É necessário aprender um framework para desenvolver?

Olá pessoal,

Comecei a estudar Desenvolvimento Web a um tempo atras, porém ainda não desenvolvi nada “profissional” (estou apenas aprendendo) e por isso surgiu a seguinte dúvida:

É necessário utilizar um framework para o projeto? Ele ajuda MUITO mais em relação a projetos que não utilizarão nenhum framework?

Vi diversas discussões sobre qual utilizar e a resposta sempre é “depende” ou “o que tu gostar mais”, porém quando não se tem nenhuma base inicial sobre isso fica difícil saber/escolher um para começar a estudar primeiro.

Ola Lucaaasxd,
Se você esta aprendendo Javascript, recomendaria estudar Angular. Você precisa também de uma base de HTML e CSS para web.
Sim, depende de muitas variaveis, é dificil eu descrever todas elas aqui, mas são muitas coisas que colocamos na balança na hora de escolher uma tecnologia.
Fazendo uma analogia, você consegue pregar um prego usando uma pedra, mas é melhor um martelo, como você também consegue pregar usando uma marreta ou uma daquelas pistolas.
Você também ainda vai precisar ver em que superfície esse prego sera pregado, pode ser numa madeira, cimento ou ele deve ser grande ou pequeno.
Então, seguindo essa analogia, você consegue entender quando o pessoal fala “depende”.

2 curtidas

Sobre isso:
Não, tudo o que um framework faz, é tecnicamente possível de ser feito.
Porém, depende.
Em geral, um framework é desenvolvido por um grupo de pessoas (exceto o PrimeFaces que foi desenvolvido pelo Optimus Prime himself). Esta equipe reúne várias pessoas que possuem um conhecimento avançado e muito bom sobre a linguagem em questão.
Outro ponto é que um framework visa otimizar o processo do desenvolvimento. Em teoria, ele deve abstrair as rotinas mais corriqueiras que um desenvolvedor deveria executar em seu dia a dia.
Só lembrando: um framework é só uma ferramenta.

3 curtidas

Muito obrigado pela ajuda, pessoal :slight_smile:

Vou dar uma olhada nos mais usados e ver se estudo mais a fundo algum deles.

Eu sugeriria que você começasse pelo jQuery.
É um dos mais antigos (se não me engano, junto com o dojo) e é um dos mais largamente utilizados.
Ele não é específico para SPA, como angular ou vue, mas é um excelente passo antes destes.

1 curtida

Eu não sou muito de falar aqui sobre recomendações, ou gastar dinheiro com isso ou aquilo, apenas observo o que acontece e vem acontecendo, mas se tiver dinheiro sobrando faça curso na Caelum, lá eles tem um curso de Arquiteto isso pode ser de grande valia, mas veja inicie pelo cursos básico pra chegar lá, uma coisa que achei interessante é que os instrutores agora estão lançando livros e isso é muito importante , mostra que eles tem larga experiência em assuntos tanto de infra como de código.