Em empresas de grande porte, geralmente o programador será também o responsável também por modelar o sistema?

Ou,Por exemplo, o analista de sistema/arquiteto de software tem a preocupação maior de modelar o sistema usando design patterns e depois entrega os diagramas e a documentação para a equipe desenvolvimento?

Tem equipe para cada especialidade, AD, DBA, analistas/desenvolvedores, designers, analistas de testes (que hoje em dia programa), infraestrutura etc. O AD gerencia recursos relacionados a informações para qualquer setor da empresa, mantendo toda modelagem de dados, que atende a diversos de sistemas. O desenvolvedor foca mais no sistema para o “setor” que ele trabalha, modela e apresenta ao AD para entender, agregar algo a mais e aprovar para integrar aos recursos da empresa. Sao trabalhos integrados, todos participam, mas nao é como em uma pequena empresa que o programador faz tudo, até o próprio café.

Entendo, mas dentro de uma equipe de analistas/desenvolvedores de um determinado setor, não existe geralmente um mais experiente que foca mais na parte arquitetural e de modelagem do que na escrita do código?

Isso pode variar, mas geralmente tem uma equipe de arquitetura que define ou ajuda a definir a infraestrutura. Para o desenvolvedor isso é mais no início do projeto ou em situações eventuais, o dia a dia mesmo é focado no Negócio. Nao tem muito o que inventar, pra mim arquitetos sao o pessoal do ASP.NET, Spring, etc.

Nao entendi de que modelagem está se referindo.

Modelagem dos diagramas: de casos de usos, de classes, diagrama de sequência etc A partir disso os desenvolvedores começam a escrever o código…

Modelagem dos diagramas: de casos de usos, de classes, diagrama de sequência etc A partir disso os desenvolvedores começam a escrever o código…

Acho que esse processo não existe, pelo menos eu nunca presenciei isso.

UML na minha opiniao é perda de tempo. Os requisitos são dinâmicos, quanto menos burocracia melhor. Importante são as entrevistas com os clientes, levantar os requisitos, participar da experiencia deles, dar feedback com protótipos do que de fato o usuário vai usar. Nessa parte os analistas mais experientes que lideram, mas todos participam, inclusive um AD.

1 curtida