Erro cannot add or update a child row a foreign key constraint fails [RESOLVIDO]

Boa noite pessoal

O meu problema é o seguinte, tenho uma tela de venda que quando eu clico no botão produto para selecionar o produto da venda, esse botão chama a tela de produtos para ser selecionado e também tem um método que nesse botão que faz um insert na tabela pedido do banco para o sistema já iniciar com a venda. o problema e que quando eu clico no botão produto já da esse erro "cannot add or update a child row a foreign key constraint fails(vendas_mega,pedido,CONSTRAINTpedido_ibfk_1 FOREIGN KEY(cliente)REFERENCES cliente(ìd_cliente`)) ".

no banco tenho a tabela pedido que tem o campo cliente que é uma chave estrangueira do id_cliente da tabela cliente

Alguém teria alguma ideia do que seria? já fiz quase tudo e não consegui resolver ja até recriei o banco e nada. segue as telas do sistema e do banco.

Desde já agradeço

tabela clientetabela pedido

Olá @aeciocleysson!

Confira se você está passando um valor válido para a coluna CLIENTE da tabela PEDIDO.

Outra verificação a ser feita é onde a CONSTRAINT foi criada, se foi na tabela PAI ou FILHA; acredito que a mesma deve ser definida na tabela FILHA.

Encontrei um post do Alura, onde mencionaram a utilização de uma tabela após adicionar uma coluna, sendo que esta não possuía valores válidos: Post do Alura

Dá uma olhada neste POST do GUJ que resolvemos ontem: Field doesn’t have a default value

Nele falamos sobre FOREIGN KEYS (alguns cuidados no uso).

Atente-se aos itens:

  1. Ter um registro na tabela CLIENTE antes de inserir um registro na tabela PEDIDO
  2. Inserir na tabela PEDIDO, na coluna CLIENTE, um valor válido (existente na tabela CLIENTE -> ID_CLIENTE).

Veja se alguma destas situações se enquadram no que você está obtendo.

Poste os resultados de suas verificações!

O cliente “3” (porque 3 e não outro qualquer?) existe?

o problema era esse mesmo, eu estava fazendo o INSERT mas não estava passando nada para se gravado no banco, valeu pela ajuda.

na verdade eu tinha até errado na ordem dos parametros, mas consegui resolver, eu não estava passando nada para ser gravado no banco por isso estava dando o erro, valeu pela ajuda.