busca pelo servidor do banco da caixa econômica um arquivo .XML para saber quem pagou ou quem não pagou, ele tem como saber porque no boleto tem o código único identificador de cada morador, só existe um problema! o sistema que eles fornecem para o sindico busca um relatório de todos os clientes da caixa econômica, não é somente da conta do condomínio mas também de todos os clientes, e com isso o sistema tem lentidão em emitir esse relatório porque no arquivo não tem somente os registros do condomínio, mas de todos os clientes da caixa econômica.

O que vou procurar me informa é saber se a caixa econômica pode gerar como arquivo de retorno um arquivo XML somente dos registros do condomínio, porque se o banco poder fazer isso vai ficar muito mais simples.