É possível entrar na área após os 30 e sem faculdade?

Caros colegas do fórum, peço que analisem a situação:

Não tenho absolutamente nenhuma educação formal em computação ou informática, mas gosto muito da área. Gosto tanto que a estudo no meu tempo livre, desde a adolescência. Tenho 30 anos.

Li os livros clássicos das principais disciplinas – organização de computadores, algoritmos e estrutura de dados, sistemas operacionais, matemática discreta, redes, etc.

Na prática, sei implementar os algoritmos mais comuns (ordenação, pesquisa, grafos…) e resolver os problemas clássicos em C e C++, estudei assembly do Motorola 68k e do MIPS IV, sei desenvolver GUI com Win32 (li o livro do Petzold) e com GTK+ e Qt.

Nunca desenvolvi nada comercial e não tive ainda a oportunidade estudar Android ou iOS, nem linguagens modernas como C#, Ruby ou Python.

Tenho grande capacidade de autodidatismo, falo inglês e russo bastante bem.

Acontece que a vida me empurrou para lá e para cá e hoje sou enfermeiro, especialista em cardiologia, mas o emprego está escasso, o salário é baixo e a violência na enfermaria é comum. Daí, penso em mudar de área.

Ante ao exposto, peço a opinião de vocês:

  1. Partindo do que já sei, preciso aprender muito ainda para conseguir trabalho remunerado?
  2. Conseguiria trabalho sem voltar para a faculdade de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento? Não tenho mais paciência para a sala de aula.
  3. Se a resposta para 2 for negativa, um curso de Análise e Desenvolvimento EAD ajudaria?
  4. É possível começar sendo freelancer, isto é, sem ter que procurar trabalho formal em uma empresa?

Agradeço antecipadamente,
Cumprimentos

Como freelance consegue. Depois com experiência voce parte pra oportunidades melhores.

Começar na área depois dos 30, sem faculdade?
Consegue.
Porém, é imprescindível que você se matricule em uma faculdade, mesmo que graduação à distância. Isso não é requisito, mas, conta muito.
Óbvio que, sem um “canudo”, você irá receber propostas para ganhar salários miseráveis.

1 curtida

Freelance de que?

Não creio que existe muito job pra implementar bubble sort ou programar assembly como freelancer, mas posso estar enganado.

Não é só isso não cara… Se pegar projetos pequenos até consegue… mas como o pessoal falou, vc pode manjar muito, mas sem faculdade fica difícil darem oportunidades melhores… Faça analise de sistemas, é menos tempo e antes dos 35 já estará na área fácil…

1 curtida