Em qual parte do desenvolvimento front-end é mais indicado formatar cor, borda e todas as outras propriedades dos componentes do layout?

Boa noite.
Estou começando a aprender HTML e CSS com intuito de me ingressar no mercado de Web Developer.
Neste inicio de aprendisado aprendi que o HTML tem o papel de ser a estrutura da web page e que o CSS possibilita atribuir estilos aos componentes visuais estruturados pelo HTML. Apesar de o CSS ter recursos muito mais completos para atribuição de cor, efeitos etc, o HTML também possui alguns em comum com o CSS como: borda, tamanho de fonte, cor, dentre outros. A minha dúvida é em relação à ‘maquiagem’ da página: O que devo usar exclusivamente no HTML e o que é melhor ser usado no CSS? Sei que algo como fazer a bolda ser arredondada é exclusividade do CSS, mas em relação às propriedades comuns fica dificil decidir.

Espero ter transmitido bem a minha dúvida.

Regra geral é que todo o visual deve ser formatado via CSS.

Se está falando de elementos html como a tag font e o border de uma table ( table border=“x”), eles são legado de uma época passada. Pode trocar sem medo para CSS. Inclusive, muitos desses elementos não são suportados pelo padrão html5, e os browsers modernos os exibem apenas para se manterem compatíveis com páginas antigas.

Abraço.

1 curtida

Obrigado @TerraSkilll .
Eu não sabia que esses elementos estavam sem uso. Como comecei há pouco tempo a estudar HTML e CSS ainda não vi nada de HTML5. Era exatamente no contexto que você abordou que eu tinha dúvida. Acho que isso ficará mais claro praticando no HTML5.

Obrigado novamente.
Abraço.

@geissonLucas, dê uma pesquisada sobre tableless e você vai entender muito sobre o que o @TerraSkilll está falando.
Você vai se assustar quando descobrir que, mesmo as tabelas (tag table) não são mais utilizadas em larga escala e perderam espaço para as divs e css, em prol da usabilidade, visual e desempenho.