Dúvidas sobre Mecatrônica

Sou formado como analista de sistemas, e estou trabalhando como coordenador de infraestrutura, já faz um tempo que tenho tentado entrar no mercado de desenvolvimento na minha região, mas o melhor estado para conseguir boas oportunidades como programador Java seria no estado de São Paulo, mas não tenho como me mudar para São Paulo por vários motivos.

Então decidir tirar uma segunda graduação para me realocar no mercado de trabalho, vou fazer o curso de Mecatrônica no próximo ano, esse ano estarei me preparando estudando programação em Linguagem C para Arduino.

Espero que alguém que faça o curso seja cadastrado aqui no GUJ, porque as dúvidas são mais relacionadas ao curso de Engenharia Mecatrônica, se esse não for o melhor lugar para tirar essas dúvidas gostaria que me indicassem bons fóruns de Mecatrônica onde posso tirar essas dúvidas, então lá vai;

  • Eu já sei que no curso o maior desafio a ser superado é em relação as matérias de cálculo, mas gostaria de saber se foi fácil entrar no mercado de trabalho? Qual foi a experiência?
  • Qual é a vertente de trabalho que mais emprega para quem faz o curso de Mecatrônica?
  • Quais são as proposta de trabalho acadêmico que geralmente os professore sugerem no curso?

Por enquanto é isso, eu acho que podem surgir mais perguntas, mas vou esperar alguém primeiro responder, obrigado.

Saudação @Ssalgado, eu sei que você trabalha nessa área, por favor teria como me ajudar a tirar minhas dúvidas?

A respeito do curso não sei te dizer praticamente nada!

Mas a respeito do Arduíno o que posso argumentar é que seria um ótimo começo, muito bom para aprendizado, fiz um mini curso de robótica com Arduíno, fiz diversos projetos pequenos apenas para adquirir experiência, faz muito tempo que parei de mexer, mas na época elaborei um pequeno robô, estilo um mascote que andava sozinho dentro de casa, um amigo meu fez um projeto de TCC, montando uma automação residencial com arduíno, controlando tudo, lâmpadas, portões, cascata de piscina, aparelhos eletrônicos da casa, sendo possível fazer todo esse controle através de um App android, ou via desktop por outra aplicação, ambas desenvolvidas por ele, na faculdade onde estudo 3 professores desenvolveram um app de chamada eletrônica via cartão de identificação por RFID para os acadêmicos, e um tipo de cerca eletrônica utilizada no ensino fundamental e médio de um colégio, onde os alunos possuem uniforme identificados por tags de RF totalmente maleáveis, onde é possível saber dentro de um perímetro demarcado onde se encontram os alunos e controle de quem está entrando ou saindo do colégio, com possibilidade de comunicar pai/mãe ou responsável.

Em fim, existe muita coisa que da pra fazer, tudo depende do seu interesse, recomendo o pessoal da FILIPEFLOP e Laboratório de Garagem, pessoal bem experiente e atencioso.

Abraços e boa sorte!

1 curtida

Muito obrigado mesmo pela dica, você tem conhecimento de um bom fórum para tira dúvidas de pessoas que trabalham ou fazem curso de mecatrônica?

Conheço a Robocore e labdegaragem, porém não tenho noção de como anda o conteúdo de lá, membros ativos e demais coisas devido ao tempo que estou afastado de projetos que envolvem robótica/mecatrônica.

1 curtida

Preciso tirar mais dúvidas.

Eu soube que uns dos projetos no curso de Mecatrônica é criar um carro de controle remoto, quando ele é somente programado em Linguagem C é necessário conectar o controle remoto com fios no carrinho, porém imagino que possa ser feito um carro de controle remoto sendo o próprio aparelho telefônico Android um controle remoto sem estar conectado os fios.

Então a pergunta é o seguinte;

É possível programar em Java através do aparelho Android para um dispositivo Arduino?

É possível sim, dentro do java você pode implementar toda uma interface com ações pra iteração do usuário, e se comunicar com o arduíno através do bluetooth passando os comandos desejados para que o mesmo realize as ações esperadas.

1 curtida

Obrigado @Jonathan_Medeiros. :slight_smile:

Para fazer tal projeto é necessário criar aplicação em Linguagem C dentro do arduino e depois completar o projeto com desenvolvimento em Java no Android? é assim que funciona ou no próprio IDE em Java conseguir fazer as duas coisas?

Eu não sei se entendeu a pergunta, eu sou ruim de explicar as coisas, mas se não conseguiu entender posso tentar explicar de uma maneira diferente a minha dúvida.

Você tem que desenvolver uma aplicação dentro do arduíno programando o que você quer que ele faça, e desenvolver a aplicação android separada, aí a partir da sua aplicação android você passa parâmetros para o arduíno “faça isso”, “faça aquilo”, os mesmos serão enviados ao arduíno para que ele realize o desejado.

1 curtida

Eu vou passar meu dia todinho só pensando nessa resposta :stuck_out_tongue: , muito bom, muito obrigado.

