ECLIPSE CLOUD.... é possível ?

Tou vendo um bocado de gente aqui criticando algo que desconhece de fato.

A proposta das Cloud IDE’s é prover um container com toda infraestrutura e configuração de ambiente para que o desenvolvedor não perca tempo com essas tarefas repetitivas e na maioria das vezes complicadas ou exaustivas.

Exemplo:
1 - Um programador novato na equipe pode com alguns cliques ter um ambiente Debian + Wildly + Java + NodeJS + Mysql + IDE + Workspace (que pode ser compartilhado realtime) + debugger + integração com GIT em apenas alguns minutos. Isso tudo fica dentro de um container Docker, cujo server (host) pode estar no datacenter da empresa em que ele trabalha.
2 - Esse mesmo programador pode acessar seus projetos e IDE/workspace de qualquer lugar através de um browser, sem a necessidade de ter que montar ambiente novamente.
3 - Assim como o código fonte do projeto, o workspace também pode ser versionado para que possa ser utilizado por outros desenvolvedores.
4 - Plugins e Componentes podem ser criados e incorporados ao server ou à IDE.

Enfim, grandes empresas como a RedHat estão investindo pesado nesse conceito de Cloud IDE, e eu particularmente acredito que isso tem muito para evoluir e será de fato um padrão daqui a alguns anos e estou montando meu próprio Cloud IDE Server para que eu possa trabalhar de qualquer lugar, seja em JAVA, PHP ou JavaScript, sem precisar ficar montando ambientes.

1 - Se eu quiser compartilhar meu trabalho com alguém, eu comito as alterações para o repositório. Que besteira é essa de compartilhar workspace em realtime? Desenvolvimento orientado a snapchat? rs

2 - Você esta condicionando conectividade com a necessidade da interface ser thin-client, sendo que uma aplicação desktop pode muito bem se conectar à nuvem. Acredite, você pode acessar seus projetos de qualquer lugar sem precisar usar uma IDE baseda em JS que usa 90% da CPU. E sobre instalar uma aplicação desktop, qual a chance de um profissional de TI não saber fazer isso, ou ter dificuldade? :unamused:

3 - Por que alguém compartilharia algo pessoal (workspace) com outros desenvolvedores?

4 - Nunca ouvi falar de plugins e componentes no browser. Você quer dizer extensões?

Por fim, não tenho motivo nenhum para acreditar que uma empresa sem experiência com IDEs e nuvem, vá ter sucesso na criação de uma IDE na nuvem. Ainda mais com a idéia de IDE baseada em JS, nunca que isso vai ser apropriado para equipes de alta performance. Aplicações desktop fazem melhor uso dos recursos da máquina, e portanto serão as preferidas por tais equipes.

Agora uma “IDE na nuvem” para atendentes de telemarketing, até pode ser…