Duvidas de um iniciante

Sou novo na área da T.I. entrei no curso de ADS na faculdade UniRitter - RS , entrei no curso sem saber nada, sem experiencia alguma, e hoje cursando o 3 semestre me preocupo qual caminho devo seguir na programação, ainda não trabalho na área de programação, mais já quero ir me preparando para o mercado de trabalho.

Existem vários caminhos que podem ser seguidos, tudo depende de você.
Você pode optar pela área de banco de dados, analista, programador back-end ou front-end, desenvolvedor para android, IOS.
Sou formado em análise de sistemas, embora ainda não trabalhe na área mas optei por programador java back-end, gosto mais da área de lógica ao invés de design, ainda assim também tenho um pouco de noções de PHP, HTML, CSS, Python.

Tenho a mesma ideia, gostei muito da parte back-end e pretendo me especializar, so que tenho minhas duvidas em qual linguem devo pensar em estudar, gosto de Java mais ja vi que o mercado caiu bastante devido bugs nas atualizações, penso também no c# mais infelizmente não conheço muito o mercado.

Eu nem sei porque decidi estudar Java, acho que devido ao grande número de material disponível na internet, sei que foi a linguagem que me chamou atenção, comprei alguns livros, fiz alguns cursos, e segundo as pesquisas acho que o java não caiu não. Qualquer pesquisa que você fizer verá que o java estará sempre entre os primeiros. Da uma olhada nesse site.

Olha, Java tem bastante vaga no mercado, comece estudando por algum livro e depois de um conhecimento adquirido, parta pra desenvolver aplicações pra web que é o que ta em alta…
De uma olhada no Youtube, tem umas aulas lá bem legais.
C# também ótima escolha seria.
Boa sorte.

Poise para java temos bastante cursos online, eu me baseio muito pela apostila da caelum, como não tenho experiencia aquelas apostila aberta ao publico e uma boa, depois penso em fazer curso online para agregar ao meu currículo, penso tambem na area de banco de dados que e algo que sei que tem bons empregos com salários altos

Java ainda tem um mercado gigantesco, mas realmente não vejo muitas aplicações desktop feitas em java a última que vi foi o software de IRPF. A maior parte é Delphi ou C# mesmo, mas acredito que isso se deve também porque a plataforma desktop está caindo em desuso. Particularmente, acho que o que mantém Java vivo são as aplicações Android e web, mas acredito que em breve serão substituídas por Xamarin e Ruby, respectivamente.

Gosto muito de C#, na MVA e MSDN tem muito conteúdo (em português inclusive, caso seu inglês não seja bom), é uma linguagem bastante limpa e produtiva, e vem crescendo bastante nos últimos anos, e a curva de aprendizagem é bem tranquila, tanto pra quem já conhece alguma linguagem como pra quem está começando agora.

Mais importante que a linguagem de programação, são os conceitos de computação que pesam mais na carreira, linguagens e frameworks mudam de empresa para empresa, mas essa base conceitual é praticamente a mesma para tudo. Se você quer se especializar no back-end, eu recomendo estudar bastante:

  • sistemas operacionais e sistema distribuídos
  • bancos de dados, relacionais e não-relacionais
  • protocolo HTTP e APIs REST

Em termos de linguagem de programação no back-end, eu iria de Go, partiria para Java somente se precisasse arrumar emprego.

1 curtida