1 curtida

Tem como me indicar uns bons Livros ou ver quem pode me indicar bons livros?

Eu encontrei essa aqui, só não sei se é bom;

Programação em Sistemas Embarcados

Este livro é muito bom, ele possuí muito conteúdo de qualidade, eu geralmente utilizo muito os livros da casa do código, apesar de terem um conteúdo mais introdutório do que aprofundado, são ótimos para estudo.

1 curtida

Assim que conseguir fazer o feijão com arroz no Arduino eu acho que pra trabalhar profissionalmente deve ser importante conhecer como trabalhar direto com as bibliotecas do AVR, sem usar a camada de abstração do Arduino. Pra isso você pode usar a própria IDE do Arduino, mas melhor ainda usar o AVR Studio.

A abstração do Arduino é boa na hora que você vai usar bibliotecas feitas para um microcontrolador com outro. Por exemplo, uso direto bibliotecas feitas originalmente para ATmega328 do Arduino Uno, tanto no ATtiny85 como no ESP8266 que é outra familia totalmente diferente.

Falando em AVR Studio, a melhor coisa que faz é ter ela instalada. Ela tem coisas básicas como auto-complete, checagem de sintaxe automático, vai te mostrar documentação, permitir debugar se tu tiver um AVR ISP e outras coisas que faltam na IDE Arduino pra ser uma IDE razoavelmente decente. A IDE do Arduino atende e é focado no produto deles mas é ruinzinho pra criar qualquer projeto minimamente complexo… na minha opinião ajuda em algumas coisas mas dificulta justamente por não ajudar na codificação.

E caso tu queira continuar usando as bibliotecas do Arduino dá pra mesmo assim fazer uso do AVR Studio ou do proprio Visual Studio com a extensão da Visual Micro.

http://www.visualmicro.com/pics/ArduinoForVisualStudio2012.png

Outro detalhe é que Arduino na verdade usa C++.

Eu tenho muitas dúvidas, mas estou deixando para realizar-las mais pra frente, porque acho que possa ser dúvidas bobas que poderiam ser resolvidas com pesquisa, mas tem coisas que mesmo com pesquisa não consigo encontrar, uma delas é encontrar bons materiais para estudo, eu já conheço o básico, eu somente preciso me aprofundar.

Estou tentando encontrar um bom livro que fale sobre programação em Arduino e que tenha projetos para praticar, existe muito material valioso em vídeo aulas em inglês, mas ainda preciso estudar mais inglês.

Você tem como me indicar um bom livro para eu estudar?

Pode ser vários livros.

Em Português não conheço, sinceramente, mas na Amazon.com.br tem alguns ebooks. Sem Inglês técnico/instrumental vai ser bem difícil já que as datasheets e manuais na sua maioria são em Inglês.

Eu não sei se você trabalha com isso, mas teria como me indicar os livros que você já leu, por favor ?

Não trabalho com isso, só hobby.

Além do The Art of Electronics, um livro que é muito recomendado por quem é da área, que cobre bastante material e que uso é Practical Electronics for Inventors. É acessível e cobre desde conceitos mais básico até o funcionamento de diferentes componentes e alguns módulos, então é bem prático por isso ultimo. Ele só não tem projetos a serem feitos e não é voltado para Arduino exclusivamente.

Fora isso sou desenvolvedor então a parte relacionada a programação eu já tenho uma boa base e uso referências online como os manuais e datasheets de acordo com a demanda. Por exemplo, o manual completo do microcontrolador do Arduino Uno está disponível no site da Atmel, assim como no site do Arduino existe informação sobre programação básica e as bibliotecas Arduino, e por ai vai.

Se você quer ideias de que projetos fazer, ai tem algumas: http://playground.arduino.cc/Projects/Ideas

1 curtida

Saudação senhores,

Tive conhecimento de uma ferramenta chamada scada.

O que é o sistema Scada

O que vocês acham da ferramenta?

Baseado no link acima, veja o seguinte paragrafo “apresentam ferramentas que reduzem a necessidade de se se recorrer à programação. Atualmente, somente aplicações SCADA extremamente avançadas utilizam programação customizada”, então quer dizer que a customização é quase minima, eu não sei até que ponto isso pode ser uma vantagem, porque está lidando com um software proprietário, e sendo um software proprietário a estrutura de algoritmo será todo bagunçado sem ter um padrão de organização do algoritmo, não sei se vocês me entendem, pois para criar um código pouco acoplado e bastante coeso é necessário em linguagem C criar as bibliotecas e as bibliotecas ter linhas comentadas para facilitar a manutenção, que tem que existir também as funções todas organizadas em bibliotecas que ao ver o nome das funções fique subtendido a utilidade delas. Eu não sei se o sistema tem esses critérios que são boas práticas de programação que são usadas no ato de criar o algoritmo. Tudo bem que ele parece fazer tudo com um simples clicar no botão, mas na hora de customizar uma funcionalidade poderá ter a probabilidade de ser a mão de obra mais difícil que possa imagina. gostaria de saber a opinião de vocês.