Empresa de tecnologia meio ou fim?

Boa tarde, comecei faz pouco tempo em uma empresa que faz sistemas em Java com swing, a carga horaria é alta e o salário baixo apesar de eu ser estagiário, porém apareceu outra vaga em uma empresa que não é do ramo de programação querendo contratar um estagiário em java também, provavelmente o salário será maior e a carga horária menor, porém por não ser uma empresa que usa o software como meio fim da empresa então talvez eu faça um pouco de tudo lá. Vocês acham que eu devo optar pela opção em que eu aprendo mais apesar de usar uma tecnologia já antiga, ou tentar a sorte e fazer uma nova entrevista de emprego nessa empresa maior?

Salário maior e carga menor, vá em frente nessa escolha. Em empresas maiores o trabalho é mais dividido.

Prefira sempre empresas que a atividade fim não seja TI/Consultorias, que costuma ser mais ralação.

Vida pessoal é o mais importante, veja então o que vai te dar mais retorno pra isso. Creio que salário maior e carga horária menor seja a escolha.

1 curtida

Entendi, mas já que é meu primeiro estágio não seria melhor aprender o máximo possível até eu terminar a faculdade? E já que a segunda empresa não tem como atividade fim Ti eu aprenderia menos e provavelmente faria parte do suporte manutenção alem do desenvolvimento.

Mas qual seria exatamente sua função na outra empresa? Por mais que a atividade fim da empresa não seja TI, geralmente em empresa grande tem setor de tecnologia interno, onde você iria trabalhar. Mas se não for para atuar na área da sua profissão, logicamente não é pra você mesmo.

Na outra empresa eu não sei exatamente, eles tem um site de apresentação, mas também pode ser algum ERP interno da empresa, e se fosse na parte do site eu iria gostar bastante porque mexer com java swing não me agrada muito.

Tem que saber exatamente no que você vai trabalhar antes de tomar a decisão. Isso tem que ser visto na entrevista.

1 curtida

Se voce está contente com o trabalho atual, mesmo que seja salário menor e carga horária maior, eu te recomendaria ficar nessa empresa. Só mude mesmo para algo mais seguro.

Empresas que não são do ramo de TI, pode ter diversas outras atividades, do tipo formatar computador, que não é deixada clara no momento da entrevista, acaba virando o cara de TI, ainda mais se for estagiário.

Já em empresas de software, além de ser mais focado no desenvolvimento e ter menos risco de ter essas outras atividades, o ambiente de trabalho respira desenvolvimento de software, toda hora voce está ali ouvindo alguem falar alguma coisa do tipo, o contato com os colegas de trabalho faz voce crescer e aprender muito, além da troca diária de informações, livros, podcasts, projetos, oportunidades.
Além de que empresas de software normalmente procuram melhores metodologias, do tipo Scrum, entende melhor as necessidades de um desenvolvedor, sabe da necessidade de um computador bom, monitor grande, software X, etc

1 curtida

Apesar dessa empresa que eu estou atualmente trabalhar com java swing que é uma tecnologia ultrapassada, e meu gosto ser web, eu não estou em momento de querer exigir muito, já o meu foco enquanto estou na faculdade é adquirir experiência de fato, vou ver se faço pelo menos a entrevista na outra empresa para ver como vai ser o trabalho etc.

Sim, nao custa nada tentar. Veja se acha alguem que trabalhe nessa empresa também e que faz trabalho semelhante, pra poder trocar algumas informações

1 curtida