Envio de dados para o mysql

Ola gente…boa noite…

recentemente…um amigo daqui no GUJ me ensinou a criar schemas para um bando de dados e dar permissao. pois estou criando uma aplicaçao onde terei varios usuários, onde cada um ira usar o mesmo ambiente mas com schemas diferentes.

Explicando melhor: um cliente entra no seu perfil e não vera o perfil de outro cliente, pois estarei usando schemas e dando permissao a cada um dos clientes para que nenhum veja os dados do outro.

cada cliente terá seu perfil e com isso ele poderá enviar imagens e arquivos para seu respectivo banco ou schema. cada schema terá cinco tabelas diferentes, ou seja, o cliente enviara uma imagem para sua respectiva tabela. Por exemplo: O cliente quer enviar uma imagem de uma bebida para a tabela bebida, onde estará todos os dados da imagem para serem preenchidos.

a pergunta é: como eu faço pra criar um formulário onde meu cliente possa enviar dados para sua respectiva tabela? Enviar bebida para a tabela bebida. enviar bola para a tabela bola e assim por diante…

Olá, Se for um sistema para Web, você pode usar uma linguagem simples como PHP com PDO.

FORMULÁRIO: https://imasters.com.br/noticia/formulario-simples-em-php/

CRUD: https://www.devmedia.com.br/crud-com-php-pdo/28873

Se já possuir algum conhecimento em orientação a objeto, recomendo você estudar sobre Design Patterns e Frameworks. Usando a arquitetura MVC (model, view, controller), você consegue organizar melhor sua aplicação.

Só não entendi o porquê de cada usuário do seu sistema ter seu próprio banco de dados, aplicações deste tipo, geralmente usam apenas um banco de dados e você constrói as regras de negócio (camada controller) em outra linguagem (PHP, Java, C#, Node.js, Python…).

Realmente tem essa necessidade? Não pode simplesmente fazer o controle de acesso por registros?

sim, e sera feito isso…o usuário terá seu registro… eu sei como enviar o arquivo para uma tabela…mas como são vários usuários usando o mesmo ambiente e varias tabelas diferentes e tambem perfis diferentes fiquei sem saber como se faz isso.

isso tudo eu ja sei fazer…so nao sei fazer como fazer isso com mais de uma tabela…sei enviar arquivos para uma tabela apenas…como eu faço pra enviar arquivos para uma tabela respectiva:

ex: quero enviar uma imagem de uma bola para a tabela esportes. quero enviar uma imagem de uma garrafa de cerveja para a tabela bebidas…entendeu? somente para uma tabela eu sei como fazer…so não sei como se faz com vares tabelas

pensei em usar um formulário onde tivesse um menu dropdow, onde o usuário pudesse escolher a tabela e enviar pra ela o aquivo correspondente

Você estava falando em acesso por tabelas, não por registros.

Se é um mesmo sistema instalado, por que precisa de uma tabela para cada cliente, ao invés de filtrar o registro de cada cliente na mesma tabela conforme o login dele?

como se faz isso entao…tenho aprendido muito aqui no GUJ…e sempre venho aqui quando eu tenho duvidas como estas…

me diga…os passos ou me mostre um tuto.

Coloque na tabela (de bebidas por exemplo) um campo (fk id_cliente) para identificar de qual cliente pertence o registro da bebida. Conforme precisar, poderá filtrar os registros de cada cliente (select * from bebida where id_cliente = :id_cliente). É recomendável criar um índice para id_cliente.

Se no seu modelo um usuário só pode ter acesso a um cliente, quando ele logar você saberá diretamente qual id_cliente será usado para gravar e filtrar.

Mas se no seu modelo* um usuário pode ter acesso a mais de um cliente, após logar pode colocar uma opção para saber qual desses clientes o usuário deseja acessar, ou deixar que ele escolha dentro de cada tela.

*Exemplo:

  • usuario (id_usuario, nome_usuario, senha, etc)
  • cliente (id_cliente, nome_cliente, etc)
  • usuario_cliente (id_usuario, id_cliente)
  • bebida (id_bebida, id_cliente, nome_bebida, etc)
  • esporte (id_esporte, id_cliente, nome_esporte, etc)

na verdade isso eu ja ate fiz…nao tenho problema em fazer os clientes logarem no bd…o meu problema e fazer com que “um” cliente por vez envie arquivos para tabelas diferentes.

explicando: Nos dois somos usuários desse sistema e também temos o mesmo ramo de negocio (somos donos de supermercado) no banco de dados que eu e vc usamos existe tabelas para: bebidas, hortifruit, açougue, padaria e etc…

nos dois vamos logar no sistema e estaremos no mesmo ambiente, mas logados com IDs diferentes. então resolvemos enviar para nosso bd ( que é o mesmo) informações de promoções de nossos supermercados. Iremos usar então as tabelas para isso. Eu resolvo enviar promoções para a tabela bebidas e vc para a tabela açougue.

depois vou querer enviar para a tabela padaria e vc para a tabela hortifruit.

Como fazer para que eu e vc enviemos diferentes arquivos para diferentes tabelas sem que eu veja vc e vc me veja?

obs; no meu sistema o usuário são donos de Supermercado que usam o sistema para enviar promoções para os clientes deles

Cada um vai estar em uma sessao diferente e entra na tela de cadastro que quiser: bebidas, açougue, etc. O sistema filtra somente os registros do cliente/supermercado pelo qual o usuário logado tem acesso, como já expliquei acima.

Qual dificuldade está tendo nisso? Se sabe fazer uma tela ou gravar em uma tabela, qual seria o problema em fazer para outra?

Entendi…entao cada um tera de ter uma tela de cadastro que direciona para a respectiva tabela…hum

e pq nao estava entendendo o caso da tela de cadastro…vou inserir uma tela de cadastro para cada item…

Obrigado…

Se forem entidades diferentes, senão classifique por categoria, exemplo:

tabela Categoria (id_categoria, nome)
tablela Produto (id_produto, id_categoria, id_cliente, descricao, foto, etc)

Categoria pode ser Bebida, Padaria, etc.
Produto: Sprite, Pão de forma, etc.

ok…entendi…qualquer coisa volto aqui.

Assim fica bem mais simples, não precisa de n tabelas para cada categoria.