Dúvidas sobre o banco de dados PostgreSQL

Poucos dias atrás no servidor Heroku tive a necessidade de mudar um atributo da minha tabela, ela se trata de um cadastro de noticias, onde precisa de titulo e conteúdo, porém o conteúdo tinha pouco espaço para as noticias, porque antes ela estava assim;

conteudo VARCHAR(5000)

E na verdade eu precisava que ela estivesse assim;

conteudo VARCHAR(10000)

Como não era um banco de dados de um cliente eu simplesmente fiz um drop no banco e um create com a nova modificação no atributo.

Mas eu poderia simplesmente ter feito alteração no atributos com o comando ALTER TABLE

Minha dúvida é o seguinte.

Se fizesse alteração no atributos todos os registros que tivesse no banco eu iria perder?

Eu poderia fazer a experiência sem ter que perguntar aqui, mas é porque agora eu me encontro no contexto de ter uma base de dados que é do cliente e preciso fazer alterações, esse atributo não é chave estrangeira para outra tabela.

Se tivesse realizado o alter, teria conseguido o resultado sem perder nenhum dado da coluna em questão!
Até onde conheço isso não é uma particularidade do postgres, Oracle e MySQL seguem o mesmo padrão por exemplo.